
Futebol
Emprestado pelo Sporting titular na vitória sobre o Atl. Madrid; Simeone com cara de poucos amigos
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com a vitória diante do Moreirense, na última sexta-feira, Rui Borges atingiu os 15 jogos sem perder na Liga Portugal Betclic. Desde que chegou ao Sporting, o técnico não conhece o sabor da derrota, algo que dá esperança aos adeptos leoninos.
Com quatro jogos por disputar até ao final da prova, os verdes e brancos têm de apontar a uma vitória em todas as partidas restantes, tendo noção de que quatro triunfos significam que o bicampeonato se festejará em Alvalade, como tanto tem sido ansiado.
A missão é dura, mas os números de Rui Borges dão esperança aos adeptos. Até à data, o treinador do Sporting venceu 10 partidas, tendo empatado cinco. Não perder é fundamental nesta caminhada, que promete ser intensa até ao apito final do último encontro do campeonato.
De momento, os comandados de Rui Borges estão na primeira posição da Liga Portugal Betclic - veja a classificação completa - com 72 pontos, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O Braga está no terceiro posto com 63 pontos e o Porto ocupa o quarto lugar (62).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Rui Borges fez escolha na partida frente à formação de Moreira de Cónegos e vê jogador dos verdes e brancos ser 'despromovido' ao escalão secundário
|
O Sporting B enfrenta o Belenenses na próxima jornada da Liga 3. Henrique Arreiol, convocado para o duelo entre o plantel principal dos leões e o Moreirense, será 'despromovido' ao conjunto secundário dos verdes e brancos de forma a reforçar as opções de João Gião.
O médio madeirense tem sido regularmente chamado por Rui Borges para treinar com a equipa principal, mas as oportunidades de jogo vão sendo escassas. O 'camisola 81' foi lançado pela última vez na visita à Amadora, entrando já em cima do minuto 90.
Uma vez que na equipa B é peça-chave para equilibrar o meio-campo, o jovem irá estar ao serviço de João Gião. No entanto, espera-se que, no treino da próxima segunda-feira, volte a estar às ordens de Rui Borges - que pode ter outras novidades - preparando o duelo da Taça de Portugal, diante do Rio Ave.
Na presente temporada desportiva de 2024/25, o médio soma já 21 partidas pela equipa B do Sporting. O jovem ainda marcou presença em cinco jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), contabilizando ainda quatro encontros pela equipa principal (40 minutos).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo este domingo, dia 20 de abril, frente ao Belenenses. O encontro, a contar para a jornada 10 da fase de apuramento de campeão da Liga 3, diante da turma liderada por João Nuno, jogar-se-á às 18h00, no Estádio do Restelo.
Técnico dos verdes e brancos aguardava este desfecho há várias semanas e pode respirar de alívio, numa altura decisiva do campeonato
|
O Sporting tem apenas quatro jogos do campeonato para disputar. Nesta reta final, só vencer importa e Rui Borges aguarda para conseguir ter novas opções no plantel verde e branco. Hidemasa Morita está prestes a recuperar e as indicações são positivas para o técnico.
A expectativa é de que o 'camisola 5' regresse aos treinos ainda esta semana. O jogador não deverá, à partida, estar disponível para a visita à formação do Rio Ave, na próxima terça-feira, dia 22 de abril, mas não está descartada a utilização frente ao Boavista, no domingo seguinte.
O internacional japonês está fora desde a pausa de seleções, tendo contraído um traumatismo no pé esquerdo. Depois de recuperado, ressentiu-se de várias mialgias e de outros problemas que tem vido a sofrer esta temporada e foi impossibilitado de jogar.
O Sporting aguarda pacientemente o regresso de Hidemasa Morita, numa altura em que também espera para saber o futuro do médio. Sem renovar contrato com o Clube de Alvalade, o futebolista, que custou aos leões cerca de 3,45 milhões de euros em 2022/23, já terá interessados na sua contratação.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Presidente dos leões quer definir futuro de vários jogadores verdes e brancos em breve; Extremo moçambicano aparece no topo da lista
|
Geny Catamo tem ganho muita importância no Sportin nos últimos tempos. O internacional por Moçambique já estava em bom plano com Ruben Amorim, mas deu o salto para um novo patamar com Rui Borges, o que, como contamos neste Exclusivo Leonino, lhe deve valer a renovação de contrato em breve.
Este prolongamento do vínculo de Geny Catamo surge devido aos bons desempenhos do extremo do Sporting. Frederico Varandas, Presidente dos leões, quererá recompensar o craque moçambicano pelas boas prestações com um aumento salarial para acompanhar o novo estatuto do jogador na equipa.
Relembrar que, em 2023, o Sporting chegou a acordo com Geny Catamo para uma renovação de contrato que, na altura, deixou o extremo ligado aos leões até 2028. A SAD verde e branca teria, assim, pelo menos mais uma temporada antes da renovação se tornar um assunto urgente em Alvalade.
No entanto, Frederico Varandas não estará interessado em esperar para arrumar o assunto por muito tempo. O Presidente do Sporting terá intenções de renovar já com Geny Catamo, para começar a segurar os jogadores mais importantes dos leões, e não ter de viver situações complicadas no futuro, como aconteceu com Hidemasa Morita ou Jeremiah St. Juste, jogadores que não aceitaram renovar contrato, e terão de ser vendidos este verão, sob pena dos leões não receberem qualquer verba quando deixarem o Clube.
A renovação de contrato de Geny Catamo não deve ter qualquer implicação na compra do passe do moçambicano ao Amora. Os leões têm intenções claras de resgatar o restante do passe do extremo ao Clube português, mas, por enquanto, as negociações não têm fim à vista.