Futebol
Exclusivo Leonino - Vitória de Guimarães tentou contratar jogador do Sporting, mas chegou atrasado
22 Mai 2026 | 15:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Nov 2024 | 14:55 |
Geovany Quenda viu-lhe atribuída a 'camisola 8' da Seleção, para o jogo desta segunda-feira com a Croácia, da última jornada da Liga das Nações. O jogador do Sporting foi um dos atletas dos sub-21 chamados por Roberto Martínez face às dispensas de Bernardo Silva, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes.
O jogador, que foi lançado esta época no Sporting por Ruben Amorim, já tinha sido chamado por Martínez para os dois primeiros jogos do Grupo A1, frente a Croácia e Escócia, em setembro, mas não se estreou. Agora, com a seleção já apurada para os quartos de final e com o primeiro lugar assegurado, parece um dado adquirido que poderá ser utilizado e fazer história.
Caso seja utilizado pelo selecionador nacional, o novo pupilo de João Pereira vai tornar-se no mais jovem internacional da história do futebol português, batendo o recorde de Paulo Futre. Se entrar em campo no Estádio Poljud, em Split, Quenda vai estrear-se com 17 anos e 202 dias, superando o ex-leão, que se estreou em 21 de setembro de 1983, com 17 anos e 205 dias, num 5-0 à Estónia, em Alvalade.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, com o jogador a ser uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, renovação com o treinador da equipa B leonina sofreu um revés no final da temporada
23 Mai 2026 | 11:07 |
O Alverca está no mercado em busca de um novo treinador após a saída de Custódio Castro, que deixou o comando técnico apesar de ter garantido a manutenção. Um dos nomes em cima da mesa é o de João Gião, atualmente ao serviço da equipa B do Sporting.
O técnico leonino é bem visto pela estrutura ribatejana, que já terá iniciado contactos exploratórios para perceber a sua disponibilidade. O emblema que ficou no 11.º lugar da Liga também avalia outras opções para o cargo, nomeadamente Nélson Veríssimo (Benfica B) mantendo o processo de decisão em aberto.
No que diz respeito ao plantel, o Alverca mostrou interesse em garantir por empréstimo o guarda-redes Diego Callai, que tem sido titular na equipa B do Sporting. A possível chegada do jovem surge para colmatar a saída de André Gomes, que regressou ao Benfica após o fim do empréstimo.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, a renovação com o treinador sofreu um revés no final da época. A estrutura do Sporting optou por analisar o processo devido aos maus resultados na segunda metade da temporada (Saiba mais AQUI).
João Gião chegou ao Sporting no final de março de 2020, depois da saída de João Pereira para os turcos do Alanyaspor. Desde então, o técnico - entre juniores e equipa B, liderou 51 encontros, tendo vencido 23, empatado oito e perdido 20.
Final da Taça de Portugal, frente ao Torreense, deverá marcar fim de um ciclo de seis temporadas ao serviço do emblema verde e branco
23 Mai 2026 | 10:49 |
Pedro Gonçalves poderá estar muito perto de realizar o último jogo com a camisola do Sporting. A final da Taça de Portugal, frente ao Torreense, deverá marcar o fim de um ciclo de seis temporadas em Alvalade, numa altura em que vários clubes seguem atentamente a situação do internacional português.
O avançado de 27 anos - que ficou de fora do Mundial - continua a despertar forte interesse, sobretudo da Arábia Saudita, embora existam também emblemas europeus atentos à possibilidade de avançar para a sua contratação no próximo mercado de verão. Em Alvalade, cresce a convicção de que este poderá ser o momento ideal para a saída do jogador, tanto do ponto de vista desportivo como financeiro.
Desde que chegou ao Sporting em 2020/21, vindo do Famalicão, tornou-se uma das figuras maiores do Clube. Logo na primeira época destacou-se pela veia goleadora, conquistando a Bola de Prata e ajudando os leões a regressarem aos títulos nacionais. Ao longo da passagem por Alvalade, somou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Apesar de ter renovado recentemente contrato até 2030, mantendo uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, o Sporting mostra-se disponível para negociar uma eventual transferência. A possível saída poderá ainda acelerar a entrada de novos reforços para o ataque leonino.
Ainda assim, caso consiga marcar na final da Taça de Portugal, Pedro Gonçalves chegará aos 98 golos com a camisola leonina, ultrapassando Viktor Gyokeres na lista de melhores marcadores do Sporting no século XXI. À frente do internacional português continuaria apenas Liedson, referência histórica dos verdes e brancos com 172 golos apontados.
Proposta do Clube de Alvalade não atingia 1 milhão de euros, valor considerado insuficiente pela SAD dos insulares para abrir negociações
23 Mai 2026 | 09:55 |
O Santa Clara rejeitou uma proposta apresentada pelo Sporting por João Afonso, jovem guardião de 19 anos que terminou a temporada em destaque na equipa açoriana. O emblema sediado em São Miguel não ficou satisfeito com os valores apresentados.
A oferta leonina não atingia o milhão de euros, valor considerado insuficiente pela SAD dos insulares para abrir negociações pelo internacional sub-18 português. A intenção do Clube de Alvalade passava por integrar o jogador na equipa B.
Natural de Ponta Delgada e formado no clube açoriano, João Afonso continua a ser visto como uma das principais promessas do Santa Clara. O jovem guarda-redes foi também chamado à Seleção Sub-20 de Portugal para disputar o prestigiado Torneio de Toulon.
O guarda-redes ganhou espaço na reta final da época ao serviço da equipa principal do Santa Clara, tendo sido titular nos encontros frente ao Nacional e ao Porto. Além disso, somou ainda 23 partidas pela formação sub-23 e quatro jogos no escalão de juniores.
A equipa B do Sporting empatou frente ao Académico de Viseu (0-0), na 34.ª e última jornada da Liga 2 Meu Super. Os comandados de João Gião terminaram a época no 13.º lugar da tabela classificativa, com 42 pontos, mais dois do que o Farense (40), que disputa o playoff de despromoção.