
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Mendes está a realizar uma temporada de grande nível no Paris Saint-Germain. O lateral esquerdo ex- Sporting marcou um golo no jogo frente ao Aston Villa, a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, e, apesar da derrota no encontro (2-3), foi decisivo para o apuramento dos parisienses para as meias-finais da prova milionária. Rui Dias, jornalista do 'Record', elogia o internacional português e diz que este pode mesmo chegar “ao topo do futebol mundial”.
Num texto de opinião publicado no diário desportivo, o jornalista começa por destacar os atributos e a qualidade de jogo de Nuno Mendes: “É perfeito a executar o básico (passe, receção, controlo) e deslumbrante quando procura a excelência (habilidade numa condução feita de dribles, truques e progressão requintada). É um lateral rápido em linha reta (se não engana, atropela) mas também nos ziguezagues em que deposita infinito arsenal de soluções”.
Rui Dias fala de um jogador “poderoso” e muito completo: “Inteligente sem bola, na perceção dos lances, na gestão do tempo e na avaliação do espaço (é defesa da cabeça aos pés e, numa linha de três, pode até ser central); utiliza o corredor para agilizar a manobra ofensiva, como locomotiva suscetível de criar surpresa pelo flanco (é quando se veste de médio-esquerdo); e tem clareza de intenções e qualidade superior para decidir em espaços curtos, aumentando assim o perigo na zona de definição, com cruzamentos bem medidos ou demais primores técnicos (não envergonha comparado a extremos mais habilidosos e eficazes)”.
O jornalista deixa, ainda, muitos elogios à exibição de Nuno Mendes nos dois jogos do PSG frente ao Aston Villa, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões: “Com o Aston Villa, para a Champions, esteve sublime, em jogos nos quais foi sólido e atrevido; seguro e ousado; corajoso e inteligente; consciencioso e exuberante; com respostas a senso comum e exceção; rotina e aventura; defesa e ataque. No jogo de Londres, iniciou o primeiro golo e fez o segundo. Mas foi em Paris que mais brilhou, quando se aproximou da baliza inglesa, ganhou posição e no momento de concluir em situação pouco favorável para a sua natureza de esquerdino, limpou um adversário e levou a bola para o pé direito, executando tiro perfeito e indefensável. Nem todos usam o pé inábil com tanta precisão”.
A terminar, Rui Dias aponta à continuidade da evolução do atleta, que já é uma "referência": “Aos 22 anos (ainda é um jovem), já teve de confiar no ímpeto criativo e contrariar a leveza de apreciações menos favoráveis; suportar preconceitos e resistir a considerações de quem não lhe via qualidades especiais para voar tão alto. Hoje, enquadrado por um PSG estratosférico e rodeado de estrelas planetárias, Nuno Mendes é um fenómeno como referência universal na sua posição, a quem só as fragilidades do físico poderão travar a afirmação plena. Com potencial ilimitado, só mesmo as lesões serão capazes de atrasá-lo no percurso para o lugar que é dele por mérito próprio: o topo do futebol mundial”.
Craque deverá estar em campo na sexta-feira, no Estádio José Alvalade, na receção ao clube que irá viajar desde Moreira de Cónegos
|
Geovany Quenda volta a estar na corrida por um lugar no onze titular e pode mesmo ser a principal novidade do Sporting no encontro com o Moreirense, agendado para esta sexta-feira, às 20h30, em Alvalade. Após ter começado no banco frente ao Santa Clara, o jovem extremo de 17 anos poderá agora beneficiar de uma abordagem mais ofensiva por parte de Rui Borges, que procura manter a equipa equilibrada, mas sem abrir mão da criatividade no último terço do terreno.
Apesar da aposta recente em Fresneda, que tem vindo a recuperar forma e confiança, Quenda surge como um trunfo natural para dar mais força ao ataque leonino. O camisola '57' treinou nos últimos dias com maior incidência no lado direito do ataque, zona onde o treinador acredita que o jovem poderá explorar melhor o seu um contra um e a capacidade de acelerar o jogo com bola. Frente ao Braga, não convenceu totalmente, mas o talento e a margem de progressão mantêm-no na luta direta pelo lugar.
O regresso à titularidade poderá ser confirmado ainda hoje, no último treino antes do jogo, mas dentro da estrutura técnica acredita-se que o jovem internacional sub-21 português está pronto para voltar às escolhas iniciais. Quenda soma 39 jogos a titular esta época e é o único jogador do plantel com presença em todos os 48 encontros disputados pelos leões, o que demonstra a confiança que tem merecido desde o início da temporada.
