Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
23 Jan 2024 | 15:16 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Benfica por 4-2, no passado domingo, dia 21 de janeiro, e conquistou a Taça da Liga. Perto do final, Taynan entrou na quadra e parou um ataque dos encarnados pois Alex Merlim estava caído na grande área das águias. Os responsáveis da Luz acabaram por pedir repetição do jogo, mas não há fundamento para tal.
"Relativamente à questão disciplinar estará encerrada. Como aconteceu num passado recente com o Di María, no futebol, o árbitro observou, analisou e sancionou", disse José Miguel Sampaio e Nora, advogado especialista ao Record.
"O Benfica já disse que vai deduzir o protesto, mas terá de ser preciso ver se há algum erro grosseiro da equipa de arbitragem quanto à interpretação das leis do jogo, em concreto. Acho difícil mas um protesto é isso mesmo", acrescenta, desfazendo as dúvidas.
"O protesto é sempre algo excecional e um dos fundamentos para a sua dedução é o erro grosseiro de arbitragem. Por isso é aguardar. O protesto tem dois momentos. Há um que é comunicado e depois terá de ser confirmado em três dias subsequentes", explica.
"Agora é ver o que dará o processo, sendo que um protesto não dará azo à aplicação da sanção de derrota mas só a repetição de jogo", garante Sampaio e Nora, admitindo que a partida não deverá ser repetida, tal como deseja o adversário.
Verdes e brancos continuam sem perder na prova, depois de um jogo marcado pelo equilíbrio, reviravoltas no marcador e por uma expulsão na reta final
27 Set 2026 | 18:34 |
O Sporting empatou 3-3 com o Benfica, este domingo, no Pavilhão João Rocha, em encontro da terceira jornada da fase regular do campeonato nacional de futsal. O dérbi foi marcado pelo equilíbrio, reviravoltas no marcador e uma expulsão na reta final.
A equipa de Nuno Dias entrou melhor e foi a primeira a chegar ao golo. Depois de Léo Gugiel defender um remate de Alex Merlim, Diogo Santos apareceu na sequência do canto cobrado e desviou para o fundo das redes. A resposta do Benfica surgiu pouco depois, com Silvestre Ferreira a aproveitar um lançamento lateral para empatar. Antes do intervalo, o Sporting teve uma grande penalidade, após mão de Silvestre, mas Bruno Pinto acertou na trave.
O Benfica entrou mais forte na segunda parte e chegou ao segundo golo aos 26 minutos. Bernardo Paçó perdeu a bola quando se aventurou no ataque e Kutchy aproveitou o contra-ataque para colocar os visitantes na frente. A resposta leonina não demorou e, aos 28 minutos, um desvio de Carlos Monteiro, na sequência de um canto de Alex Merlim, acabou por resultar no 2-2. O Sporting voltou a colocar-se em vantagem aos 30 minutos, através de Wesley, que recuperou a bola no meio-campo e assinou um forte remate.
A vantagem leonina voltou, contudo, a desaparecer pouco depois. Aos 33 minutos, Kutchy arrancou pela esquerda e cruzou para o segundo poste, onde Cléber apareceu para estabelecer novamente a igualdade. Até ao final, as duas equipas procuraram o golo da vitória, mas o marcador não voltou a sofrer alterações.
Na reta final, Rocha acabou expulso depois de ver o segundo cartão amarelo. Ainda assim, os leões conseguiram segurar o empate até ao apito final e mantiveram-se invictos na fase regular. O resultado surge depois de o Sporting já ter levado a melhor sobre o Benfica na Supertaça, disputada no início da temporada, por 3-2, em Vila do Conde.
Atleta ficou indisponível para os próximos compromissos da equipa das quinas e selecionador foi obrigado a chamar uma alternativa
27 Set 2026 | 12:36 |
A Seleção Nacional feminina de futsal sofreu uma alteração na convocatória para a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de 2027. Luís Conceição chamou Alexandra Melo, jogadora do Benfica, para ocupar a vaga deixada por Matilde Cristo, do Sporting, que ficou indisponível para os próximos compromissos da equipa das quinas.
A guardiã encarnada junta-se assim ao grupo que inicia este domingo a concentração na Cidade do Futebol. Portugal, atual vice-campeão do Mundo, entra nesta fase decisiva da qualificação com o objetivo de garantir a presença no Europeu, que será disputado em 2027, na Croácia.
A formação portuguesa vai disputar o Grupo 1, em Oliveira de Azeméis, tendo pela frente Países Baixos, Chéquia e Finlândia. O primeiro encontro está marcado para 8 de outubro, frente à seleção neerlandesa, seguindo-se o duelo com a Chéquia no dia seguinte.
Antes do arranque da fase de qualificação, Portugal ainda terá um último teste de preparação. A equipa defronta Espanha, atual campeã europeia, a 2 de outubro, na FPF Arena Portugal, num encontro que servirá para afinar os últimos detalhes antes dos jogos oficiais.
A fechar a Ronda de Elite, Portugal mede forças com a Finlândia no dia 11 de outubro. A alteração na convocatória faz com que Alexandra Melo, que foi orientada por Paulinho Roxo, passe agora a treinar com a Seleção, numa fase importante da caminhada portuguesa rumo ao Campeonato da Europa.
Livro, dedicado à carreira do antigo capitão da equipa verde e branca e da Seleção Nacional, chega ao público no dia 9 de outubro
27 Set 2026 | 11:23 |
Frederico Varandas destacou o legado de João Matos no Sporting, num prefácio que assinou para o livro ‘Capitão João Matos | Liderar, Vencer e Inspirar’, escrito por Tiago Guadalupe. A obra, dedicada à carreira do antigo capitão de futsal leonino e da Seleção Nacional, chega ao público no dia 9 de outubro.
O Presidente dos leões começa por realçar a longevidade e a dimensão do percurso do antigo jogador, que representou o Clube durante mais de duas décadas, conquistando 40 troféus de leão ao peito, entre os quais 12 Campeonatos Nacionais, 10 Taças de Portugal, nove Supertaças, seis Taças da Liga e três Ligas dos Campeões.
F. Varandas: "Poucos, porém, o fizeram com a longevidade, a consistência e a dimensão humana do João Matos"
Para Varandas, porém, a dimensão de João Matos não pode ser avaliada apenas através dos números. "Ao longo da história do Sporting Clube de Portugal, muitos atletas elevaram o nome do Clube a patamares de excelência. Poucos, porém, o fizeram com a longevidade, a consistência e a dimensão humana do João Matos", pode ler-se no prefácio.
O dirigente leonino realça ainda a forma como o antigo capitão representou os valores do Sporting: "Capitão, líder e exemplo, incorporou de forma exemplar os valores que distinguem o Sporting: a ambição de vencer, o respeito pelo adversário, a entrega total à equipa e a defesa intransigente da nossa identidade", escreveu Varandas.
Na perspetiva do dirigente leonino, João Matos deixou uma marca que ultrapassa os títulos conquistados e ajudou a transformar o Sporting numa referência internacional. Varandas sublinha ainda que o seu legado está ligado à capacidade de inspirar outros através do trabalho, humildade, disciplina e espírito de equipa.