
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2025 | 06:35 |
Luis Suárez pode muito bem fazer parte do onze inicial do Sporting na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Casa Pia. As indicações deixadas pelo jogador nestes primeiros tempos aos trabalhos de Rui Borges têm vindo a impressionar o treinador e esta possibilidade vai ganhando cada vez mais força.
Segundo informações reveladas pelo jornal Record, no decorrer da semana - enquanto os leões preparam a deslocação a Rio Maior -, o avançado colombiano foi-se mostrando bastante comprometido e disposto a aprender as novas ideias do técnico verde e branco. Além disso, os bons índices físicos apresentados e facilidade em absorver as ideias de Rui Borges deixa-o em vantagem.
Fora o esforço nas sessões de trabalho do Sporting, a mesma fonte adianta que Suárez tem vindo a realizar algumas horas extra. Depois das sessões matinais na Academia Cristiano Ronaldo, o jogador acaba por prolongar a preparação no relvado, com exercícios específicos de finalização e movimentações.
Ao que parece, esta deverá ser a única mudança de Rui Borges em comparação à Supertaça para o embate diante do Casa Pia, que se disputa na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, em Rio Maior, pelas 20h15. Suárez deverá entrar para o lugar de Conrad Harder e, de resto, também Alisson Santos entra nos eleitos para o encontro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros - soma uma partida. O internacional colombiano foi suplente utilizado na Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Benfica, tendo disputado um total de 22 minutos.
Atleta que reforçou o Clube de Alvalade em janeiro de 2025 tem sido peça importante para os triunfos da turma de Rui Borges
06 Ago 2025 | 03:00 |
Rui Silva - que recebeu apoio importante de Rui Borges - tem lugar na Seleção Nacional orientada por Roberto Martínez. Neste Exclusivo Leonino, Ricardo Rebelo-Gonçalves, treinador de guarda-redes do Caldas e autor do livro o autor do livro 'O Guarda-Redes também joga', deixa elogios ao guardião do Sporting, destacando o papel do mesmo na conquista da Liga Portugal Betclic.
Ricardo Rebelo-Gonçalves elogia Rui Silva: “Fundamental na equipa do Sporting”
“Desde a sua chegada, Rui Silva tem sido uma peça fundamental na equipa do Sporting, tendo mesmo um papel muito importante na conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal. A sua qualidade e experiência permitiram uma adaptação muito rápida ao futebol português e à dinâmica da equipa”, começou por afirmar Ricardo Rebelo-Gonçalves, destacando as qualidades do guardião leonino.
O treinador de guarda-redes do Caldas e autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’ destacou a tranquilidade do reforço de inverno do Sporting: “Mesmo perante cenários de dificuldades que equipa foi sofrendo desde a saída de Ruben Amorim, Rui Silva transmitiu estabilidade à defesa leonina. Este foi, porventura, o maior fator de destaque na afirmação de Rui Silva: a sua tranquilidade e regularidade, transmitindo uma sensação de fiabilidade na baliza”.
Rui Silva na Seleção? Ricardo Rebelo-Gonçalves destaca guardião do Sporting: “Sem sombra de dúvidas”
Relativamente à presença de Rui Silva nas convocatórias de Roberto Martínez, Ricardo Rebelo-Gonçalves é perentório: “Sem sombra de dúvidas! Temos um leque de guarda-redes com condições para representar a equipa nacional, onde claramente o Rui Silva é um dos 3 ou 4 guarda-redes incontornáveis a estarem presentes nas convocatórias para a Seleção Nacional”.
“Para um espaço de Seleção, creio que a maturidade competitiva é um aspeto essencial para a sua adaptação ao estilo de jogo da equipa e da competição, e para a sua relação com a defesa, para além das habituais qualidades técnicas e táticas ou perfil de carreira. Desta forma, o Rui Silva é um guarda-redes perfeitamente capaz”, finalizou Ricardo Rebelo Gonçalves.
