Futebol
Maxi Araújo volta a ser destaque! Lateral do Sporting assiste na vitória do Uruguai (vídeo)
28 Set 2026 | 15:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Out 2025 | 08:48 |
Em apenas um mês, tudo parece ter mudado para Ruben Amorim. O Manchester United alcançou, no fim de semana passado, a terceira vitória consecutiva, resultado que permitiu à equipa subir ao sexto lugar da Premier League, ao fim de nove jornadas. A recuperação dos red devils não passou despercebida a Rio Ferdinand, que destacou a atitude do treinador português e o elogiou por manter o seu sistema de jogo, apesar das críticas da imprensa.
Rio Ferdinand: "Acho que Amorim está a jogar roleta russa com o seu emprego"
"Admiro isso até certo ponto, mas, como eu disse, acho que ele está a jogar roleta russa com o seu emprego. Não acho que ele tenha mudado drasticamente, apenas se ajustou um pouco. Era isso que muitos adeptos estavam a pedir. Apenas ajustar o que já temos. Talvez não ser tão agressivo, talvez ser um pouco mais conservador em momentos em que não temos a posse de bola", começou por dizer o inglês, em declarações no seu podcast.
Rio Ferdinand: "Este treinador não poderia fazer isso com este plantel"
De seguida, Ferdinand ainda lembrou as competições europeias: "Não se pode pressionar, pressionar, pressionar durante 90 minutos, a menos que se seja uma equipa absolutamente monstruosa. O PSG faz isso. Este treinador não poderia fazer isso com este plantel. Às vezes é assim que as coisas acontecem. Podemos olhar para trás daqui a seis meses e, digamos que o Manchester United termine na UEFA Champions League ou algo assim, ele provavelmente ficará sentado lá com confiança e dirá: 'Bem, se eu tivesse mudado, provavelmente estaria desempregado, porque estaria a fazer coisas que são estranhas para mim'".
Gary Neville: "Não há dúvida de que ele não perdeu o balneário em termos de espírito"
Por seu turno, Gary Neville, antigo colega de equipa de Ferdinand no United, destacou a importância da recente sequência de vitórias para reforçar a confiança dos jogadores no técnico: "Há algumas semanas, estava um pouco preocupado com o facto de os jogadores não acreditarem no sistema de Ruben Amorim. Talvez houvesse um elemento de não ganhar jogos e começar a questionar e ouvir o ruído que todos nós, incluindo eu mesmo, tínhamos acrescentado a isso, mas uma coisa que não deixa dúvidas quando se fala com as pessoas do clube é que elas realmente gostam dele como pessoa, e isso conta muito. Porque acho que não há dúvida de que ele não perdeu o balneário em termos de espírito, energia e como eles se sentem em relação a ele", disse o ex-lateral, na Sky Sports.
Gay Neville: "Ainda há muito trabalho a fazer no próximo mês"
"Acho que eles querem jogar por ele, estão desesperados para ganhar e acho que isso ficou claro na semana passada. Quero dizer, ganhar em Anfield em qualquer época é especial, mas para Ruben Amorim ganhar em Anfield quando era tão inesperado, acho que isso lhes deu um grande impulso. Estamos ansiosos pelo jogo da próxima semana contra o Nottingham Forest e pelo jogo fora de casa contra o Tottenham na semana seguinte. Ainda há muito trabalho a fazer no próximo mês. mas sinto que este foi um mês decisivo. Se tivesse começado mal na semana passada contra o Liverpool, poderia ter sido diferente, mas agora sinto que está tudo diferente, sinto que o momento está a favor deles e que o espírito está bom", atirou ainda Gary Neville.
Comentador televisivo abordou o regresso do médio do Benfica a Alvalade e falou sobre a atitude dos sportinguistas no jogo da Seleção
28 Set 2026 | 16:47 |
João Palhinha voltou a Alvalade ao serviço da Seleção Nacional, mas o reencontro com a antiga casa ficou marcado pelos assobios de alguns adeptos do Sporting. Mário Figueiredo não entende o comportamento dos apoiantes leoninos.
M. Figueiredo: "Não faz sentido que haja adeptos do Sporting a assobiar Palhinha"
"Não faz sentido que haja adeptos do Sporting a assobiar Palhinha. Deve ser efetivamente um assunto porque houve um jogador da Seleção Portuguesa que foi assobiado em Alvalade pelos próprios adeptos. Não se deve atenuar o acontecimento", falou no canal Now.
O jornalista comentou mais sobre este tema. "Os dirigentes do Sporting acolheram a Seleção num jogo importante para Portugal, que tenta revalidar o título da Liga das Nações. Portanto, há assunto. Sobre a necessidade de educar os adeptos, haverá sempre quem confunda as coisas de forma irracional", reforçou.
O próprio João Palhinha abordou este caso depois do encontro. "Não mexeu comigo, lembro-me perfeitamente quando foi com o João Mário, quando eu também já tinha criticado essa postura - ainda nem jogava no Benfica, estava no Fulham", começou por afirmar na zona mista.
Questionado diretamente sobre a mágoa dos Sportinguistas pela escolha de representar o Benfica, o médio separou os adeptos em dois grupos. "Acho que as pessoas... no futebol temos adeptos racionais e irracionais, e para mim, os racionais serão os que se lembram que o Palhinha ficou no pior momento do Clube e que fez tudo pelo Clube", desabafou.
