Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

ROCHA: HISTÓRIA DE UM SAMBA QUE DÁ EM GOLO

Rocha é o Jogador da Semana para a redação, depois de um hat-trick importantíssimo para a passagem dos leões aos ‘quartos’ da prova rainha

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Fev 2020 | 09:58 |

Icon Comentário0

Esta semana, voltamos a apostar num atleta do futsal leonino para o Jogador da Semana. Desta vez, Rocha foi o escolhido: com um hat-trick que facilitou - em muito! - a passagem dos leões aos quartos-de-final da Taça de Portugal (LER AQUI), não poderia ter sido de outra forma.


“Acredito que posso ajudar bastante a equipa com golos e a aparecer nas alturas certas em jogos importantes”. Foi assim que, Vinícius Rocha, se apresentou quando foi contratado para a equipa comandada por Nuno Dias, a 16 de julho de 2018. A verdade é que, para pivô, o brasileiro ainda demorou no entrosamento, mas tem mesmo aparecido nas alturas necessárias, como foi o caso deste sábado (15 de fevereiro), no Fundão.


https://www.instagram.com/p/B8oXM_-AGda/


Vindo do Magnus Futsal, equipa de topo do campeonato brasileiro e uma das melhores a nível mundial, o atleta leonino fez duas épocas, onde marcou um total de 51 golos em 72 jogos. Antes disso, apenas passou pelo Corinthians, o que nos faz mostrar que a sua carreira no futsal não é tão extensa assim, tendo sido uma grande aposta por parte do departamento da modalidade do Sporting CP, dando ao atleta a sua primeira experiência fora do seu país e, como é o sonho de todos, na UEFA Futsal Champions League, que acabou por conquistar com a listada verde e branca.

Esta é a segunda época do número 11 de leão rampante ao peito e, diga-se, com 18 golos em 21 partidas, não está, de todo, a desiludir. Podemos mesmo a afirmar que já fez melhor que na sua época de estreia, de 2018/19 que, em 32 partidas, encheu as medidas por apenas 17 vezes.


Mas vamos concentrar-nos nesta época. Na Liga Placard, o brasileiro, natural de São Vicente, é o melhor marcador de grandes penalidades da equipa, com um tento concretizado, ocupando o quarto lugar na lista geral. Na Supertaça, primeira prova do ano, o pivô também foi destaque, tendo sido o melhor marcador, com duas finalizações certeiras frente ao SL Benfica. Já na Taça de Portugal, o atleta de 24 anos tem sido destaque: é o melhor marcador dos leões (3), o homem com maior participação nos golos (3) e o único a ter marcado um hat-trick. Como se pode perceber, todos estes números dizem respeito ao jogo deste fim-de-semana. Ou seja, Rocha precisou apenas de um jogo inspirado para conseguir aumentar os seus números e, depois de um encontro bastante duro, facilitar o acesso do Sporting CP à fase seguinte da competição. Afinal, aquilo que disse na sua apresentação, é mesmo verdade: ele sabe analisar os momentos certos e, desta vez, apareceu mesmo quando foi necessário.

 


Modalidades

Guarda-redes do Sporting dispara míssil do meio da rua e marca golaço ao Braga

Leões mantiveram invencibilidade no campeonato e conseguiram um triunfo convincente antes dos compromissos da Liga dos Campeões

Sporting venceu o Braga por 4-0, na AMCO Arena, em partida da sexta jornada da Liga Placard de futsal
Sporting venceu o Braga por 4-0, na AMCO Arena, em partida da sexta jornada da Liga Placard de futsal

25 Out 2026 | 11:41 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Braga por 4-0, na AMCO Arena, em partida da sexta jornada da Liga Placard de futsal. Os leões mantiveram a invencibilidade no campeonato e conseguiram um triunfo convincente antes dos compromissos da Liga dos Campeões. O encontro ficou marcado pelo golaço de Bernardo Paçó - que recuperou de lesão.


Gonçalo Portugal, Ivan Chishkala e Zicky Té não estiveram disponíveis para Nuno Dias. Apesar das baixas, os leões entraram melhor e chegaram à vantagem logo aos três minutos, com Alex Merlim a finalizar um contra-ataque conduzido por Diogo Santos.


O Braga tentou responder e esteve perto de marcar por Mamadú Turé, que acertou no poste. O jovem guarda-redes minhoto Gonçalo Pereira, de apenas 18 anos, também esteve em destaque e ajudou a manter a diferença mínima até ao intervalo.


Na segunda parte, aos 24 minutos, Bernardo Paçó surpreendeu com um remate potente de longa distância para fazer o 2-0. Três minutos depois, Rocha apareceu na área, rodou sobre o adversário e rematou cruzado para ampliar a diferença.

Já no último minuto, a equipa da casa arriscou no 5x4 e deu-se mal. Wesley intercetou uma bola e serviu Felipe Valério, que marcou de baliza aberta e fixou o resultado final. Neste momento, o Clube de Alvalade é primeiro com 17 pontos. O Benfica é terceiro com 11 (menos dois jogos). O próximo encontro está marcado para quarta-feira, dia 28 de outubro, às 16h00, na receção aos bielorrussos do Stalitsa Minsk, em jogo da primeira jornada da Ronda Principal da Champions League.



