Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges faz história no Sporting e há apenas um registo melhor neste século

Treinador da equipa leonina continua a impressionar em Alvalade e os números colocam-no ao lado dos maiores nomes do Clube

Sporting de Rui Borges de 2025/2026 atingiu a marca de 127 golos, apenas inferior a de 2023/2024, com Ruben Amorim
Sporting de Rui Borges de 2025/2026 atingiu a marca de 127 golos, apenas inferior a de 2023/2024, com Ruben Amorim

13 Mai 2026 | 15:45 |

Icon Comentário0

Rui Borges continua a deixar marca no Sporting e os números ofensivos da equipa leonina estão a surpreender tudo e todos em Alvalade. Mesmo sem Viktor Gyokeres durante parte da temporada, os verdes e brancos mantêm um registo goleador impressionante.


Os leões já somam 127 golos em 54 jogos esta época, igualando o total da temporada passada, quando ainda faltam disputar dois encontros oficiais. Desde que assumiu o comando técnico do Sporting, em dezembro de 2024, Rui Borges devolveu à equipa uma capacidade ofensiva que já entra para a história recente do clube.


Neste século, apenas a temporada de 2023/24, orientada por Ruben Amorim, apresenta melhores números ofensivos. Nessa altura, o Sporting terminou com uns impressionantes 141 golos marcados, muito graças aos 43 tentos apontados por Viktor Gyokeres.


Ainda assim, o atual técnico leonino apresenta uma média goleadora que impressiona: 184 golos em 83 jogos, o que corresponde a 2,22 golos por partida. Um registo superior ao de nomes como Ruben Amorim, Jorge Jesus, Leonardo Jardim, Marco Silva - que pode ir para o Benfica - ou Paulo Bento.

Luis Suárez tem sido uma das grandes figuras da equipa nesta temporada, com 36 golos e sete assistências, mas também Francisco Trincão e Pote continuam a assumir papel decisivo no ataque leonino. O Sporting segue agora focado na receção ao Gil Vicente e na final da Taça de Portugal frente ao Torreense, procurando fechar 2025/26 com um troféu para os adeptos.



Futebol

Sporting sofre golo aos 90+1' e empata com o Académico de Viseu (2-2)

Já em tempo de compensação, jogador adversário apareceu na área e bateu o guarda-redes leonino para estabelecer igualdade no marcador

Equipa de sub-23 do Sporting esteve muito perto de somar mais uma vitória na Liga Next Gen, mas acabou castigado frente ao Académico de Viseu (2-2)
Equipa de sub-23 do Sporting esteve muito perto de somar mais uma vitória na Liga Next Gen, mas acabou castigado frente ao Académico de Viseu (2-2)

15 Set 2026 | 19:25 |

Icon Comentário0

A equipa de sub-23 do Sporting esteve muito perto de somar mais uma vitória na Liga Next Gen, mas acabou castigado já depois dos 90 minutos. Os jovens leões empataram 2-2 na receção ao Académico de Viseu, num encontro da sexta jornada em que chegaram a estar na frente do marcador até ao período de compensação.


A formação viseense entrou melhor e inaugurou o marcador logo aos 9 minutos, por Aleix Pérez, que finalizou uma boa combinação ofensiva. A resposta leonina surgiu praticamente de imediato, com Leonardo Varela a acertar no poste e Gabriel Silva a falhar a recarga por muito pouco.


A igualdade surgiu ainda antes do intervalo, na sequência de uma grande penalidade conquistada por Gabriel Silva. Rafael Besugo (45') não desperdiçou, levando o encontro empatado para o descanso. Na etapa complementar, o Sporting surgiu bastante mais agressivo e o domínio acabou por dar frutos aos 81 minutos. Na sequência de um pontapé de canto, Daniel Lopes apareceu na área e, de cabeça, colocou o Sporting em vantagem (2-1).


No entanto, aos 90+1', Miguel Almeida apareceu na área e bateu o guarda-redes leonino para estabelecer o 2-2. O Sporting ainda teve duas oportunidades claras nos instantes finais, com Victor Guzmán e João Rijo a obrigarem Raphael Nunes a duas boas intervenções.

O onze inicial apresentado por Leandro Grimi foi composto por: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), Daniel Lopes, Diego Coxi (C), Jakub Stasiak, André Machado, Rayhan Momade, Leonardo Varela, Paulo Simão, Rafael Besugo, Sandro Ferreira e Gabriel Silva.



