Modalidades
Nuno Dias levou banho de água e cerveja dos jogadores do Sporting (Vídeo)
11 Mai 2026 | 13:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
02 Abr 2024 | 18:31 |
Gabriel Silva, jovem craque do Sporting, foi insultado nas redes sociais. Um utilizador, defensor de ideologias de extrema direita, utilizou uma fotografia do avançado do Sporting, ao lado de Cardoso Varela, extremo do Porto, num jogo da seleção nacional: "Lembram-se quando as seleções tinham jogadores portugueses?", escreveu. Erick Mendonça, antigo atleta dos leões, não ficou calado e saiu em defesa do promissor craque do Clube de Alvalade.
"F*da-se. Que boneco doente", partilhou o internacional luso - que se mudou para o Barcelona no verão - em resposta à publicação em questão. Antes do futsalista, outro utilizador recorreu a Eusébio, Peyroteo e Éder, destacando o sucesso de Portugal com futebolistas que não nasceram em território nacional.
Esta temporada, apesar de ter idade de juvenil, Gabriel Silva tem sido aposta nos juniores (sub-19) do Sporting. Em 22 partidas disputadas sob ordens de Pedro Coelho, o promissor ponta de lança do Clube de Alvalade fez o gosto ao pé em nove ocasiões. Na temporada passada marcou 16 golos em 29 jogos pelos juvenis e, em 2021/22 - a época mais goleadora da carreira - anotou uns impressionantes 48 tentos, em apenas 32 duelos.
As boas exibições de Gabigol, quer no Sporting, quer ao serviço de Portugal, já chamaram a atenção de Rúben Amorim. Apesar de ainda não ter integrado os treinos da equipa principal, o jovem de 16 anos vem sendo observado pelo técnico dos verdes e brancos.
Ao serviço do Sporting, Erick Mendonça contabilizou um total de 202 encontros, tendo marcado 59 golos e conquistado diversos títulos, com destaque para duas UEFA Futsal Champions League (2018/19 e 2020/21) e três Campeonatos Nacionais (2020/21, 2021/22 e 2022/23).
Recorde aqui este golaço de Erick Mendonça pelo Sporting, na Liga dos Campeões:
Confira a publicação:
https://twitter.com/Sporting_CPAdep/status/1774759568691593540
Estrutura do Clube de Alvalade está ciente do futuro do jogador e já começou à procura do seu substituto para ocupar a vaga no plantel
16 Mai 2026 | 03:00 |
Pauleta vai deixar o Sporting para rumar a Itália, sabe o Leonino. A saída do internacional português da equipa de futsal dos leões na presente temporada desportiva é praticamente garantida, mas o destino pode ter alterado recentemente.
O ala que termina contrato com o Clube de Alvalade esta época chegou a ter em mãos uma proposta considerada bastante aliciante do Ukhta, da Rússia, e terá estado muito perto de aceitar a mesma. No entanto, um emblema italiano entrou em equação e acaba por facilitar a escolha do jogador.
Aos 32 anos, Pauleta prepara-se para encerrar uma ligação muito marcante com o Sporting, onde chegou em 2019 e construiu um palmarés impressionante. Ao serviço dos leões conquistou quatro campeonatos nacionais, quatro Taças da Liga, três Taças de Portugal, três Supertaças e, claro, a UEFA Futsal Champions League 2021 e agora em 2026, dois dos pontos altos da história recente do Clube.
Enquanto isso, vale lembrar que o Sporting já procura um substituto e tem referenciado o nome de Wedson Felipe Lopes dos Santos, conhecido no futsal como Chape. O brasileiro, de 26 anos, surge como uma das principais hipóteses para reforçar o plantel orientado por Nuno Dias.
No que a Pauleta continua a dizer respeito, este está agora focado na fase final que tem por disputar pelo Sporting e tentar a conquista do Campeonato Nacional. Depois da conquista da Champions, os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, 16 de maio, diante do Torreense, para o jogo 1 dos quartos de final do play-off.
No sentido em que os leões continuam em 'mudanças' no plantel, atleta verde e branco decide deixar Alvalade antes do início da próxima temporada
15 Mai 2026 | 16:08 |
O Sporting continua a preparar a próxima temporada no futsal verde e branco e já terá definida mais uma saída no plantel orientado por Nuno Dias. Taynan não aceitou a proposta de renovação apresentada pelos verdes e brancos e prepara-se para deixar o Clube no final da época, numa altura em que recupera de uma grave lesão sofrida em março.
Segundo o jornal Record, os responsáveis leoninos colocaram em cima da mesa um novo contrato válido por mais duas temporadas, mas o internacional cazaque recusou prolongar a ligação ao Sporting. O ala, de 33 anos, termina assim uma segunda passagem verde e branca, depois de ter regressado a Alvalade em 2023.
Apesar dos problemas físicos desta temporada, Taynan vinha a ser um dos jogadores mais influentes da equipa. O futsalista foi o melhor marcador do Sporting na época passada e mantinha um papel importante nas opções de Nuno Dias até sofrer uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo, lesão que o afastou das quadras numa fase decisiva da temporada.
Em sentido contrário, Alex Merlim vai continuar de leão ao peito. O italo-brasileiro revelou recentemente, após a conquista da Liga dos Campeões frente ao Palma, que permanecerá no Sporting, sendo que deverá assinar contrato válido por uma temporada, com outra de opção. Os leões continuam, ainda assim, atentos ao mercado para reforçar o plantel.
Além da saída de Taynan e a permanência de Merlim, também Pauleta está de malas feitas, enquanto João Matos deverá colocar um ponto final na carreira no término da presente época, fechando o livro verde e branco após 24 anos.
Confira este golo de Taynan:
Personalidades de elevado renome a nível nacional dirigiram-se às redes sociais para parabenizar e elogiar os verdes e brancos
12 Mai 2026 | 15:12 |
O Presidente da República, António José Seguro, felicitou, no último domingo o Sporting, pela conquista do título europeu de futsal, alcançado em Pesaro, Itália, e o Porto, pelo título europeu de hóquei em patins, conquistado em Coimbra.
“O Presidente António José Seguro congratula os dois clubes, os seus atletas e equipas técnicas pelas prestações de altíssimo nível e que engrandecem estas duas modalidades muito queridas dos portugueses. O Sporting alcançou o seu terceiro título na UEFA Futsal Champions League, enquanto o FC Porto triunfou pela quarta vez na WSE Champions League de hóquei em patins, em Coimbra”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República.
António José Seguro aproveitou ainda para realçar “o fim de semana de excelentes resultados internacionais e organizativos do desporto nacional”, assinalando a prestação da canoagem nacional na etapa da Taça do Mundo em Szeged, na Hungria, com a obtenção das duas medalhas de ouro por Fernando Pimenta, no K1 1.000 metros e K1 5.000, o ouro de Pedro Casinha no K1 200 e, ainda, o bronze pela dupla João Ribeiro e Messias Baptista nos K2 500m.
O Presidente da República estendeu, ainda, os parabéns à organização das fases finais da Liga dos Campeões, feminina e masculina, de hóquei em patins e à organização do Rali de Portugal, “competições que projetam a imagem do país”.
Para além do Presidente da República, também Luís Montenegro, primeiro-ministro, se dirigiu às redes sociais para deixar uma mensagem. “Hoje, a garra lusitana conquistou a Europa! Os leões no futsal e os dragões no hóquei. O Sporting e o Porto estão de parabéns pelo enorme mérito desportivo que muito orgulha o País!”.