Modalidades

CD fecha os olhos a insinuações do Benfica sobre arbitragem após derrota com Sporting

Encarnados haviam deixado um duro comunicado nas suas plataformas sobre o juízes responsáveis pelo encontro diante dos leões, que mereceu queixa

CD da FPF absolveu o Benfica no processo disciplinar instaurado após as críticas à arbitragem da derrota por 3-2 diante do Sporting na Supertaça de futsal
CD da FPF absolveu o Benfica no processo disciplinar instaurado após as críticas à arbitragem da derrota por 3-2 diante do Sporting na Supertaça de futsal

20 Out 2026 | 14:04 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol absolveu o Benfica no processo disciplinar instaurado após as críticas à arbitragem da derrota por 3-2 diante do Sporting, na Supertaça de futsal, disputada em Vila do Conde a 5 de setembro. Em causa estavam alegadas ofensas à honra, consideração ou dignidade da equipa de arbitragem formada por Rúben Santos e Filipe Duarte.


Após o encontro, os encarnados emitiram um comunicado no site oficial onde escreveram que uma “arbitragem inadmissível retira mais um troféu ao Benfica” e que “o futsal português não pode continuar a aceitar arbitragens que adulteram resultados e decidem troféus”. As expressões levaram a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol a apresentar uma participação disciplinar.


O Conselho de Disciplina considerou, porém, que as declarações, apesar da dureza do discurso, se enquadravam numa crítica concreta às decisões tomadas durante o duelo com o Sporting. Segundo o acórdão, “não pratica a infração disciplinar o clube que publica comunicado com formulações, apesar da sua gravidade retórica, surgem inseridas em publicação com conteúdo descritivo das incidências do encontro e funcionalmente orientadas para a crítica de concretas decisões de arbitragem e dos seus efeitos ou resultados práticos”.


O órgão disciplinar acrescentou que não foi possível concluir, com o grau de certeza necessário para uma sanção, que as palavras do Benfica sugerissem uma atuação deliberadamente parcial por parte dos árbitros. “Face de tudo o exposto, e em aplicação do princípio in dubio pro reo, consideram-se não demonstrados os factos integrantes do elemento subjetivo”, pode ler-se no acórdão.

Perante esse entendimento, o Conselho de Disciplina julgou improcedente a acusação e absolveu o Benfica da infração disciplinar. O processo fica assim encerrado sem qualquer castigo para os encarnados, depois da polémica que se seguiu à Supertaça conquistada pelo Sporting.



Modalidades

Oficial! Ala que recusou renovar com o Sporting por corte 'desrespeitoso' já tem novo clube

Jogador que representou os verdes e brancos por duas vezes no decorrer da sua carreira desportiva deixou Alvalade no último verão

Taynan, ex Sporting, está de regresso ao futsal brasileiro, dez anos depois de ter deixado o país para iniciar uma aventura internacional
Taynan, ex Sporting, está de regresso ao futsal brasileiro, dez anos depois de ter deixado o país para iniciar uma aventura internacional

20 Out 2026 | 12:23 |

Icon Comentário0

Taynan está de regresso ao futsal brasileiro, dez anos depois de ter deixado o país para iniciar uma aventura internacional. O antigo jogador do Sporting foi anunciado como reforço da ACBF, atual detentora da Copa Libertadores, regressando assim à competição depois de ter terminado a ligação aos leões no final da última temporada.


O jogador terminou a segunda passagem por Alvalade depois de não ter chegado a acordo para renovar contrato. Tal como o Leonino noticiou em Exclusivo, a proposta apresentada pelo Sporting implicava uma redução de cerca de 40% no vencimento do ala, cenário que acabou por inviabilizar a continuidade do internacional cazaque no Clube.


Natural de Campina Grande, Taynan deixou o Brasil em 2016 para rumar ao Mes Sungun, do Irão, seguindo-se uma passagem de dois anos pelo Kairat. Foi durante esse período que se naturalizou cazaque e começou a representar a seleção do Cazaquistão, antes de chegar pela primeira vez ao Sporting, em 2019.


O ala representou os verdes e brancos entre 2019 e 2021 e regressou a Alvalade em 2023/24, depois de uma experiência no ElPozo Murcia. No total das duas passagens, Taynan realizou 160 encontros pelo Sporting e conquistou 10 troféus, entre os quais uma Liga dos Campeões de futsal e dois Campeonatos Nacionais.

A última temporada ficou marcada por uma lesão grave, depois de Taynan ter sofrido uma rotura do ligamento cruzado anterior e do menisco externo do joelho esquerdo. O problema limitou-o a apenas sete jogos e colocou um ponto final precoce na época, antes da saída definitiva do Sporting. Aos 33 anos, o ala regressa agora ao país natal para iniciar uma nova etapa ao serviço da ACBF.


Confira a apresentação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Ala do Sporting tarda em convencer e tem de dar ao pedal para justificar aposta
Modalidades

Exclusivo Leonino - Ala do Sporting tarda em convencer e tem de dar ao pedal para justificar aposta

18 Out 2026 | 14:14

Icon Comentário0
Oficial! Sporting reforçar-se com ala internacional por Portugal até ao fim de 2026/27
Modalidades

Oficial! Sporting reforçar-se com ala internacional por Portugal até ao fim de 2026/27

16 Out 2026 | 11:44

Icon Comentário0
Atenção! Sporting perde guarda-redes e soma mais uma baixa por lesão
Modalidades

Atenção! Sporting perde guarda-redes e soma mais uma baixa por lesão

13 Out 2026 | 11:39

Icon Comentário0