Modalidades
Oficial! Porto anuncia contratação de jogador com 90 jogos pelo Sporting
11 Fev 2026 | 11:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
30 Mar 2021 | 10:30 |
O andebol do Sporting desloca-se, esta terça-feira, 30 de março, pelas 19h45, ao terreno do Wisla Plock. Em jogo referente à segunda mão dos oitavos-de-final da EHF European League, Rui Silva, treinador dos leões, considerou que a derrota caseira no primeiro jogo (25-29) não coloca em causa a passagem da turma de Alvalade à próxima fase. “Cinco golos no andebol não é muito, é perfeitamente possível. Depois do jogo da primeira mão (25-29), no Pavilhão João Rocha, percebemos que os quatro golos de diferença não são assim tão significativos. Da mesma forma que o Wisła Płock veio a nossa casa vencer por quatro, é exequível vencermos na Polónia por cinco e seguirmos para a próxima eliminatória”, começou por referir o técnico, em declarações ao Jornal Sporting. Rui Silva disse esperar uma equipa polaca bastante paciente e a jogar com a vantagem que conseguiu trazer de Lisboa: “Acredito que o Wisła Płock, uma vez que parte com uma vantagem de quatro golos, vá pautar o ritmo e fazer ataques mais inteligentes, sem grande risco. Vão jogar pela certa. Em termos defensivos não acredito que mudem alguma coisa, até porque a defesa deles funcionou bem e criou-nos algumas dificuldades na primeira mão”. Porém, o técnico deixou a receita para os leões levarem de vencida o Wisla Plock: “Vamos ter de imprimir um ritmo elevado desde o início e apostar no jogo de transição, que foi algo que não conseguimos em casa. O Wisła Płock faz algumas trocas na transição da defesa para o ataque e se formos inteligentes podemos conseguir algumas situações de finalização com alguma facilidade. No ataque temos de reajustar algumas coisas em que não estivemos muito bem tão bem e manter o que causou dificuldades ao adversário”, acrescentando que “se melhorarmos na defesa, com mais ajuda tanto do bloco central defensivo como dos guarda-redes, a passagem está totalmente ao nosso alcance”. Por fim, Rui Silva salientou que tem à sua disposição um conjunto de jogadores que lhe dão algumas garantias: “Neste momento temos soluções que nos permitem descansar alguns jogadores durante 10 ou 15 minutos ou até abdicar deles numa das fases de jogo: no ataque ou na defesa. Com isso vamos conseguir manter o nível exibicional e a condição física não se ressente ao longo do jogo. Temos de fazer uma gestão inteligente. Para vencer este tipo de jogos, mesmo com a eliminatória em 0-0, é preciso estar em muito bom nível. Quando entramos no segundo jogo a perder por quatro, temos de estar todos num excelente nível”. Na primeira mão, o Sporting foi derrotado, no Pavilhão João Rocha, pelo Wisla Plock por 25-29. Para seguir em frente, a turma de Alvalade terá de vencer por cinco golos ou, em alternativa, por quatro, desde que marque mais de 29 golos.
Fotografia de Sporting
Técnico do Clube de Alvalade quebrou o silêncio após a queixa apresentada pelo dragões na sequência de um incidente ocorrido no Clássico
12 Fev 2026 | 13:28 |
Ricardo Costa, treinador do Sporting, reagiu nas redes sociais à queixa que o Porto apresentou relativamente a um acontecimento ocorrido no Dragão Arena, quando ali jogou a equipa para a Taça de Portugal. Através do Instagram, o técnico fez os seus esclarecimentos.
R. Costa: "Quem me conhece sabe quais são os meus valores"
"Quem me conhece, seja dentro ou fora de campo, sabe quais são os meus valores, a forma como vivo o meu desporto e o respeito que sempre tive por todos os clubes e pessoa", começou por escrever, na sua conta pessoal de Instagram.
