
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica medem forças, este sábado, num duelo que será decisivo nas contas do título de campeão nacional. No plantel leonino, quase todos os jogadores – à exceção de Rui Silva e Biel – sabem o que é jogar o dérbi. Os atletas em maior destaque são Pote, com quatro golos marcados em duelos frente aos encarnados, e Gonçalo Inácio e Nuno Santos, que já disputaram 11 encontros frente ao rival.
Analisando os registos, verifica-se que Pote - que deverá ser titular no jogo deste sábado - é o melhor marcador em dérbis, no atual plantel do Sporting. Em maio de 2021, o médio assinou dois golos, na derrota frente ao Benfica (4-3), no Estádio da Luz. Na época 2022/23, voltou a faturar no reduto do rival, contribuindo para o empate 2-2, na 16.ª jornada dessa edição do campeonato.
Já na temporada passada, novo golo do internacional português, na vitória dos verdes e brancos por 2-1, numa partida a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. No total, são quatro remates certeiros de Pote frente ao Benfica, com a camisola do Sporting. Logo atrás, surge Viktor Gyokeres que já marcou três golos às águias. O goleador sueco está muito empenhado em atingir a marca dos 100 tentos ao serviço do Clube de Alvalade – nesta altura, soma 95.
Ao nível de experiência em dérbis, Nuno Santos – que é baixa certa, devido a lesão – e Gonçalo Inácio são os mais cotados, ambos com 11 duelos disputados frente ao clube da Luz. O ala estreou-se na vitória por 1-0, em Alvalade, em fevereiro de 2021, sob o comando de Ruben Amorim. Já o defesa-central foi lançado pelo ex-treinador do Sporting no jogo da segunda volta da mesma época, que os leões perderam por 4-3, no Estádio da Luz. A fechar o top-5 de mais utilizados em dérbis, surgem Matheus Reis, Pote e Ricardo Esgaio, todos com 10 presenças.
Destaque ainda para Geny Catamo, uma vez que o jovem ala tem sido talismã nos últimos jogos frente ao Benfica para o campeonato. Vale lembrar que o internacional moçambicano marcou os dois golos do triunfo caseiro (2-1) frente ao rival, na época passada, e, já em 2024/25, voltou a ser decisivo ao assinar o remate certeiro que valeu a vitória ao Sporting (1-0), em Alvalade, na 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Informação oficial do canal dos encarnados deixa adeptos em sobressalto e com possibilidade de perder aquele que é considerado o dérbi do século
|
A BTV, canal oficial do Benfica, está com problemas e poderá impedir milhares de adeptos de assistirem ao confronto com o Sporting. A aplicação móvel, que permite ao utilizador ver o jogo em dispositivos eletrónicos que não a televisão, encontra-se com algumas falhas.
A NiT garante ter contactado a BTV e fontes oficiais admitiram "não ser responsáveis, uma vez que o erro funcional é da responsabilidade da operadora NOS, que faz distribuição dos conteúdos do clube", pedindo que a empresa de telecomunicações fosse contactada.
A NiT explica que acedeu ao pedido do Benfica, mas não teve qualquer resposta, optando por procurar informações em fóruns da NOS. Vários relatos semelhantes existem há mais de um ano e a operadora aconselha a contactar o emblema encarnado que, como acima descrito, demarcou-se de qualquer culpa.
É importante mencionar que a BTV é o único meio disponível para os adeptos do Sporting assistirem à partida. O canal detém os direitos de transmissão de todos os jogos do Benfica disputados no Estádio da Luz, o que está a gerar grande revolta perante os utilizadores.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Cinco futebolistas que não fazem parte do plantel verde e branco podem acrescentar título da Liga Portugal Betclic ao seu palmarés, em caso de vitória no dérbi
|
Sporting e Benfica medem forças na 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Em caso de vitória, os leões sagram-se campeões nacionais em casa do eterno rival e há alguns jogadores que acrescentam um título ao palmarés, mesmo já não fazendo parte do plantel.
