
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão é um dos jogadores em maior destaque na equipa do Sporting. O internacional português falhou apenas um dos 50 jogos que a equipa leonina já realizou, em 2024/25, e nem a lesão na mão esquerda consegue travar o extremo. No entanto, Cláudio Borges, treinador de desenvolvimento individual, afirma que o jogador arrisca-se a agravar o problema.
Em declarações ao jornal A Bola, o especialista considera também que jogar lesionado prejudica a ação de Trincão: "É um jogador com estilo muito gingão e é maior a probabilidade de queda e ao cair há a tendência de colocar a mão no chão. Ou seja, de alguma forma, fica fragilizado na ação técnica dele, porque sabe como o estilo de jogo dele permite muito contacto físico, vai estar condicionado com receio de cair, não só do contacto com a mão no adversário, mas principalmente quando cai, porque pode agravar a lesão que já tem”.
Tal como revelou Frederico Varandas, no final do jogo com o Rio Ave, Trincão jogou os últimos desafios da equipa com a mão esquerda partida e com os dedos médio e anelar imobilizados. O extremo leonino sofreu a lesão na partida frente ao Santa Clara, realizada no passado dia 12 de abril, na sequência de um choque com o central dos açorianos Luís Rocha.
Vale sublinhar que Trincão é um jogador que se preocupa muito com a sua condição física. O camisola 17 dos verdes e brancos adota hábitos muito rigorosos, ao nível da alimentação, sono e demais cuidados com o corpo - a fazer lembrar Cristiano Ronaldo. De resto, o jogador de 25 anos faz também questão de efetuar sessões de treino particulares com um ‘personal trainer’.
A cumprir a terceira temporada no Sporting, Trincão – avaliado em 30 milhões de euros - tem sido uma peça fundamental na equipa leonina. Em 2024/25, o internacional português soma nove golos, em 49 jogos com a camisola verde e branca. É o elemento do plantel com mais minutos de competição em jogos oficiais (4284) e é o “rei” das assistências de todo o campeonato, com 14 passes para golo, em 31 jornadas.
Avançado internacional sueco dos leões continua a distinguir-se na Europa pela excelente época que tem vindo a realizar em Portugal
|
Viktor Gyokeres vive uma fase de forma excecional. O avançado do Sporting já contabiliza 34 golos na Liga Portugal Betclic - sendo 12 deles marcados nas últimas oito jornadas - e lidera atualmente a lista de melhores marcadores dos campeonatos europeus. Este desempenho notável reacende a esperança de ver o camisola 9 leonino conquistar a Bota de Ouro nesta temporada.
Nesta altura, Gyokeres surge no segundo lugar do ranking, apenas atrás de Mohamed Salah. O internacional sueco tem até mais sete golos marcados do que o atacante egípcio do Liverpool – que leva 27 remates certeiros na Premier League. No entanto, o avançado leonino é prejudicado pela fórmula de cálculo que dá origem à classificação do galardão. Recorde-se que os golos marcados na Premier League, bem como nos restantes ‘big-5’, são multiplicados por dois, enquanto que, nos restantes campeonatos, o valor desce para 1,5. Assim, Salah lidera a classificação, com 54 pontos. Gyokeres surge logo atrás, com 51.
Refira-se que o atacante do Liverpool está a atravessar um período menos produtivo no que que diz respeito aos golos. O internacional egípcio já não marca ao serviço dos ‘reds’ desde o dia 8 de março, quando bisou numa vitória caseira frente ao Southampton (3-1). Desde então, apenas assinou um remate certeiro, mas com a camisola da sua seleção: marcou na vitória frente à Etiópia, por 2-0, num jogo de qualificação para o Mundial 2026 realizado no dia 21 do mês passado.
Outra boa notícia para Gyokeres é a de que o terceiro classificado, Robert Lewandowski, está lesionado e vai falhar os próximos jogos do Barcelona. O atacante polaco soma 50 pontos no ranking da Bota de Ouro, graças aos 25 golos que já marcou na La Liga. A fechar o top-5 estão o inglês Harry Kan, com 24 golos na Bundesliga, ao serviço do Bayern Munique, que se traduzem em 48 pontos, e Mateo Retegui, internacional italiano da Atalanta que soma 46 pontos, fruto de 23 golos apontados na Série A.