O timoneiro de 49 anos, que está a ser acusado de atirar uma garrafa de água aos adeptos do Porto, esclareceu que não teve a intenção de magoar alguém. "Agi com o único objetivo de retirar uma garrafa que se encontrava na zona de jogo, permitindo assim que o mesmo continuasse em segurança e dentro da normalidade sem qualquer intenção de agredir ou de desrespeitar quem quer que fosse", escreveu.
Recorde-se que a equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, no último sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e seguiu em frente na prova rainha.
O próximo encontro do emblema verde e branco está agora marcado para o próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao Póvoa AC, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 19.ª jornada da Liga jogar-se-á às 21h00, no Pavilhão João Rocha.
Departamento médico dos leões não quer arriscar na recuperação de uma das peças mais importantes do plantel dos bicampeões nacionais
12 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting tem uma nova dor de cabeça no andebol. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, Orri Þorkelsson regressou lesionado dos compromissos internacionais. O ponta esquerda encontra-se entregue aos cuidados médicos, embora a gravidade da lesão não pareça alarmante, deixando a equipa técnica apreensiva quanto à sua disponibilidade imediata.
O internacional finlandês esteve ao serviço da sua seleção no Campeonato da Europa da modalidade, onde acumulou desgaste significativo. A sua última partida oficial data de 1 de fevereiro, ainda em representação do seu país. Desde que aterrou em Lisboa, o jogador não voltou a vestir a Listada verde e branca.
O departamento clínico do Sporting gere a situação com pinças, dado o estatuto de peça-chave que o nórdico detém no xadrez de Ricardo Costa. A ordem interna é clara: não arriscar um regresso precipitado que possa agravar a condição física, preferindo uma recuperação sustentada para a fase decisiva da época.
A ausência do ponta já se fez notar nos dois últimos embates dos leões. Desde a pausa para o Europeu, o craque falhou as vitórias na Taça de Portugal frente ao Samora Correia (42-13) e, mais notavelmente, no Clássico contra o Porto (40-35).
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Orri Þorkelsson tem sido preponderante na manobra ofensiva dos leões. O andebolista soma 28 jogos realizados em todas as competições. Com uma eficácia assinalável, já apontou 158 golos, confirmando a importância vital que assume nas aspirações do Clube para a revalidação do título nacional.
Anúncio sobre o encontro do Campeonato Nacional foi feito pelo Clube de Alvalade através das redes sociais, nesta quarta-feira, 11 de fevereiro
11 Fev 2026 | 12:39 |
A deslocação do bicampeão Sporting ao reduto do FC Gaia, referente à 18.ª jornada da Liga de andebol, foi adiada devido às condições meteorológicas adversas, informaram os leões esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, através das redes sociais.
O encontro estava inicialmente marcado para as 20h30, no Pavilhão Futebol Clube de Gaia, em Vila Nova de Gaia, mas já tem nova data definida. Segundo a comunicação feita pelo Sporting, a partida será realizada apenas domingo, dia 8 de março.
Na tabela classificativa, o Sporting lidera o campeonato com um registo imaculado de 17 vitórias em 17 jogos, somando 51 pontos. Porto e Benfica seguem na perseguição, ambos com 45 pontos, enquanto o FC Gaia ocupa o 11.º e penúltimo lugar, com 21 pontos.
O Sporting vem de uma vitória diante do Porto, válida para a Taça de Portugal. O Clube de Alvalade eliminou os dragões no último domingo, em casa, com um triunfo convincente por 40-35, garantindo a sua presença na próxima fase da prova rainha.
O próximo encontro do emblema verde e branco está agora marcado para o próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao Póvoa AC, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 19.ª jornada da Liga jogar-se-á às 21h00, no Pavilhão João Rocha.
Confira a publicação:
Oficial! Porto anuncia contratação de jogador com 90 jogos pelo Sporting
11 Fev 2026 | 11:44
Sporting superioriza-se ao Porto e segue em frente na Taça de Portugal
07 Fev 2026 | 18:58
Exclusivo Leonino - Suárez vai sair do Sporting no final da temporada
01 Fev 2026 | 13:18