Quando questionado sobre as condições que definem um guarda-redes do futebol moderno, o aturo do livro o ‘O Guarda-Redes também joga’ destaca o aspeto mental: “No final, o que faz grande diferença é essencialmente a questão da mentalidade e da consistência que conseguem demonstrar na sua performance, ou seja, nas condições mais reais daquilo que é o jogo e onde os seus comportamentos e ações emergem em função do envolvimento”.
Emblema brasileiro orientado por Abel Ferreira parecia estar fora da corrida, mas novos dados apontam para uma nova tentativa em Alvalade
06 Ago 2025 | 00:30 |
Afinal, o Palmeiras ainda não terá desistido da contratação de Matheus Reis. Ao contrário do que tinha sido noticiado recentemente, o defesa-lateral esquerdo brasileiro ainda pode voltar à sua terra natal na presente janela de transferências de verão.
A notícia é avançada pelo jornal A Bola. A imprensa nacional informa que o Palmeiras tentou, inicialmente, o empréstimo de Matheus Reis, junto dos seus representantes, mas esbarrou numa regra da FIFA: o organismo que tutela o futebol mundial impede cedências no último ano de contrato do jogador.
No entanto, a mesma fonte explica que este pode não ser o fim da linha para o namoro entre o Palmeiras e Matheus Reis. Isto porque o emblema orientado por Abel Ferreira está determinado em contratar o jogador do Sporting, e pondera mesmo avançar com uma proposta que o leve em definitivo para o Brasil.
A esperança do Palmeiras, que não pretende gastar uma quantia avultada de dinheiro neste negócio, é que o Sporting facilite a saída do jogador e não faça grandes exigências, uma vez que Matheus Reis está no último ano de contrato com os leões, e é livre para assinar com outro clube a partir de janeiro.
De resto, do lado do Sporting, existe abertura para a venda. A compra de Ricardo Mangas, o regresso de Nuno Santos, e os bons desempenhos de Maxi Araújo, deixam os leões com muitas opções para o lado esquerdo da defesa. Da parte de Matheus Reis, a posição parece ser a mesma, principalmente depois dos episódios que aconteceram após a final da Taça de Portugal.
Jogador contratado pelo Clube de Alvalade recentemente ainda não foi apresentado, mas os adeptos já sabem como o podem reconhecer em campo
06 Ago 2025 | 00:02 |
Georgios Vagiannidis já foi inscrito na Liga Portugal pelo Sporting. O defesa-lateral direito chega a Alvalade proveniente do Panathinaikos, depois de um namoro de mais de um ano com os leões, e de ter sido um dos reforços mais desejados por Rui Borges.
Para além disto, no site da Liga é possível ainda observar outro dado interessante: o jogador já tem número atribuído para a camisola que vai vestir a partir de 2025/26. Georgios Vagiannidis vai jogar com o 13 nas costas, o mesmo utilizado pelo mítico Sebastian Coates quando chegou ao Sporting.
Quem continua à espera para ser inscrito pelo Sporting nas competições oficiais é Ricardo Mangas. A expetativa dos leões era que a situação com o ex-Spartak Moscovo se resolvesse rapidamente, mas a documentação necessária à inscrição do português ainda não deve ter chegado a Alvalade.
Pelo menos Georgios Vagiannidis era para ter sido oficialmente apresentado aos sócios do Sporting esta terça-feira, dia 5 de agosto. No entanto, a notícia da morte de Jorge Costa mudou os planos dos leões, que decidiram adiar o anúncio, num sinal de respeito para com o Porto e a família do antigo jogador de futebol. No entanto, o jogador já treinou com a equipa principal verde e branca.
Sendo assim, a expetativa é de que esse anúncio aconteça na próxima quarta-feira, dia 6 de agosto. Vale a pena relembrar que o Sporting gastou 12,5 milhões de euros fixos, mais 2,5 em objetivos, para comprar o passe de Vagiannidis ao Panathinaikos. O jogador assinou com os leões até 2030, e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.