
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves vai ser titular no Benfica - Sporting. O 'camisola 8' tem toda a confiança de Rui Borges - que pode fazer mexidas no onze inicial - e será lançado no Estádio da Luz, com a missão de trazer três pontos para Alvalade e, consequentemente, o título de campeão nacional.
O internacional português não cumpre 90 minutos desde dia 5 de novembro, diante do Manchester City, para a Liga dos Campeões, visto que viria a contrair uma grave lesão, na partida seguinte, frente ao Braga, que o afastaria dos relvados por cerca de cinco meses.
Pote regressou nos Açores, frente ao Santa Clara, a 12 de abril. Desde então, o génio de Alvalade foi titular em três ocasiões - Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente. Nos dois primeiros encontros saiu ao intervalo mas, diante da formação orientada por César Peixoto, cumpriu 65 minutos.
Apesar de ainda não ter recuperado o nível de forma que apresenta desde que chegou ao Sporting, em 2020/21, Pote está a regressar aos poucos e tem mostrado alguns pormenores de excelência, o que vale a confiança de Rui Borges para o encontro frente ao Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 17 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.053 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Técnico dos verdes e brancos tem escolha a fazer nos próximos dias, antes do dérbi que irá ser decisivo para ditar novo campeão nacional
|
Rui Borges está indeciso quanto à utilização de Geny Catamo e Geovany Quenda na partida diante do Benfica. Para já, o moçambicano tem vantagem e deve, à partida, ser titular na ala direita do Sporting, que joga na Luz a partida decisiva para a conquista do bicampeonato.
O 'camisola 21' ganhou a titularidade recentemente, com Quenda a ser 'recambiado' para o banco de suplentes, tendo começado os últimos três jogos fora do onze inicial: Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente. O jovem não figura não figura nas escolhas do técnico do Sporting desde 18 de abril, diante do Moreirense.
Por outro lado, Geny assumiu novamente o papel de ala-direito, função que desempenhou com grande eficácia na temporada passada, fruto de uma adaptação de Ruben Amorim. Desde então, tem sido utilizado como extremo-esquerdo, principalmente durante a ausência de Pedro Gonçalves.
Além do mais, Geny é o 'amuleto' do Sporting diante do Benfica. Nos últimos dois dérbis do campeonato, os leões venceram 2-1 e 1-0, ambos no Estádio José Alvalade. Os golos foram marcados pelo canhoto em ambas as situações, valendo aos leões o título de 2023/24 e vantagem no confronto direto de 2024/25.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Dérbi eterno está agendado para as 18h00 do próximo sábado, dia 10 de novembro e vencedor poderá sagrar-se campeão nacional a uma jornada do fim
|
Zeno Debast e Hidemasa Morita: apenas um dos dois será titular no Benfica - Sporting da jornada 33 da Liga Portugal Betclic, criando um 'problema' para Rui Borges, que terá de estudar as possibilidades e estratégias mediante o jogador que colocar em campo no dérbi.
Para já, o internacional belga parte à frente do companheiro. As rotinas que tem vindo a ganhar na posição, bem como as boas exibições e a total disponibilidade física fazem de Debast o jogador mais provável a fazer dupla com Morten Hjulmand, no miolo dos leões.
Morita, apesar de poder ser opção, acabou de voltar novamente de lesão, podendo não estar na melhor forma. A utilização do japonês poderá ser reduzida, com alguma limitação de minutos. É pouco provável que seja lançado no onze inicial do Sporting.
Rui Borges vai ainda orientar duas sessões de treino antes do dérbi - quinta e sexta-feira -, podendo ainda mudar de ideias. O que está, no entanto, definido atualmente é que Zeno Debast ocupe um dos lugares no meio-campo, num encontro decisivo para o Sporting.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Especialista em assuntos de mercado dá conta de que muitos clubes europeus estão interessados na contratação do atleta que não teve sucesso no Clube de Alvalade
|
Valentin Rosier passou sem grande sucesso pelo Sporting. O lateral-direito francês representou o Clube de Alvalade na temporada 2019/20, tendo participado em apenas 16 encontros. Ainda assim, atualmente em final de contrato com os espanhóis do Leganés, o atleta é pretendido por vários clubes dos principais campeonatos europeus.
De acordo com a informação avançada por Ekrem Konur, jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências, o internacional sub-21 francês é cobiçado por Eintracht Frankfurt, Ipswich Town, Fulham, Valencia, Getafe, Espanhol e Osasuna. Vale sublinhar que o contrato de Rosier com o Leganés termina no próximo mês de junho e não haverá perspetivas de renovação. Por isso, o jogador vai rumar a um novo clube a custo zero.
Contratado no início da temporada – depois de se ter desvinculado do Besiktas -, Rosier assinou com o Leganés um contrato válido por apenas uma temporada. Ao longo da época, assumiu-se como titular habitual da equipa treinada por Borja Jiménez, tendo cumprido 34 partidas, nas quais assinou um golo e três assistências.
Recorde-se que, no verão de 2019, o Sporting contratou Rosier aos franceses do Dijon, a troco de 5 milhões de euros. O lateral-direito nunca se conseguiu impor nos verdes e brancos – nem mesmo com a chegada de Ruben Amorim, em março de 2020 - e somou apenas 16 jogos na equipa A, e mais um ao serviço dos B's. Na temporada seguinte, foi emprestado ao Besiktas que, em 2021, o contratou em definitivo.
No clube turco, conseguiu os melhores registos da sua carreira, tendo somado 126 jogos, seis golos e 15 assistências. Conquistou um Campeonato, uma Taça da Turquia e uma Supertaça. Ao nível da seleção, Rosier representou os sub-21 franceses em quatro ocasiões, todas no ano de 2018.