
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Morten Hjulmand é cada vez mais uma das grandes figuras da equipa do Sporting. O capitão verde e branco é, no entanto, uma dar de cabeça para Rui Borges, uma vez que está a um cartão amarelo de falhar o dérbi decisivo com o Benfica. Antes, há o jogo com o Gil Vicente, e o médio dinamarquês já fez saber que quer ir a jogo.
O Sporting defronta o Gil Vicente, em casa, no próximo domingo, dia 4 de maio, no encontro referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic - e último antes do dérbi que pode decidir o título. Rui Borges, treinador dos leões, vai debatendo se usa, ou não Morten Hjulmand nesse jogo contra os gilistas, uma vez que ficaria sem o capitão caso este visse cartão amarelo na receção à equipa de Barcelos.
Se o técnico ainda está a decidir, para Morten Hjulmand a situação está clara: o médio do Sporting quer ir a jogo contra o Gil Vicente. O capitão dos leões já terá tido uma conversa com Rui Borges, em que partilhou que o seu desejo seria participar nessa partida como se tudo estivesse na ordem do normal.
A verdade é que, jogando ou não, e começando de início, ou saltando do banco de suplentes, Rui Borges quereria sempre fazer uma gestão ao jogador - tanto para baixar a possibilidade de ver algum cartão, como para permitir algum descanso antes de jogos muito importantes, no final de uma temporada que foi muito desgastante para o plantel.
Por enquanto, a decisão não parece tomada. A verdade é que, durante a semana, Rui Borges foi experimentando algumas soluções no meio campo, que não incluíam Morten Hjulmand - Zeno Debast, Hidemasa Morita e Ricardo Esgaio foram os utilizados pelo treinador leonino para ocupar o miolo verde e branco.
Treinador verde e branco tem o puzzle praticamente montado para o jogo com os gilistas, mas ainda há alguns detalhes para definir
|
A última partida do Sporting, contra o Boavista, está a dar algumas dores de cabeça a Rui Borges na preparação do próximo jogo, contra o Gil Vicente. Ousmane Diomande está impedido de jogar, devido a acumulação de amarelos, e o treinador verde e branco vai ter de decidir entre Matheus Reis e Jeremiah St. Juste.
Começar por dizer que, apesar de se ter visto alguma alternância nas escolhas ao longo do ano, o trio titular do eixo defensivo do Sporting parece encontrado: Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma. Sendo assim, na impossibilidade do costa marfinense, os dois portugueses devem manter a titularidade.
Com Zeno Debast a ocupar uma posição no meio campo do Sporting, perfilam-se no banco de suplentes os dois possíveis substitutos a Ousmane Diomande: são eles Matheus Reis e Jeremiah St Juste. O brasileiro também pode fazer o lugar de lateral, mas está 'à bica', e se vir o cartão amarelo contra o Gil Vicente, ficará indisponível para a partida frente ao Benfica.
Sendo assim, ganha força, pelo menos de início, a opção de Jeremiah St Juste: o defesa central neerlandês tem estado em bom plano nos últimos meses, jogando com alguma regularidade, após o regresso ao plantel depois do erro na partida com o Arouca.
A decisão está, por enquanto, única e exclusivamente nas mãos de Rui Borges. O treinador verde e branco vai utilizar os últimos treinos para fazer as suas opções, tanto neste assunto, como, por exemplo, em relação à titularidade de Morten Hjulmand.
Presidente dos leões tomou uma decisão em relação a um dossier importante da equipa de Alvalade, e o conjunto verde e branco pode perder muitos milhões
|
Afinal, Hidemasa Morita pode mesmo ficar no Sporting após o final desta época. O médio nipónico terá recusado renovar contrato com os leões (o atual termina em 2026), e era esperado que o conjunto verde e branco tentasse faturar enquanto pode, mas Frederico Varandas terá outros planos e o jogador pode mesmo ficar em Lisboa.
O jornal Record avança que o Sporting quer ficar com Hidemasa Morita até ao fim do seu contrato, em 2026. Relembrar que o jogador não pretende renovar com o Sporting porque, devido à sua idade, considera ser a altura certa para experimentar outros campeonatos, sendo, por exemplo, um confessor adepto da Premier League, de onde já recebeu interesse do Leeds United. Relembrar que o jogador foi, recentemente, vítima de uma partida dos colegas.
Daí, a recusa em renovar com o Sporting. Os leões, por seu turno, já estudam como podem tirar o maior rendimento possível da situação. E é neste estudo verde e branco que surge a possibilidade de Morita ficar até ao final do seu contrato, e deixar o Clube a custo zero no verão de 2026.
Frederico Varandas já definiu a estratégia para lidar com a possível saída. O Sporting quer uma quantia de, pelo menos, oito milhões de euros pelo passe do médio nipónico, algo que já permitiria ao Clube mais do que duplicar o investimento feito, inicialmente, em Hidemasa Morita (3,45 milhões de euros).
Caso uma proposta nestes termos nunca chegue a Alvalade, o futuro de Hidemasa Morita está definido: ficará no Sporting mais uma época, antes de sair do Clube a custo zero. Os responsáveis leoninos acreditam que será mais rentável tirar rendimento financeiro do jogador na próxima temporada caso não recebam uma oferta que ronde os valores que procuram.
Equipas da primeira divisão inglesa estão muito interessadas nos serviços do craque verde e branco que se tem destacado esta temporada
|
Muito dinheiro de Inglaterra para assustar o Sporting. Há vários clubes ingleses interessados em garantir os serviços de Francisco Trincão, extremo dos leões que tem sido um dos grandes destaques da equipa verde e branca esta temporada.
As exibições do extremo não têm passado ao lado dos gigantes europeus, com destaque para o seu desempenho pela Seleção na Liga das Nações. O jornal Record avança mesmo que, desde essa altura que pelo menos três emblemas da Premier League fizeram sondagens junto do Sporting por Francisco Trincão.
Esses contactos terão sido meramente exploratórios, mas o assédio já começou, e já se fala em possíveis salários para Francisco Trincão em Inglaterra. Alguns dos clubes interessados apresentaram valores a rondar os três milhões de euros por temporada, basicamente duplicando aquilo que o extremo ganha no Sporting.
Do lado do Sporting, Francisco Trincão é visto como um dos intocáveis do plantel. Os responsáveis leoninos estão, neste momento, muito empenhados na renovação do vínculo do jogador verde e branca, sendo que a Listada verde e branca com o '10' nas costas pode passar a ser do extremo português a partir do próximo ano.
Tendo em conta este estatuto de Francisco Trincão no grupo, a sua importância e qualidade que tem demonstrado, o Sporting só estará disposto, neste momento, a permitir a saída do jogador pelo valor da cláusula de rescisão. Em Inglaterra, esse valor não deveria ser impeditivo, pelo que os tubarões continuam atentos.