O avançado de 20 anos foi emprestado pelo Sporting ao AVS, no mercado de verão. Antes de rumar ao Norte do país, o atacante foi lançado a primeira jornada do campeonato, frente ao Rio Ave, ainda com Ruben Amorim no comando técnico dos verdes e brancos.
Edwards deixou Alvalade em janeiro, sendo cedido ao Burnley após entrar em conflito com Rui Borges. O extremo inglês - que acabou por assinar em definitivo com os clarets - ainda fez seis jogos na Liga Portugal Betclic, tendo marcado um golo.
O médio internacional sub-21 por Portugal rumou ao Southampton no verão. No entanto, Ruben Amorim ainda fez uso do jovem formado em Alcochete, que disputou 25 minutos da primeira jornada do campeonato, na vitória do Sporting, por 3-1, sobre o Rio Ave.
Atualmente cedido ao Las Palmas, mas com transferência confirmada para o Chelsea em 2025/26, Essugo foi utilizado em duas partidas da Liga. O médio defensivo entrou diante do Rio Ave e também foi utilizado no Algarve, na goleada por 5-1 diante do Farense.
Apesar de já não fazer parte do plantel, o guardião bósnio ainda pertence ao Sporting, visto estar apenas emprestado ao Légia de Varsóvia. Kovacevic até começou a temporada a titular, mas uma lesão e exibições muito aquém do esperado acabaram por ser fatais. Pelos leões, fez seis jogos no campeonato.
Especialista avançou com informações inéditas sobre a ligação do antigo treinador com o Clube de Alvalade, antes do dérbi decisivo
|
Sporting e Benfica vão lutar pela conquista do Campeonato Nacional, no dérbi deste sábado. Ruben Amorim, ex-treinador dos leões, assumiu que está “a torcer pelo Sporting”. Vítor Pinto, subdiretor do jornal Record, revela que o técnico “abdicou do prémio de campeão”, quando se mudou para o Manchester United, e que o desejo se deve apenas à ligação com o projeto do Clube de Alvalade.
“Apesar de ser assumidamente benfiquista, [Ruben Amorim] transformou o Sporting e iniciou a caminhada desta época. Ruben Amorim está a torcer pelo Sporting precisamente porque se sente ligado ao projeto. Não está a torcer pelo Sporting porque esteja à espera de ganhar prémio de campeão, se o Sporting ganhar o campeonato”, começou por referir Vítor Pinto, em declarações no canal televisivo NOW.
O jornalista revelou mais detalhes: “Para não começarem com as bocas, o Ruben Amorim, quando rescindiu com o Sporting, abdicou do prémio de campeão. O Sporting tem a particularidade de pagar os prémios de campeão mediante determinados critérios que os treinadores têm de cumprir e um deles é continuar ao serviço do clube. Quando Ruben Amorim saiu para o Manchester United, ainda nem tinha recebido o prémio de campeão de 2023/24”.
Vítor Pinto comentou ainda os possíveis valores envolvidos: “Os valores que eu tenho conhecimento rondam os 1.2 milhões de euros limpos para o treinador, mais um prémio suplementar na casa dos 500 mil euros pelo apuramento [direto] para a Liga dos Campeões. Parece-me perfeitamente normal que, no momento em que há uma rescisão, se chegue a este acordo”
A terminar, o jornalista reforça a ideia: “Isto só para deixar claro que Ruben Amorim, seja mais ou menos benfiquista, no dérbi será sportinguista, na perspetiva em que esteve ligado ao projeto, começou a época, esteve com o grupo, começou a época de uma forma incrível, com 33 pontos somados […]. Quando partiu para o Manchester United, Ruben Amorim ficou com o sentimento e a vontade que o Sporting fosse campeão, porque isso também é importante para se sentir realizado enquanto treinador. Do ponto de vista financeiro, não terá qualquer benefício com isso”.