Viktor Gyokeres - que foi muito elogiado pelo ex-internacional brasileiro Júlio Baptista - vai tentar repetir o feito alcançado por dois históricos do Sporting. Em 1973/74, Hector Yazalde foi o vencedor, numa época em que faturou por 46 ocasiões no campeonato português - um recorde nacional. Já em 2001/02, foi a vez de Mário Jardel conquistar a Bota de Ouro, graças aos 42 tentos que apontou. O antigo atleta brasileiro foi o último jogador fora dos ‘big-5’ a vencer o galardão.
Jogador que tem brilhado ao serviço da equipa orientada por Rui Borges continuar a reunir vários interessados pela Europa fora
|
O futuro de Viktor Gyokeres, avançado do Sporting em destaque por uma temporada de alto rendimento, continua a gerar debate e interesse crescente à medida que se aproxima o mercado de verão. Entre os mais recentes elogios ao 'homem da máscara' de Alvalade destaca-se a voz de Júlio Baptista, antigo internacional brasileiro, que se junta ao coro de admiração pelo goleador leonino.
Em entrevista ao site FooItalia, o ex-jogador não poupou nas palavras ao analisar o impacto que Gyokeres poderia ter em solo britânico, um dos destinos mais prováveis, apontando até os gunners como o clube ideal para o internacional sueco, eles que já chegaram a tentar, até, levar a cabo este negócio.
"Comprar um avançado não é fácil. Sei que o Arsenal está à procura, mas muitos outros clubes também estão. Há muitos clubes que vão procurar um 9 este verão, mas o Arsenal tem uma vantagem sobre um clube como o Manchester United, por exemplo, simplesmente porque está mais estável neste momento", fez notar o antigo jogador canarinho, antes de prosseguir.
"Viktor Gyokeres tem números incríveis. O Arsenal é uma das equipas que supostamente está muito interessada nele, e percebo o motivo. Penso que o novo diretor desportivo, Andrea Berta, gosta muito dele. Estava, aliás, no seu radar quando era diretor desportivo do Atlético de Madrid", acrescentou. Júlio Baptista.
Importa recordar que Gyokeres - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - já passou futebol inglês, com destaque no Coventry City, antes de rumar a Alvalade. No Sporting desde julho de 2023, o ponta de lança já apontou 91 golos e 27 assistências em 97 jogos com a Listada verde e branca, num total de 7.937 minutos em campo.
Médio japonês dos leões lesionou-se ao serviço da seleção mas, ao que tudo indica, deverá voltar a ser opção para Rui Borges em breve
|
O boletim clínico do Sporting volta a trazer motivos de otimismo para Rui Borges. A extensa lista de lesionados que chegou a preocupar os adeptos leoninos no arranque de 2025 começa gradualmente a diminuir e, esta semana, a equipa técnica recebeu uma boa notícia: Hidemasa Morita regressou aos treinos sem limitações e, segundo avançou o jornal A Bola, poderá já integrar as opções para o próximo encontro frente ao Boavista.
Afastado dos relvados desde 20 de março, altura em que contraiu um traumatismo no pé esquerdo ao serviço da seleção japonesa, num encontro diante do Barém, Morita voltou a treinar sem restrições na Academia de Alcochete. A recuperação decorreu dentro dos prazos previstos e a equipa médica deu luz verde ao seu regresso à competição, tal como Rui Borges já havia antecipado numa conferência anterior.
O médio nipónico, vale lembrar, já assumiu o papel de destaque no meio-campo leonino. Ainda assim, o técnico não pretende precipitar o regresso à titularidade. Apesar da admiração que tem pelas qualidades do internacional japonês, Borges prefere adotar uma abordagem cautelosa, privilegiando a estabilidade da equipa titular e evitando riscos físicos nesta fase sensível da temporada.
Assim, para o embate com o Boavista, marcado para domingo às 20h30, no Estádio do Bessa, e válido para a 31.ª jornada do campeonato nacional, Morita deverá iniciar o jogo no banco. A dupla formada por Morten Hjulmand e Zeno Debast, que tem sido a aposta recorrente nos últimos encontros, continuará a segurar o meio-campo verde e branco.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. As mais recentes informações dão conta da cada vez mais provável saída do jogador de Alvalade, até pelo facto de, por mais do que uma vez, este se ter negado a renovar contrato.