Futebol
Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber
05 Jan 2026 | 17:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Mar 2025 | 22:50 |
O Sporting bateu o Estoril por 3-1, esta segunda-feira, dia 3 de março, em jogo a contar para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No final da partida, Rui Borges deixou elogios à exibição da sua equipa e sublinhou o "grande jogo" de alguns jogadores como Zeno Debast e Viktor Gyokeres.
"Gostei do jogo todo, dos 90 minutos. A equipa tentou ser pressionante sempre, bem ligada à estratégia. Mas mais do que isso, deixe-me enaltecer a entrega da equipa, a camaradagem, os miúdos. Os adeptos. Pedir este apoio que nos têm dado, que nos deram hoje. É importante olharem para a equipa, perceberem as dificuldades que temos tido para fazer o onze, até. Estamos a jogar com miúdos titulares da equipa B, outros que nem eram titulares. Pedir aos adeptos para continuarem a acreditar, a dar este apoio. É importante os miúdos sentirem esse carinho e confiança. O ambiente foi muito bom para que a equipa conseguisse estar num bom nível nos 90 minutos", começou por analisar, em declarações à Sport TV.
Questionado sobre como tem sido a preparação com tantas lesões, o técnico diz que o Clube vai ser sempre capaz de arranjar soluções: "É desafiante. Mas, acima de tudo, o nosso acreditar no trabalho, que somos capazes de arranjar soluções e de as encontrar, de dignificar o Sporting... A felicidade de podermos estar no Sporting tem de estar acima de qualquer problema, lesão ou castigo. Os adeptos começam a sentir isso, percebem isso, e não tem faltado esse apoio. Têm sido fantásticos. É isso que peço, que continuem a acreditar, a dar esse carinho, que vai ser muito importante nesta reta final, para o crescer da equipa. Iremos ser sempre muito fortes e iremos dignificar o Sporting".
Rui Borges deixou ainda elogios à exibição de Eduardo Felicíssimo que se estreou pela equipa A: "Fez um grande jogo, saiu pelo amarelo. Estava muito bem no jogo, tranquilo, calmo, a dar segurança. É um miúdo que percebeu bem a estratégia, o que o mister lhe pediu. Pediu-lhe para ser feliz, para errar muito. Faz parte do crescimento. A sorte de uns é o azar de outros. Temos o Edu com 18 anos, o Zé com 19 anos, o Harder também. Arreiol também 19 anos... É uma equipa muito, muito jovem. E volto a dizer. Tem sido importante toda a gente perceber isso. O Edu fez um belíssimo jogo. Todos dão o seu máximo e tentam ajudar".
O treinador do Clube de Alvalade abordou ainda a gestão feita com Viktor Gyokeres: "Era algo que sabíamos. Acima de tudo, o Sporting é feito de bons profissionais em todos os setores. A confiança que existe diariamente na estrutura, em todos os departamentos, é mil por cento. Acreditamos e confiamos muito uns nos outros. Há coisas que não controlamos, é tentar gerir da melhor forma para no futuro sermos cada vez mais fortes. O Viktor voltou ao velho Viktor. Percebeu, entrou na estratégia do jogo, entendeu o que o jogo ia exigir dele. Mas não só o Viktor. Vou falar do Zeno. Encheu o campo hoje. Fez um grande jogo, numa posição na qual se está a adaptar. Um belíssimo jogo", completou.
Pupilo de Rui Borges foi titular na partida, mas está fora da competição após desaire pesado (4-0) e vai juntar-se ao plantel verde e branco
05 Jan 2026 | 22:42 |
A Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0, este segunda-feira, dia 5 de janeiro, confirmou a passagem aos quartos de final da CAN. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Os nigerianos precisaram de apenas cinco minutos para fazer dois golos, um de Ademola Lookman (20') e outro de Victor Osimhen (25'), com duas assistências de Akor Adams. Os autores dos dois primeiros golos protagonizaram um momento de tensão pouco depois, numa troca acesa de palavras que acabou com um encostar de cabeças e a intervenção dos colegas de equipa.
A vantagem de dois golos manteve-se até ao intervalo e o segundo tempo arrancou com o bis de Osimhen, após assistência de Lookman. Apesar das alterações, a equipa moçambicana não conseguiu fazer frente à superioridade do adversário, que ainda deu contornos de goleada ao resultado por Adams (75 minutos).
