
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting voltou, esta quinta-feira, dia 1 de abril, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo. David Moreira e João Muniz, defesa da equipa B, foram as grandes novidade na sessão de trabalho de trabalhos em pleno Dia Internacional do Trabalhador.
Na época passada, João Muniz era presença constante nos treinos da equipa principal do Sporting, então liderada por Ruben Amorim. Tudo indicava que, também ele, iria celebrar oficialmente o título com os seus colegas, mas acabou por se estrear na equipa A. Agora, espera merecer oportunidade de Rui Borges.
Por outro lado, David Moreira, apesar de se encontrar em final de contrato com o Clube de Alvalade, tudo indica que o futuro do atleta continuará a ser de Leão ao peito. O emblema verde e branco já trabalha na renovação do vínculo com o lateral esquerdo cabo-verdiano que tem dado cartas na agora turma de João Gião.
Mais uma vez, Nuno Santos (recupera de uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito), João Simões (fratura do quinto metatarso do pé direito) e Daniel Bragança (rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) voltaram a ficar de fora das opções.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente. O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por César Peixoto, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Jogador importante para os planos de Rui Borges está a ser sondado pelo clube inglês e os milhões em causa poderão tornar-se irrecusáveis
|
Ousmane Diomande é apontado como uma das principais opções do Newcastle para reforçar a defesa na próxima temporada, segundo revelou o portal britânico GiveMeSport, que coloca o central do Sporting entre os três alvos prioritários identificados pelos magpies para o mercado de verão de 2025, um interesse que, naturalmente, gera preocupação em Alvalade.
A estrutura diretiva do Newcastle continua determinada em contratar um central de topo para 2025/26, sendo que Van Hecke poderá surgir como uma solução mais acessível, em contraste com Diomande, cuja cláusula de rescisão está fixada nos 80 milhões de euros. O jogador está vinculado ao Sporting até junho de 2027 e a SAD leonina não demonstra intenção de facilitar uma saída abaixo dos valores estipulados.
Além de Diomande, o clube inglês está de olho em Jan Paul van Hecke, do Brighton, e Malick Thiaw, do AC Milan. Tratam-se de alternativas avaliadas pelo treinador Eddie Howe depois do clube ter falhado, no verão passado, a contratação de Marc Guéhi, do Crystal Palace.
Contratado pelo Sporting em janeiro de 2023 por 7,5 milhões de euros ao Midtjylland, Diomande deu nas vistas quando esteve cedido ao Mafra, na primeira metade da época 2022/23. Foi aí que o departamento de scouting dos leões identificou o seu potencial e o levou para Alvalade, onde rapidamente se impôs como titular. O central verde e branco até foi destacado, recentemente, por Kikas, que considerou que este foi o defesa mais difícil que já enfrentou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.592 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Craque do emblema de Alvalade alcançou marca especial com a Listada verde e branca e, nesse sentido, já reagiu, destacando o esforço diário
|
Francisco Trincão admitiu que atingir a marca dos 150 jogos com a camisola do Sporting aconteceu mais cedo do que imaginava, revelação feita numa entrevista à Sporting TV divulgada na passada quarta-feira, 30 de abril, após ter alcançado esse feito no encontro diante do Boavista, no último domingo.
"Muito orgulho, muita correria e muita coisa, mas, acima de tudo, muito orgulho. Tinha este objetivo, mas não esperava que fosse tão rápido. Foi mais rápido do que eu esperava, mas é bom sinal porque é sinal de que jogo um grande número de jogos e isso deixa-me feliz", fez notar o internacional português que participou no triunfo por 5-0 sobre os axadrezados.
"Foi num jogo cheio de Sportinguistas e com uma boa vitória, a maior de sempre no Estádio do Bessa. Não marquei, mas assisti, que é algo de que gosto muito também e, por isso, no geral foi bastante bom", acrescentou o atleta que, de seguida, comentou o facto de esta ser a época mais produtiva da sua carreira até ao momento, com oito golos e 14 assistências no campeonato.
"Tem sido assim porque tenho grandes jogadores ao meu lado. Seja o Viktor, o Conrad [Harder]... todos ajudam. Isso valoriza-me, mas é graças à equipa também. Às vezes também é uma questão de sorte, mas a sorte também dá muito trabalho”, afirmou com um sorriso, deixando claro que a consistência não surge por acaso: "É preciso descansar, comer bem, fazer muito ginásio e conhecer o meu corpo. Aos 25 anos isto já é mais fácil porque já sei como me preparar".
A cumprir a terceira temporada no Sporting, Trincão – avaliado em 30 milhões de euros - tem sido uma peça fundamental na equipa leonina. Em 2024/25, o internacional português soma nove remates certeiros em 49 jogos com a Listada verde e branca. É, ainda, o 'rei' das assistências de todo o campeonato, com 14 passes para golo, em 31 jornadas.
Jogador que brilhou ao serviço do Clube de Alvalade analisou a grande época que tem sido feita pelo internacional sueco de leão ao peito
|
Viktor Gyokeres continua a colecionar elogios e, desta vez, foi Mário Jardel, um dos maiores goleadores da história do futebol europeu, quem se rendeu ao talento do internacional sueco. A partir de Fortaleza, no Brasil, o antigo avançado de Porto e Sporting tem acompanhado de perto o desempenho do novo goleador leonino e não hesita em compará-lo aos seus próprios tempos de glória, reconhecendo em Gyokeres traços que lhe recordam os seus melhores anos nos relvados.
"Está com uma média muito boa, uma média à Mário Jardel", fez notar o ex-internacional brasileiro, numa entrevista concedida ao jornal Record, referindo-se aos impressionantes 38 golos em 31 jogos de Gyökeres esta temporada, no campeonato. Para Jardel, que venceu a Bota de Ouro em duas ocasiões (1998/99, com o Porto, e 2001/02, com o Sporting), os números falam por si.
"Tem tudo para ser o artilheiro da Europa", garantiu o ex-jogador, embora reconheça que Mohamed Salah possa beneficiar do coeficiente da Premier League no cálculo do troféu. Ainda assim, para Super Mário, tudo é possível quando se existe "superação".
Jardel, nesta mesma conversa, deixou ainda claro que gostaria de ter jogado ao lado de Gyokeres. "Tem força, tem técnica e, simultaneamente, sabe fazer golos", acrescentou, antes de prosseguir: "Ele vai passar os 45 golos no campeonato. Só não acontecerá se tiver algum azar e se lesionar".
O 'homem da máscara', no entanto, tem cada vez mais clubes interessados na sua contratação, algo que, para Jardel, até é surpreendente que ainda não se tenha verificado: "Não sei como o Sporting está a conseguir manter este jogador. Já era para estar num Real Madrid ou num Barcelona. Não fica atrás de qualquer outro avançado do mundo, é titular em qualquer seleção do mundo. É jogador para estar num Real Madrid, num Barcelona, num Milan ou num Bayern Munique".