
Futebol
Negócio por Jota Silva difícil; Sporting e Nottingham Forest não se entendem
01 Set 2025 | 23:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Abr 2025 | 20:04 |
O jornal espanhol Sport deu grande destaque ao Sporting, na sua edição de terça feira, dia 22 de abril. Os jornalistas do país vizinho destacaram a contratação de Varandas, Rui Borges, como o "o herói do sucesso do Sporting de Gyokeres e Trincão". Em destaque, também, está a série de 15 jogos sem perder para o campeonato, e a comparação com Ruben Amorim.
Segundo o Sport, o percurso de Rui Borges é digno de aplauso: começou no clube da sua terra, Mirandela, no Campeonato de Portugal, em 2017/18, e soma agora 302 jogos como treinador. Aos 43 anos, chegou a Alvalade numa fase turbulenta, após a saída repentina de Amorim e a aposta falhada em João Pereira. Mas rapidamente virou o rumo, “conquistou o balneário pela sua capacidade de liderança e o tratamento diário com os jogadores”.
O artigo destaca ainda que Rui Borges conseguiu “fazer esquecer Ruben Amorim”, algo que parecia impensável. A comparação entre os dois é inevitável: nos primeiros 15 jogos no campeonato com o Sporting, Borges somou 35 pontos, contra os 33 conquistados por Amorim no mesmo período. A mensagem é clara, o novo comandante dos leões não está apenas a manter o nível, está a superá-lo.
O Sport sublinha também a capacidade tática do treinador transmontano, que se adaptou a um sistema de 3x4x3, bastante utilizado pelo ex técnico verde e branco, e apesar de ter utilizado outros esquemas táticos nos seus trabalhos anteriores.
A equipa verde e branca joga esta terça-feira, às 20h45, frente ao Rio Ave em Paços de Ferreira, partida válida para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O Sporting segue confiante para esta eliminatória e com vantagem, após ter vencido os vilacodenses em Alvalade por 2-0. Rui Borges prepara mudanças no onze inicial.
Confira a reação de Rui Borges, face às comparações com Ruben Amorim:
Avançado dinamarquês deixou o Clube de Alvalade na última janela de transferências, rumo ao Leipzig, e partilhou algumas palavras com os apoiantes
02 Set 2025 | 06:52 |
Conrad Harder deixou algumas palavras simpáticas aos adeptos do Sporting, na despedida ao Clube de Alvalade. O jovem avançado dinamarquês trocou o Sporting pelo Leipzig, na janela de transferências de verão, depois de não ter conseguido agarrar o lugar de titular no conjunto verde e branco.
Conrad Harder: "Ser campeão convosco foi maravilhoso. O vosso apoio sempre foi magnífico"
"Só quero agradecer por todo o apoio. Estou muito feliz com o que todos fizeram por mim, especialmente neste último jogo", começou por explicar Conrad Harder, em tom de despedida, sem esquecer o momento em que foi aplaudido pelos adeptos verde e brancos no clássico do último sábado, 30 de agosto,
Apesar de ter começado por destacar esse último jogo, que acabou por marcar o adeus de Conrad Harder ao Sporting, o jovem avançado, que agora reforça o Leipzig, não esqueceu a força que recebeu durante todo o percurso em Alvalade: "Incrível o apoio que me deram ao longo deste ano".
"Ser campeão convosco foi maravilhoso. O vosso apoio sempre foi magnífico, agradeço muito por isso. Adorei jogar para vocês todos. Muito obrigado, sportinguistas", atirou, de seguida, o agora jogador do Leipzig, relembrando a conquista do bicampeonato, da qual fez parte como membro importante.
Já ao canais oficiais do novo clube, o Leipzig, Conrad Harder mostrou-se entusiasmado pelo início de nova aventura: "Estou muito entusiasmado. A Bundesliga é de topo, na qual posso continuar a evoluir. Espero marcar muitos golos. O futebol do RB Leipzig adequa- se ao meu estilo de jogo".
Clube de Alvalade não chegou a tempo de concluir o negócio, tendo ficado a apenas um pequeno passo de ver toda a operação fechada
02 Set 2025 | 06:37 |
O Sporting não conseguiu contratar Jota Silva no último dia do mercado de transferências porque a inscrição do jogador não entrou a tempo na Liga Portugal. Os leões viveram um fecho da janela de verão muito intenso, com vários avanços e recuos, mas viram cair por terra o negócio pelo internacional português.
A informação é avançada pelo jornal Record. Sporting e Nottingham Forest chegaram a um acordo por Jota Silva já tarde na última segunda-feira, 1 de setembro, e conseguiram registar o negócio na plataforma TMS (Transfer Matching System) da FIFA, sistema que existe para validar transferências de clubes de países/ligas diferentes.
No entanto, a documentação não entrou a tempo na Liga Portuguesa, o que significou que o jogador não foi inscrito para competir em Portugal, o que deitou por terra as aspirações do Sporting em relação a poder contar com Jota Silva no plantel de Rui Borges a partir desta janela de transferências.
O Sporting teve um dia muito intenso na passada segunda-feira. Começaram por negociar Jota Silva com o Nottingham Forest, mas a certa altura deram quase 40 milhões de euros por Kevin, do Shaktar Donetsk - o negócio também caiu e o jogador reforçou o Fulham, de Marco Silva. Os leões voltaram a virar atenções para o internacional português, ex Guimarães.
Mas o Nottingham Forest só aceitou as condições do Sporting para uma transferência muito tarde, no último dia 1 de setembro. As duas equipas chegaram a ter negócio fechado, para um empréstimo que iria custar 4,5 milhões de euros ao Sporting, onde o Clube ficaria com uma cláusula de opção de compra no valor de 15,5 milhões - ou seja, uma movimentação que podia ascender aos 20 milhões.
Houve uma reviravolta nas negociações pelo internacional português e o jogador vai ser mais uma cara nova para Rui Borges no plantel
02 Set 2025 | 00:20 |
É negócio fechado. Houve uma reviravolta nas negociações por Jota Silva - que chegaram a estar por um fio - e o jogador é reforço do Sporting. Os leões garantiram o empréstimo por 4,5 milhões de euros, com uma opção de compra de 15,5 milhões de euros pelo internacional português.
Segundo avança o jornal 'Record', o Nottingham Forest queria vender Jota Silva em definitivo, a troco de 17M, cenário que não se concretizou. Em contrarrelógio, os clubes trocaram a documentação nos últimos minutos antes do encerramento do mercado de transferências em Portugal.
Pedido de Rui Borges, que trabalhou com o jogador algumas semanas no Vitória de Guimarães, Jota Silva revelou durante o processo grande vontade de assinar pelo Sporting. Evangelos Marinakis, proprietário do clube inglês, queria já a venda em definitivo, mas os leões conseguiram levar a melhor.
Apesar de também ter despertado o interesse de outros clubes, o jogador acredita que a mudança para o Sporting será mais vantajosa para a sua carreira, tendo em conta que os leões irão lutar pelo tricampeonato e têm participação assegurada na fase principal da Liga dos Campeões. O avançado pode chamar as atenções e ser opção para Roberto Martínez para o Mundial 2026.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.
Negócio por Jota Silva difícil; Sporting e Nottingham Forest não se entendem
01 Set 2025 | 23:26
Barcelona quer contratar titular do Sporting e pode haver proposta em breve
01 Set 2025 | 23:10
Oficial! Marco Silva passa a perna ao Sporting e rouba reforço a Varandas
01 Set 2025 | 22:39