Futebol

Mário Figueredo diz que Sporting está à deriva e a ser comido de cebolada por Porto e Benfica

Comentador analisou atual cenário e deixou reparos à forma como Clube tem reagido às dificuldades que têm surgido nas últimas jornadas

Mário Figueiredo analisou o atual cenário e deixou reparos à forma como o Sporting tem reagido às dificuldades que têm surgido nas últimas jornadas
Mário Figueiredo analisou o atual cenário e deixou reparos à forma como o Sporting tem reagido às dificuldades que têm surgido nas últimas jornadas

15 Set 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

O empate diante do Famalicão voltou a colocar o Sporting no centro das atenções, com o momento da equipa e algumas decisões da estrutura leonina a motivarem críticas. Mário Figueiredo analisou o atual cenário e deixou reparos à forma como o Clube tem reagido às dificuldades que têm surgido nas últimas jornadas.


O comentador destacou ainda os problemas defensivos que têm afetado os leões, com os autogolos de Gonçalo Inácio a merecerem particular atenção. Na sua perspetiva, uma eventual saída do defesa do onze inicial poderá até ser uma forma de proteger o jogador perante a fase menos positiva que atravessa.


As maiores críticas de Mário Figueiredo, contudo, foram dirigidas à postura do Sporting perante os erros de arbitragem. O comentador estabeleceu uma comparação com as posições públicas assumidas por Benfica e Porto e considerou que os responsáveis leoninos deveriam assumir uma intervenção mais firme neste capítulo.


M. Figueiredo:  "Este Sporting parece estar a entrar num estado quase catatónico"

Foi nesse contexto que deixou uma das frases mais duras sobre o atual momento do Clube: "Este Sporting parece estar a entrar num estado quase catatónico". O analista defendeu ainda que é necessária uma reação pública da direção leonina, sublinhando de forma direta: "Alguém do Sporting tem que falar".


O empate em Famalicão surge numa altura particularmente delicada, sobretudo pelos pontos que o Sporting deixou escapar e pela aproximação do clássico. Mário Figueiredo entende que esse cenário aumenta a pressão sobre Rui Borges, que passa a enfrentar um contexto cada vez mais exigente.


Futebol

Sérgio Conceição no Sporting? Gonçalo Monteiro aborda cenário e é muito claro

Momento vivido pelo emblema verde e branco continua a gerar debate, sobretudo em torno da continuidade do técnico mirandelense

Quanto à hipótese de Sérgio Conceição poder assumir o comando técnico do Sporting, Gonçalo Monteiro nega essa possibilidade
Quanto à hipótese de Sérgio Conceição poder assumir o comando técnico do Sporting, Gonçalo Monteiro nega essa possibilidade

15 Set 2026 | 16:31 |

Icon Comentário0

O momento vivido pelo Sporting continua a gerar debate, sobretudo em torno da continuidade de Rui Borges. Gonçalo Monteiro abordou precisamente esse cenário e deixou uma indicação clara sobre a possibilidade de Sérgio Conceição chegar a Alvalade.


Para o comentador do Now, a atual situação não justifica uma decisão precipitada por parte da estrutura liderada por Frederico Varandas e lembrou que os clubes devem ser conduzidos pelas suas administrações e não pela pressão exterior, numa referência à contestação que tem surgido entre os adeptos.


"Os clubes não são geridos de fora para dentro e isto é o normal. É bom que assim seja. Os adeptos são emoção". Nesse sentido, o analista destacou também a confiança que Varandas tem demonstrado em Rui Borges. Na sua perspetiva, não faria sentido colocar em causa o trabalho do treinador.


G. Monteiro: "Há um histórico entre Varandas e Conceição, o que significa que logo aqui à partida, é mesmo praticamente impossível"

Quanto à hipótese de Sérgio Conceição poder assumir o comando técnico dos leões, Gonçalo Monteiro foi bastante mais categórico. O comentador entende que existe um obstáculo evidente: "Neste caso em concreto, há um histórico entre Varandas e Conceição, o que significa que logo aqui à partida, é mesmo praticamente impossível que isso alguma vez aconteça, porque isso significava engolir um sapo".


Assim, apesar do nome de Sérgio Conceição surgir no debate em torno de um eventual futuro técnico do Sporting, Gonçalo Monteiro considera que a relação existente entre o treinador e Frederico Varandas praticamente elimina essa possibilidade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Amorim fala da polémica saída do Sporting e deixa uma frase que vai dar que falar
Futebol

Amorim fala da polémica saída do Sporting e deixa uma frase que vai dar que falar

15 Set 2026 | 15:24

Icon Comentário0
Luís Paixão Martins rebenta com arbitragem no Famalicão - Sporting e fala em "corrupção"
Futebol

Luís Paixão Martins rebenta com arbitragem no Famalicão - Sporting e fala em "corrupção"

15 Set 2026 | 14:56

Icon Comentário0
Lesionado do Sporting regressa aos treinos, mas vai jogar pela equipa B
Futebol

Lesionado do Sporting regressa aos treinos, mas vai jogar pela equipa B

15 Set 2026 | 13:22

Icon Comentário0