
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O dérbi entre Sporting e Benfica (2-2) da jornada 33 da Liga Portugal Bwin ainda faz correr tinta. Os clubes vão ter de pagar, no total, 23.455 euros em multas por incidentes ocorridos nas bancadas.
De acordo com o mapa de castigos do Conselho de Disciplina da FPF, os verdes e brancos terão de desembolsar 12.365 mil euros, ao passo que os encarnados foram multados em 11.090 mil euros.
O "festival" de pirotecnia por parte dos adeptos dos dois emblemas de Lisboa que, segundo o relatório do árbitro, divulgado no mapa de castigos da Liga, estiveram na origem das punições.
Desde petardos, a tochas, passando por potes de fumo e também flash light e o comportamento dos adeptos obrigaram, mais uma vez, os respetivos clubes a abriram os cordões às bolsas.
Os leões, reincidentes nesta infração, vão ter de pagar 9.560 euros, um valor quase idêntico ao do Benfica, que também vai pagar 9.500 euros.
Os dois clubes foram também multados por cânticos e insultos da parte dos adeptos no decorrer do jogo. Neste capítulo, Benfica e Sporting pagam o mesmo, 1,530 euros. A estes valores, os leões juntam ainda mais 1.275 euros, por terem permitido a entrada de tarjas com tamanho superior ao permitido.
Tudo somado, são mais de 22 mil euros a dividir entre os dois rivais de Lisboa.
Há mais um emblema transalpino associado ao goleador internacional sueco, que soma muitos pretendentes no mercado de transferências
|
Viktor Gyokeres é um dos avançados colocados na órbita do Milan, tendo em vista o reforço do ataque da equipa ‘rossoneri’, no mercado de verão. O goleador do Sporting, que também é associado à Juventus, reúne as características pretendidas pelos responsáveis dos milaneses, que têm vários nomes bem referenciados.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport elaborou uma extensa lista de avançados que apresentam o perfil desejado pelos dirigentes do Milan para concorrer com Santiago Giménez, o habitual titular da equipa transalpina. Igli Tare, diretor desportivo do clube italiano, já afirmou publicamente que o objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente”.
Neste sentido, Gyokeres é o “sonho” dos responsáveis do Milan, embora o elevado valor exigido pelo Sporting para aceitar a saída do atleta seja incomportável para o clube italiano. O referido jornal escreve mesmo que "seria necessário um milagre" para os ‘rossoneri’ garantirem a contratação do goleador internacional sueco – que pode reencontrar Ruben Amorim, no Manchester United.
De resto, o Milan estuda outras alternativas para o reforço do setor ofensivo, com destaque para avançados que atuam no futebol italiano, tais como Mateo Retegui (Atalanta), Dusan Vlahovic (Juventus), Artem Dovbyk (Roma) e Lorenzo Lucca (Udinese). A lista apresentada pela Gazzetta dello Sport inclui ainda outros atletas, nomeadamente Victor Boniface (Bayer Leverkusen), Dominic Solanke (Tottenham), Alexandre Sorloth (Atlético Madrid), Vangelis Pavlidis (Benfica) e Samu (Porto).
Vale lembrar que, em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Jovem avançado dinamarquês concedeu uma entrevista recente onde abordou um dos maiores triunfos da temporada verde e branca em 2024/25
|
Conrad Harder voltou a relembrar a vitória do Sporting na final da Taça de Portugal, quase um mês depois do triunfo. O avançado dinamarquês falou da partida onde saiu do banco para ser decisivo, e lembrou o que sentiu numa conversa com o portal 'Campo'.
Conrad Harder: "Entrei e mudei tudo. Estou muito orgulhoso por isso"
"Eles [Benfica] jogaram melhor durante a maioria do jogo, mas a nossa equipa nunca desiste. Antes de ser entrar (aos 75’) só pensava que tinha de conseguir mudar o jogo. E depois aconteceu. Entrei e mudei tudo. Estou muito orgulhoso por isso", atirou Conrad Harder sobre essa partida e sobre o seu desempenho.
Para o avançado dinamarquês, nesse jogo ficou perfeitamente espelhado a "forte mentalidade" do Sporting, equipa que este ano se tornou bicampeã nacional, após uma época com muitos altos e baixos que chegou a contar com três treinadores principais.
Relembrar que nesse jogo da final da Taça de Portugal, que o Sporting venceu com 3-1 após prolongamento, Conrad Harder só entraria em campo aos 75', quando os leões perdiam por 1-0. O avançado verde e branco foi muito importante na partida e acabou por ser considerado o MVP do encontro - que ainda está a ter consequências para o plantel dos leões.
Conrad Harder seguiu, depois da final da Taça de Portugal, para o estágio da sua Seleção sub-21, conjunto que esteve a ajudar no Campeonato da Europa da categoria, onde a Dinamarca atingiu os quartos-de-final. O ponta-de-lança vai, agora, tal como Geovany Quenda, gozar um período de férias antes de se juntar aos colegas nos trabalhos da equipa do Sporting.
Treinador verde e branco vai ter de começar a pré-temporada sem um dos jogadores que foi um dos maiores destaques do Clube de Alvalade em 2024/25
|
Depois da participação no Europeu sub-21, Geovany Quenda vai chegar mais tarde que o restante da equipa do Sporting à pré-época dos leões. O extremo verde e branco fez parte do conjunto nacional que chegou aos quartos-de-final do campeonato da europa, após cair frente aos Países Baixos. Relembrar que o jogador está sob fogo da FPF.
Geovany Quenda foi um dos jogadores mais utilizados durante a época do Sporting, e somou a esse desgaste um torneio internacional no fim da época, onde até acabou por estar em bom plano. Finalmente terminada a temporada, o jogador vai gozar um período de férias.
No entanto, as férias de Goevany Quenda acabam por cair praticamente em cima do início da pré-temporada da equipa do Sporting, que arranca na Academia de Alcochete no próximo dia 1 de julho. Por isso, o extremo verde e branco é obrigado a perder esses primeiros dias de trabalho.
Rui Borges fica, assim, sem uma peça importante da equipa para o arranque das sessões, início que normalmente está reservado para a preparação física, e para os jogadores reporem os índices depois de um período de paragem. Geovany Quenda vai ser obrigado a saltar esta fase da preparação, e juntar-se aos colegas já no próximo dia 12 de julho, diretamente no estágio do Algarve, que começa nessa data.
Geovany Quenda vai entrar na próxima época em posição muito diferente quando comparado com o último ano. Foi um dos jogadores mais utilizados da equipa, com participação total em 61 jogos (Clube e Seleção), e chega como atleta do Chelsea (no Sporting por empréstimo), pelo que tem, agora, outro estatuto. No entanto, mantém-se 100% focado em Alvalade.