Desta forma, Moçambique cai nos "oitavos" da competição e é provável que Rui Borges - que tem vários jogadores ausentes - tenha Geny Catamo à disposição para a final da Taça da Liga, caso o emblema verde e branco consiga levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Diretor-executivo do Correio da Manhã Rádio considerou ainda que técnico foi despedido por ser “o quarto pior treinador com percentagem de vitórias desde 1962”
05 Jan 2026 | 20:49 |
Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O futuro do português permanece agora incerto, mas Pedro Sousa, no canal Now, garantiu que não há qualquer hipótese de o técnico voltar ao Sporting num futuro próximo.
Pedro Sousa: "Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim"
"Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim", garantiu, adiantando que o mesmo vai receber cerca de 11,6 milhões de euros de indemnização. O diretor-executivo do 'Correio da Manhã Rádio' referiu ainda que Ruben Amorim foi demitido não por “estar a dois ou três pontos” da Liga dos Campeões, mas sim por ser “o quarto pior treinador da História em percentagem de vitórias desde 1962”.
A decisão dos responsáveis ingleses surgiu na sequência das duras declarações do ex-leão a seguir ao empate em Leeds (1-1), depois de dar a entender que estava profundamente desagradado com decisões tomadas sem o seu aval, argumentando que era o manager do United e não apenas o treinador.
Marco Silva, treinador do Fulham, foi rapidamente apontado como um dos favoritos para suceder ao compatriota no cargo. De acordo com o "The Telegraph", o antigo técnico do Clube de Alvalade é visto com bons olhos por Christopher Vivell, diretor de scouting dos 'red devils'.
Os números de Ruben Amorim em Old Trafford desapontaram a direção. Na presente temporada, somou oito vitórias em 21 jogos oficiais, um registo aquém das expetativas elevadas que sempre acompanham o clube inglês. O Manchester United ocupa, neste momento, o sexto lugar da Premier League.
Ruben Amorim muito sorridente depois do despedimento do Man Utd:
Treinador que passou pelo emblema verde e branco lembrou os sucessivos despedimentos do técnico das águias ao longo da carreira e pede mais respeito
05 Jan 2026 | 19:34 |
Octávio Machado deixou uma resposta às críticas de José Mourinho, que afirmou que o Porto era mal treinado antes da sua chegada, em 2002/03, num ataque direto ao antigo treinador do Sporting, não gostou dos comentários e arrasou o treinador do Benfica.
Octávio Machado: "Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira"
"Tenho um grande respeito pelo pai dele e por isso não chamo Mourinho. Chamo José Mário. É uma declaração maldosa e que demonstra péssima memória e confusão naquela cabeça. Má memória porque ele devia dizer que esteve dentro de um carro com um empresário, até porque o presidente do Porto fazia anos, à espera que os convidados saíssem para ele entrar. Não sei como se presta a isto. Como jogador, calçava os pés ao contrário e estava muito longe daquilo que fui. Se tem inveja de ser como eu, é outra coisa. Eu era tão mau treinador que ele, efetivamente, não conseguiu fazer melhor. Tem memória confusa, está muito perturbado. (…) Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira", afirmou na CMTV.
Octávio Machado: "Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade"
Octávio Machado lembra os sucessivos despedimentos do técnico das águias: "O estatuto que alcançou na carreira devia dar-lhe mais responsabilidade. Devia ter respeito. Que jogue mais, que não seja vendedor de banha da cobra. Há quantos anos não ganha um título? Ele tem um currículo invejável, mas foi o que foi mais vezes despedido e que ganhou mais indemnizações. Vale o que vale… Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade".
O comentador atacou ainda o trabalho de José Mourinho no Benfica: "Está a dez pontos. Trouxe com ele uma onde normal e natural de esperança na recuperação, é normal. No Porto tinha feito a mesma coisa. Se fores a comparar com o final da época, melhorou zero. No Benfica está a ser igual", afirmou.
Octávio Machado foi treinador do Sporting durante três temporadas - entre 1995 e 1997. No total, em 52 jogos, o técnico venceu 32 jogos, empatou 12 e perdeu sete encontros. Venceu uma Supertaça (1995/96). Foi ainda o diretor geral do futebol leonino em 2015/16, com Jorge Jesus (Recorde o seu percurso AQUI).
Veja as críticas de José Mourinho a Octávio Machado: