
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Em antecipação ao jogo entre o PSG e o Mónaco, desta sexta-feira, Luis Enrique foi questionado sobre o alegado interesse do seu clube em Rafael Leão, ex Sporting, para substituir Kylian Mbappé, que parece estar de saída para o Real Madrid, e brincou com a situação:
"Quem? Ele é cantor? Não, é uma piada… eu sei quem é o Leão, mas não quero discutir um jogador que não está no meu clube. Só sei que, se tudo correr bem, na próxima época vamos ter uma equipa muito melhor do que este ano. Em todos os sentidos, ofensivamente, defensivamente, taticamente… não tenho dúvidas disso", explicou.
Em relação a Nuno Mendes, antigo jogador do Sporting, que está de regresso aos relvados após muitos meses afastado por lesão, o espanhol gostou de o ver no final do último encontro e afirma que o português pode jogar ao mesmo tempo que o lateral direito (também ofensivo), Hakimi:
"É claro! Bons jogadores podem sempre jogar juntos. Adaptamo-nos ao plantel à nossa disposição. O objetivo é fazer com que os melhores jogadores joguem e gerar sinergia na equipa. Com o Nuno, temos mais variedade, mais escolha. Para nós, essa é uma opção muito interessante", concluiu.
Recorde-se que os leões continuam a sua luta nos tribunais para receber os 45 milhões de euros relativos à cláusula de rescisão de Rafael Leão aquando da sua rescisão com o Clube de Alvalade, no seguimento da invasão à Academia, em 2018. Até ao momento, os leões já receberam perto de 20 milhões, num pagamento voluntário do Lille.
Já Nuno Mendes, relembre-se, foi transferido para o emblema gaulês por uma quantia que, juntando o valor da transferência ao da taxa de empréstimo na temporada transata, resulta em 47 milhões de euros, uma das maiores da história do Clube de Alvalade. O lateral juntou-se ao clube da capital francesa em 2021 por 45 milhões de euros, tendo sido emprestado por 7 milhões de euros com uma cláusula de compra obrigatória fixada nos 38 milhões de euros.
Fulham, clube orientado pelo técnico português que passou pelo emblema verde e branco, apresentou uma proposta pelo atleta que está na mira dos leões
|
Rômulo Cardoso, avançado que alinha nos turcos do Goztepe, interessa ao Fulham. O clube orientado por Marco Silva apresentou uma proposta ao emblema turco na ordem dos 16 milhões de euros pelo atleta que está na mira do Sporting, mas a proposta foi prontamente rejeitada.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe exige mais de 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.
Atitude de um dos futebolistas do Clube de Alvalade é muito apreciada pelo técnico que, desta forma, acaba por 'prejudicar' 'camisola 25' dos leões
|
Francisco Trincão vai ser promovido ao grupo de capitães do Sporting, depois de aceitar a proposta de renovação de contrato. Rui Borges atribui uma grande relevância ao internacional português no plantel do conjunto de Alvalade, mas quem sai prejudicado será Daniel Bragança.
A informação é avançada pelo jornal Record. Trincão prepara-se para iniciar a quarta temporada no Sporting e a sua influência no grupo de trabalho vai aumentar. A atitude do extremo internacional português é muito apreciada por Rui Borges que, desta forma, decide dar um enorme voto de confiança ao atleta de 25 anos. O ‘camisola 17’, a par de Gonçalo Inácio, será um dos sub-capitães da equipa verde e branca.
Por outro lado, Daniel Bragança desce na hierarquia do plantel leonino. Ainda a recuperar da grave lesão no joelho esquerdo, o médio internacional sub-21 português vai falhar grande parte da próxima temporada, sendo que o regresso à competição está apenas previsto para o final do ano civil de 2025. Por esse motivo, Rui Borges optou por retirar o jogador de 26 anos do lote de capitães.
Por sua vez, Pedro Gonçalves e Nuno Santos também têm o seu estatuto reforçado, no seio da equipa leonina. Os dois jogadores assumirão o papel de “capitães na sombra”, tendo em conta a sua experiência e longevidade no Sporting. De resto, o ala de 30 anos já envergou a braçadeira de capitão do Sporting, num jogo particular diante do Union St. Gilloise, no verão de 2024, ainda sob o comando de Ruben Amorim.
Vale ainda sublinhar que a capacidade de liderança de Rui Silva, que é um dos jogadores mais experientes do plantel do Sporting, também é valorizada por Rui Borges. Líder no balneário e bom conselheiro para os companheiros de equipa, o guarda-redes de 31 anos continuará a ter voz ativa no balneário, em 2025/26, apesar do seu nome não constar no lote de capitães.
Jogador do Almería, que é a principal alternativa para a eventual saída de Viktor Gyokeres, deixa rasgados elogios ao compatriota que passou pelo Porto
|
Luis Suárez, avançado que tem sido apontado ao Sporting, confessa que Radamel Falcao, antigo avançado do Porto, que causou várias dores de cabeça à defesa do Sporting aquando da sua passagem pelos dragões, é o seu ídolo. O jogador do Almería, que é a principal alternativa para a eventual saída de Viktor Gyokeres, deixa rasgados elogios ao compatriota.
Luis Suárez: "Recebo uma mensagem que dizia: ‘Olá, Luis, sou o Falcão. Acho que estamos no mesmo hotel"
O avançado do Almería contou a história de quando conheceu o seu compatriota e principal referência no futebol: “Estava eu numa pré-temporada com o Marselha nas instalações da seleção inglesa e recebo uma mensagem que dizia: ‘Olá, Luis, sou o Falcao. Acho que estamos no mesmo hotel. Desce e cumprimentamo-nos.’ E pensei 'Como? é o Tigre!'”.
Luis Suárez não escondeu a emoção: “Marca-te sempre porque, como digo, são ídolos desde criança. Vi-o triunfar na Europa e que ele liga para o ires cumprimentar como um amigo, como compatriota, como pessoa em si. Foi algo que me tocou muito e diz muito sobre ele”, acrescentou, ainda sobre o ex-atacante do Porto.
Luis Suárez: "Mudei o nome na camisola, também para dar um pouco de reconhecimento ao meu pai"
De seguida, Luis Suárez explicou a mudança do seu apelido nas costas da camisola, para ‘Jávier’. O colombiano explicou que sentiu a necessidade de alterar a estampagem por dois motivos: evitar confusões pelo avançado uruguaio que se encontra no Inter Miami mas, como fato mais importante, fazer uma homenagem ao seu pai.
“Mudei o nome na camisola, também para dar um pouco de reconhecimento ao meu pai. E a verdade é que são mudanças, são etapas que encerras, abres outras e esperamos que corra muito bem”, que falou também numa mudança visual ao deixar crescer o seu cabelo. Apesar de Suárez estar na mira dos leões, o Clube de Alvalade encontra-se a estudar segundas opções.