Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Dez 2022 | 06:00 |
Pode ser mais fácil para Rúben Amorim sair do Sporting. Apesar de ter renovado contrato recentemente com os leões, é possível que uma saída para o estrangeiro esteja, agora, mais barata. Sobre todas estas questões, o Clube de Alvalade não diz uma única palavra.
Valor da cláusula de rescisão é um segredo bem guardado
No dia 29 de novembro, o Clube de Alvalade anunciou o prolongar do vínculo, até 2026, com o técnico verde e branco. Nesse comunicado (AQUI), e também no enviado à CMVM (AQUI), há um silêncio ensurdecedor sobre a cláusula de rescisão, contrariamente ao que acontece, por exemplo, com as contratações dos jogadores, seja para a equipa principal ou para os escalões de formação.
Nos dias seguintes à renovação de Amorim, o jornalista Pedro Sepúlveda, da SIC, avançou que, depois do novo acordo, a cláusula de rescisão já não era de 30 milhões.
https://twitter.com/pedromsepulveda/status/1600066250255876098
Curiosamente, um dia depois de renovar, Rúben Amorim comentou o prolongar do seu vínculo e até falou da cláusula de rescisão, não revelando, porém, o valor em causa.
“Se tiver de sair, alguém vai ter de pagar a cláusula. E Deus queira que apareça porque é sinal de que estamos a ganhar. Ou vou para casa ou têm de pagar a cláusula”, afirmou o treinador do Sporting, após a vitória, por 6-0, dos leões diante do Farense.
Sporting faz desconto a clubes estrangeiros?
Ainda antes deste novo acordo entre o Sporting e Amorim, a polémica em torno da cláusula de rescisão já era muita. No dia 24 de outubro, o jornal inglês ‘The Telegraph’ garantiu que, para o técnico sair do Sporting, um emblema estrangeiro ‘só’ teria de pagar 10 milhões de euros. Essa informação foi desmentida, uns dias depois, pelo jornal ‘Record’, avançando que, para o mercado português, a cláusula é de 30 milhões, mas, lá para fora, era apenas de 20.
Sporting em silêncio ensurdecedor
Neste sentido, o Leonino tentou, de várias e repetidas formas e por diversos meios, esclarecer junto do Sporting todas estas questões. Porém, até à data de publicação deste artigo, não foi possível obter qualquer resposta dos responsáveis verdes e brancos.
Rúben Amorim é treinador do Sporting desde 2019/20. Ao todo, o técnico dos leões já leva 129 jogos, contabilizando 90 vitórias (69,8 %), 17 empates (13,2 %) e 22 derrotas (17 %).
Ao comando da turma de Alvalade, Amorim já conquistou um Campeonato Nacional (2020/21), uma Supertaça (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22), tendo também alcançado os oitavos de final da Liga dos Campeões (2021/22).
Treinador do Benfica deixou algumas palavras ao timoneiro dos verdes e brancos na antevisão ao dérbi eterno, que se disputa esta sexta-feira
05 Dez 2025 | 08:29 |
José Mourinho deixou elogios a Rui Borges e agradeceu as palavras do técnico do Sporting na antevisão do dérbi eterno. O treinador Benfica recordou o papel do técnico verde e branco aquando da ida de Ruben Amorim para o Manchester United.
José Mourinho: “Obviamente que agradeço as palavras de Rui Borges”
"Não tenho nada para lhe ensinar. Agradeço as palavras do Rui, mas já sei que vocês vão-me adjetivar com falta de humildade. É normal que estes treinadores desta geração seguinte à minha tenham admiração por alguém que fez o que fez e abriu a porta a que se pensasse o treinador de determinada maneira”, atirou José Mourinho.
“Obviamente que agradeço as palavras do Rui, porque poderia não ter dito e disse. Tenho de agradecer. Acho que não tem nada a aprender comigo no dérbi. É um treinador com experiência, com capacidade, campeão nacional. Sabe muito bem o que quer para a sua equipa e teve, quanto a mim, um mérito muito grande: a transformação do Sporting do Ruben Amorim para o 'seu' Sporting”, acrescentou o treinador português.