Recorde-se que o Chelsea investiu 50,78 milhões de euros na compra do passe de Quenda, que permanecerá em Alvalade por empréstimo na próxima época. Um investimento que reflete o potencial do jogador e a aposta dos ingleses numa futura estrela do futebol mundial, que por agora, continua a deslumbrar em território português.
Em termos de golos, Quenda já marcou três vezes na presente temporada, sempre fora de casa. O primeiro surgiu na Supertaça contra o Porto, seguindo-se remates certeiros frente ao Famalicão e ao Estrela da Amadora. Resta-lhe agora concretizar um objetivo pessoal: marcar pela primeira vez em Alvalade, palco onde já brilhou, mas ainda não festejou um golo perante os adeptos leoninos. Recorde aqui, o potencial de Geovany Quenda num estudo recente do Observatório do Futebol.
Equipa da Premier League gostou de negociar com os leões e por isso está de volta a Alvalade para tentar comprar um terceiro jogador
|
O Chelsea iniciou oficialmente o processo para tentar assegurar a contratação de Viktor Gyökeres, avançado sueco em destaque ao serviço do Sporting. Segundo revelou o portal britânico Team Talk, os blues já estabeleceram contactos com os representantes do jogador, demonstrando um interesse concreto em fechar a transferência já na próxima janela de mercado.
Com 26 anos, Gyokeres está a protagonizar uma época de elevado rendimento, com números que o colocam, inevitavelmente, entre os atacantes mais desejados da Europa. O emblema da Premier League está atento a este dossiê há já algum tempo e pretende assegurar o negócio o quanto antes, até para se antecipar à concorrência.
Apesar de estar vinculado ao Sporting até 2028, o contrato do internacional sueco contempla uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, ainda que o negócio, ao que tudo indica, deva ser concluído por um valor mais baixo. Para já, e segundo se sabe, o Chelsea apontou para uma oferta entre os 70 e os 75 milhões de euros, ainda que não seja certo o que a Direção de Frederico Varandas acha sobre a mesma.
A cobiça por Viktor Gyokeres não é nova e ainda no último verão foram vários os clubes a surgir como interessados. O Arsenal terá sido, de todos, o que apresentou o projeto mais aliciante para o internacional sueco, sendo que por várias vezes o negócio foi dado como praticamente concluído. O jogador, ainda assim, manteve-se em Alvalade, para a alegria de todos os Adeptos e Sócios.
Avaliado em 75 milhões de euros, Viktor Gyokeres segue na sua segunda época ao serviço do Sporting e em 2024/25 leva, para já, 44 golos e 11 assistências em 45 partidas realizadas. O 'homem da máscara', recorde-se, foi contratado ao Coventry City, a troco de 24 milhões de euros.
Jogador importante para o plantel orientado por Rui Borges esteve a discutir o futuro e tudo indica que o mesmo será longe de Alvalade
|
A capitanear o Sporting numa reta final de época decisiva, Morten Hjulmand mantém o foco no presente, mas já começa a antecipar o que o futuro pode trazer. De acordo com o jornal Record, o capitão leonino reuniu-se no início desta semana, em Lisboa, com o seu empresário, Ivan Marko Benes, para analisar os potenciais cenários que o próximo mercado de verão poderá oferecer.
O encontro decorreu num momento estratégico, antes de Benes seguir viagem para Milão, e incluiu conversas sobre o crescente interesse de clubes europeus no médio dinamarquês. O objetivo passou por decidir o interesse numa eventual continuidade em Alvalade e, por outro lado, quais os campeonatos que seriam mais atrativos para o jogador.
O desempenho de Hjulmand ao serviço do Sporting, onde se afirmou como líder de balneário desde a sua chegada, tem despertado atenções de peso, especialmente em Inglaterra. A Premier League, sonho assumido do jogador, volta a ganhar destaque como destino possível, com o 'Record' a garantir que o Clube de Alvalade não irá 'tapar os ouvidos' a eventuais ofertas que possam chegar entretanto.
O capitão dos leões integra o grupo de elementos considerados fundamentais pelo Sporting, do qual também fazem parte nomes como Trincão, Diomande, Gonçalo Inácio e Gyokeres, ainda que este último já seja praticamente certo que deixará o Clube num futuro próximo.
Morten Hjulmand - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - encontra-se na sua segunda temporada ao serviço do Sporting, tendo feito, desde então, 90 jogos com a Listada verde e branca. Em 6.940 minutos em campo, apontou sete golos e fez, ainda, seis assistências.