
Futebol
Augusto Inácio aponta "titular indiscutível" no Benfica - Sporting para "jogar atrás de Trincão"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Palmeiras, de Abel Ferreira, venceu o Cerro Porteño, por 2-0, em encontro válido para a quarta jornada da fase de grupos da Libertadores. Depois de ter triunfado no primeiro duelo, o verdão voltou a bater os paraguaios, com Vítor Roque a fazer um dos golos.
Apesar de o emblema brasileiro ser detentor das melhores oportunidades, a partida mostrou-se algo equilibrada, principalmente nos minutos iniciais. O marcador só foi desbloqueado aos 41', com Estêvão a fazer o primeiro golo do jogo, a passe de Lucas Evangelista.
O segundo tempo viu o adversário de Abel Ferreira procurar o empate, mas sem sucesso. O 2-0 final viria a aparecer já em tempo de compensação, aos 90+4', com Vítor Roque a fazer apenas o seu segundo golo em 14 jogos pelo Palmeiras, depois de não ter assinado com o Sporting.
O jogador brilhou no Brasileirão, pelo Athletico Paranaense, valendo-lhe uma mudança para o Barcelona. Na Catalunha, nunca conseguiu deixar a sua marca, sendo colocado na lista de transferências. No verão de 2024, o Sporting tentou a sua contratação, mas o avançado recusou e acabou por rumar ao Bétis.
Em Sevilha, Roque fez sete golos em 33 jogos e Abel Ferreira contratou-o em definitivo ao Barcelona por 25 milhões de euros. O Sporting, depois da nega do brasileiro, viria a avançar por Conrad Harder, que tem sido habitual suplente de Viktor Gyokeres.
Lateral formado na Academia Cristiano Ronaldo está na final da Liga dos Campeões e vai disputar encontro decisivo diante do Inter
|
O PSG de Nuno Mendes está na final da Liga dos Campeões, após vencer o Arsenal por 2-1 (3-1 nas duas eliminatórias). No final do encontro, Mikel Arteta, treinador dos gunners, lamentou a derrota, mas admitiu que Gianluigi Donnarumma, guardião parisiense, foi o melhor em campo nos dois encontros.
"Antes de mais, parabéns ao PSG por ter chegado à final, penso que merecíamos mais, o melhor jogador dos dois jogos foi o guarda-redes deles. Estou muito orgulhoso da equipa, porque não chegámos lá com toda a gente connosco. Jogámos contra uma das melhores equipas da Europa", admitiu, após o apito final.
Arteta afirmou que o plantel tem "jogadores muito jovens que viveram esta experiência pela primeira vez" e não há forma de "censurar" os atletas. "Tivemos oportunidades claras, mas o guarda-redes impediu-nos. Penso que a chave estava nas grandes áreas", continuou o espanhol.
"Onze vezes, onze vezes, o Marquinhos tentou no PSG e não ganhou (Liga dos Campeões). E continua a tentar, é para esse espelho que temos de olhar. Insisto que não acho que a melhor equipa tenha ganho os 180 minutos, até ouvi isso do banco do PSG", terminou.
Nuno Mendes e companhia vão agora disputar a final da prova milionária da UEFA, a primeira da carreira do ex Sporting. O encontro decisivo, diante do Inter, joga-se a partir das 20h00 do próximo dia 31 de maio (sábado), na Allianz Arena, em Munique.
Formação brasileira não conseguiu bater os argentinos e complica contas na fase de grupos da Libertadores, ocupando o terceiro lugar
|
O Flamengo empatou 1-1 diante do Central Córdoba, em partida válida para a quarta jornada da fase de grupos da Libertadores. Depois de ter perdido no Marcanã, a formação orientada por Filipe Luís - com o ex Sporting Gonzalo Plata fora da convocatória devido a lesão - voltou a não conseguir bater os argentinos.
Desta feita, o encontro começou melhor para a formação brasileira. Giorgian De Arrascaeta, aos 10 minutos, fez o primeiro golo do encontro, que, contrariamente ao primeiro duelo, foi dominado pela equipa vista como não favorita à vitória. Ao intervalo, o mengão vencia por 1-0.
No segundo tempo, o Central Córdoba manteve a toada ofensiva com que acabou a primeira parte e viria a chegar ao empate, por intermédio de Gastón Verón, a passe de Luis Miguel Angulo. Aos 73', a formação da casa ainda viu uma grande penalidade ser revertida pelo VAR e o resultado não mais se alterou.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga Portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, com Ruben Amorim no coando do Sporting. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte. Em 2025, o jogador soma dois golo e três assistências, em 17 partidas.
Rui Borges, treinador dos verdes e brancos, já tomou decisão quanto ao onze inicial que vai apresentar na deslocação ao terreno do eterno rival
|
Rui Borges vai lançar Pedro Gonçalves no onze inicial do Sporting - que poderá ter mudanças - , diante do Benfica. O 'camisola 8' dos leões vai ocupar o lado esquerdo do trio de ataque, que ficará composto com Francisco Trincão e Viktor Gyokeres, numa partida decisiva para as contas do título.
O internacional português não cumpre 90 minutos desde dia 5 de novembro, diante do Manchester City, para a Liga dos Campeões, visto que viria a contrair uma grave lesão, na partida seguinte, frente ao Braga, que o afastaria dos relvados por cerca de cinco meses.
Pote regressou nos Açores, frente ao Santa Clara, a 12 de abril. Desde então, o génio de Alvalade foi titular em três ocasiões - Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente. Nos dois primeiros encontros saiu ao intervalo mas, diante da formação orientada por César Peixoto, cumpriu 65 minutos.
Apesar de ainda não ter recuperado o nível de forma que apresenta desde que chegou ao Sporting, em 2020/21, Pote está a regressar aos poucos e tem mostrado alguns pormenores de excelência, o que vale a confiança de Rui Borges para o encontro frente ao Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 17 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.053 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.