José Mourinho: “Tenho o maior respeito por Rui Borges. Faço das palavras dele as minhas”
“Foi objetivo, corajoso, sabia perfeitamente o que queria, passou ao lado de muitas críticas, e está a fazer um trabalho extraordinário. Tenho o maior respeito por ele e, da mesma maneira que ele disse que respeita-me como a todos os outros, faço das palavras dele as minhas. Respeito-o a ele e a qualquer treinador que defrontemos em Portugal”, finalizou José Mourinho.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Clube de Alvalade ficou a conhecer o seu adversário das meias-finais da competição, além das datas e horários desta fase
05 Dez 2025 | 08:12 |
Com o triunfo do Vitória de Guimarães sobre o Porto, por 3-1, na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Sporting ficou a conhecer o seu adversário para as meias-finais da Allianz Cup. Além disso, já todas as informações relativas à final four da competição foram divulgadas.
Assim sendo, de um lado os leões vão defrontar os vimaranenses - últimos a garantir um lugar nesta fase da competição -, enquanto Benfica e Braga medem forças do outro. Na final, em caso de vitória, a turma de Rui Borges pode vir a encontrar as águias ou minhotos.
Para já, aquilo de que o Sporting tem a certeza é de que a meia-final diante do Vitória de Guimarães é disputada a 6 de janeiro, uma terça-feira, pelas 20h00. O Benfica - Braga é no dia seguinte, pelo mesmo horário. A final da competição está marcada para 10 de janeiro (sábado), também às 20h00. Todos estes jogos serão disputados em Leiria.
Vale lembrar que, para chegar a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram dos autores dos golos do Sporting.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Mapa de castigos dos jogos referentes à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic já foi divulgado e os leões terão muito que pagar
05 Dez 2025 | 07:56 |
Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou o mapa de castigos dos jogos referentes à 12ª jornada do campeonato. Pedro Proença decidiu fazer do Sporting exemplo e multar os leões antes do dérbi frente ao Benfica por mensagens para o rival no decorrer da partida diante do Estrela da Amadora.
Contas feitas, a Direção de Frederico Varandas foi sancionada em 9.183 euros. Neste bolo, grande parte das multas estão relacionadas com o comportamento dos adeptos leoninos, sobretudo devido a mensagens para o Benfica, em tom pré-dérbi.
Mais especificamente, o Sporting vai desembolsar 683 euros devido a cânticos considerados insultuosos para com os encarnados - "adeptos afectos ao clube Sporting CP, entoaram em uníssono, de forma clara, audível e perceptível, a seguinte frase: "Benfica é merda, filhos da p***"", afirma o CD - e ainda 3.825 euros por faixas com provocações.
"De referenciar também que os artefactos pirotécnicos despoletados não atingiram qualquer agente desportivo nem fizeram interromper o jogo. (...) Ao minuto 26, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram duas tarjas por breves minutos com as seguintes inscrições: "Aceitam-se Apostas..." e "Esta semana haverá quantos comunicados??". Não sendo possível aferir a dimensão exata das tarjas referidas, as mesmas teriam medidas superiores às regulamentas (1m x 1m). (...) Após o final do jogo, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram uma tarja por breves minutos com a seguinte inscrição: "Na 6a, nós e vocês de garras afiadas!! JL76" Não sendo possível aferir a dimensão exata da tarja referida, a mesma teria medidas superiores às regulamentas"", justifica ainda o organismo da FPF.
A acrescer ao total, o Sporting ainda recebeu uma multa de 3.190 euros pela utilização de pirotecnia por parte dos adeptos, além de 1.530 euros de atraso no regresso dos balneários para a segunda parte do encontro diante do Estrela da Amadora - a quem os leões acabaram por vencer, por 4-0.