Estratégia definida em Alvalade para esta temporada está a gerar cenários inesperados e há vários jogadores que podem obrigar a direção a tomar novas decisões
28 Set 2026 | 16:16 |
O Sporting viveu um dos mercados de transferências mais movimentados dos últimos anos, com várias saídas de peso e um investimento superior a 100 milhões de euros em reforços. No entanto, nem todos os jogadores que deixaram Alvalade seguiram em definitivo. Pote, Daniel Bragança e Ricardo Mangas, entre outros, foram cedidos temporariamente, mas o cenário atual está longe de corresponder totalmente às expectativas da direção liderada por Frederico Varandas.
A situação dos emprestados leoninos apresenta realidades distintas, com alguns jogadores a ganharem espaço nos respetivos clubes e outros a enfrentarem dificuldades para convencer. As cláusulas de compra previstas em vários contratos podem ser determinantes para o futuro financeiro do Sporting, enquanto a falta de minutos de alguns atletas levanta dúvidas sobre a possibilidade de regressarem mais cedo a Alvalade em busca de novas soluções.
Ricardo Mangas é um dos casos mais definidos. O lateral está a destacar-se no Monza, orientado por Ivan Juric, tendo conquistado a titularidade e somado um golo e duas assistências em sete partidas. O empréstimo rendeu cerca de 1,5 milhões de euros aos leões e contempla uma cláusula de compra obrigatória de 300 mil euros, precisamente o valor pelo qual o jogador chegou ao Sporting, proveniente do Spartak Moscovo, em 2025.
Também Daniel Bragança começa a ganhar importância no Torino, que pagou 1 milhão de euros pela cedência, com opção de compra de 2,5 milhões, acrescida de um milhão em bónus, que poderá tornar-se obrigatória mediante objetivos. Pote - que falou da sua mudança -, por sua vez, já marcou pela Fiorentina, na vitória por 3-0 frente ao Pisa. O empréstimo garantiu 2,5 milhões de euros ao Sporting, estando prevista uma verba adicional de 22,5 milhões caso sejam cumpridas as metas estabelecidas.
O cenário é diferente para Souleymane Faye, que soma apenas 63 minutos em três jogos pelo Lorient. O clube francês dispõe de uma opção de compra de 6,5 milhões de euros, cuja ativação se torna difícil de perspetivar caso o extremo continue sem espaço. Biel Teixeira também atravessa uma fase irregular no Pafos: depois de marcar dois golos nas primeiras quatro partidas, passou quase um mês no banco antes de voltar a ser utilizado perto da paragem internacional.
Quanto aos jovens emprestados, João Infante, José Lino, Carlos Frederico, João Valente e Duarte Correia continuam à espera de oportunidades na equipa principal do Alverca, tendo apenas jogado nas camadas jovens. Lewis Daley, no Feirense, e Paulo Rodrigues, no Oriental, vivem uma situação semelhante, enquanto Martim Peixoto ainda não se estreou pelo Sporting da Covilhã. Assim, o futuro dos cedidos continua em aberto, com diferentes cenários a poderem obrigar os responsáveis leoninos a reavaliar algumas das decisões tomadas no verão.
Ao serviço dos cafeteros, o avançado dos verdes e brancos continua a mostrar a forma impressionante com que iniciou a temporada
28 Set 2026 | 15:50 |
Ao serviço do seu país, sendo um dos 17 jogadores da equipa de Rui Borges a ausentar-se dos trabalhos na Academia de Alcochete, Luis Suárez continua de pé quente - com sete jogos consecutivos a marcar - e, desta feita, faturou no empate (1-1) da seleção colombiana na última madrugada contra o México.
Num jogo muito equilibrado, onde a equipa mexicana até foi a mais ameaçadora, foram os colombianos a adiantar-se no marcador. Ainda na 1.ª parte, logo ao minuto 9, assistido por Richard Ríos num cruzamento teleguiado, o avançado do Sporting cabeceou ao segundo poste para o único tento dos cafeteros.
Desta forma, o internacional colombiano de 28 anos regressou aos golos pela seleção depois de ter terminado a fase final do Mundial 2026 em branco. Em grande forma neste início de temporada, o golo teve direito a uma dedicatória muito especial.
No momento do festejo, Luis Suárez fez questão de deixar um tributo ao filho Charly, que completou na passada sexta-feira dois anos de idade e com o qual não pôde passar o dia especial nem a festa de aniversário, devido aos compromissos com a seleção.
Nessa altura, o 'camisola 97' dos leões levantou os dois dedos, sinalizando o número de aniversário do filho, e fez o embalo de bebé. Para surpresa, este foi o primeiro particular pela seleção me que Suárez utilizou a camisola com o número 9.
Maxi Araújo volta a ser destaque! Lateral do Sporting assiste na vitória do Uruguai (vídeo)
28 Set 2026 | 15:29
Internacionais do Sporting estão a partir tudo, mas Rui Borges pode pagar a fatura
28 Set 2026 | 12:10
Fresneda recebe notícia que queria, mas Sporting pode abrir cordões à bolsa
28 Set 2026 | 14:22