Futebol
Empresário de titular do Sporting deixa recado a Rui Borges: “Não é a posição ideal para ele”
07 Out 2026 | 15:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Out 2026 | 09:13 |
Issa Doumbia continua a recolher elogios em Itália depois da estreia a titular pela seleção principal. Desta vez foi Cesare Prandelli, antigo selecionador transalpino, a destacar o médio do Sporting, chegando mesmo a estabelecer uma comparação com Marco Verratti.
Em entrevista à ‘Gazzetta dello Sport’, o técnico de 69 anos começou por elogiar a capacidade dos leões para identificarem o potencial do jogador. "O Sporting contratou. Sabe porquê? Porque somos prisioneiros de sistemas de jogo rígidos, porque alguém achou que ele não podia jogar em certas equipas. Em vez disso, as qualidades técnicas deveriam contar mais".
Prandelli destacou igualmente a versatilidade do camisola 77 dos leões: "É a equipa que tem de se adaptar: o Doumbia pode jogar em todas as posições do meio-campo, pode jogar nas alas e como médio ofensivo. É forte", afirmou.
O antigo selecionador italiano foi ainda mais longe e estabeleceu um paralelo com Verratti, que deixou Itália muito jovem para representar o PSG. "Sabem quem me faz lembrar o caso dele? O Verratti. Convoquei-o para a Azzurri quando ele ainda jogava na Série B pelo Pescara e, na conferência de imprensa, perguntei: ‘Algum clube italiano reparou que temos aqui um talento?’".
"Ninguém respondeu e, de facto, ele acabou por ir para o PSG. Se o Sporting investiu no Doumbia, alguém tem mesmo de se questionar. Parabéns ao Mancini", acrescentou Cesare Prandelli, numa crítica indireta aos emblemas italianos que deixaram escapar o médio.
Guarda-redes dos verdes e brancos surpreende tudo e todos ao estar na lista de possíveis compras do emblema bávaro, segundo a imprensa alemã
08 Out 2026 | 08:42 |
Rui Silva entrou no radar do Bayern Munique. O guarda-redes do Sporting surge numa lista de potenciais soluções do gigante alemão para preparar o futuro da baliza, numa altura em que Manuel Neuer se aproxima da reta final da carreira.
Segundo a ‘Sky Sport’ da Alemanha, os bávaros procuram um guarda-redes experiente que possa acompanhar Jonas Urbig, visto internamente como o futuro dono da posição. O objetivo passa por garantir uma solução de confiança para fazer a transição nos próximos anos.
Manuel Neuer, de 40 anos, e Sven Ulreich, de 38, continuam em negociações para permanecer no clube, mas o Bayern pretende baixar a idade da segunda figura da baliza e Rui Silva, de 32 anos, encaixa no perfil identificado.
O internacional português do Sporting não é, para já, apontado como prioridade absoluta. Marvin Schwabe, do Colónia, e Oliver Baumann, do Hoffenheim, estarão mais bem posicionados, embora o nome de Rui Silva também seja visto com bons olhos pela estrutura alemã.
A lista de possibilidades é extensa e inclui ainda Bernd Leno, Finn Dahmen, Koen Casteels, Kevin Trapp, Frederik Ronnow, Lukas Hradecky, Nick Pope e Juan Musso. O Bayern encontra-se, assim, numa fase de avaliação de diferentes perfis antes de tomar uma decisão.
Estrutura dos leões não está a pensar descartar o jovem avançado, mas tem conhecimento do interesse crescente no jogador
08 Out 2026 | 03:00 |
O Vitória de Guimarães está atento a Rafael Nel e pensa no avançado do Sporting como possibilidade para o mercado de janeiro, sabe o Leonino. O jovem tem tido pouco espaço na equipa principal de Rui Borges e o cenário despertou a atenção do emblema minhoto.
Ao que o nosso Jornal apurou, ainda não existe qualquer entendimento entre os clubes, mas o nome do ponta de lança está referenciado em Guimarães tendo em vista a segunda metade da temporada. Do lado do Sporting, porém, a posição continua a ser de cautela relativamente a uma eventual saída.
A verdade é que os responsáveis verdes e brancos não têm como prioridade emprestar Rafael Nel em janeiro. Rui Borges aprecia as características do jogador, nomeadamente o trabalho sem bola, a presença na área e o compromisso tático, e ficou satisfeito com a evolução apresentada nos últimos meses.
A utilização na equipa principal, contudo, tem sido reduzida. Rafael Nel soma apenas 15 minutos pela formação A esta temporada, frente ao Alverca, e tem passado vários encontros no banco sem ser utilizado. Paralelamente, continua a ganhar ritmo na equipa B, onde recentemente marcou dois golos em três partidas.
É neste contexto que o Vitória de Guimarães acompanha a situação. Uma eventual saída só será equacionada pelo Sporting caso apareça um projeto que ofereça garantias claras de minutos e seja considerado vantajoso para o desenvolvimento do internacional sub-21 português.
Uma transferência definitiva também não está, nesta fase, nos planos da SAD liderada por Frederico Varandas, salvo o aparecimento de uma proposta considerada irrecusável. Rafael Nel tem contrato com o Sporting até 2029 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Correspondente de um dos maiores jornais de Espanha falou sobre um dos jogadores mais utilizados por Rui Borges desde a época passada
07 Out 2026 | 17:31 |
Iván Fresneda viveu um dos momentos mais importantes da carreira ao estrear-se pela seleção principal de Espanha, diante da Chéquia. O lateral do Sporting concretizou um sonho antigo e ganhou ainda maior projeção internacional. Pablo Fuentenebro afirma que o atleta pode chegar a outro nível.
P. Fuentenebro: ". Pode vir a ser um jogador de muito futuro na Europa"
"Ele tem nível, já mostrou ter qualidade. Acho que não será a primeira vez que jogará por Espanha. No Sporting está a jogar em alto nível. Iván Fresneda pode dar o salto a outra liga de um patamar distinto. Pode vir a ser um jogador de muito futuro, tanto em Espanha como na Europa", disse, em entrevista ao jornal digital Bola Na Rede.
O chefe da secção de Futebol Internacional do Diario As explicou as razões pelo seu momento assertivo. "Iván Fresneda tem uma vantagem: conhece perfeitamente o que é a seleção espanhola. É utilizado nos Sub-21. Isso é muito apreciado por Luis de la Fuente. As laterais em Espanha vivem fases distintas. À esquerda, temos a Marc Cucurella e a Alejandro Grimaldo. Já pela direita, desde a saída de Dani Carvajal e da retirada de Marcos Llorente, passou a existir uma vaga, que pode ser coberta por vários atletas. A lesão de Pedro Porro levou a queFresn eda fosse promovido", defendeu.
O encontro disputado diante da Chéquia contou com vários observadores de clubes importantes, entre os quais o Barcelona. O emblema catalão já tem Fresneda referenciado e voltou a acompanhar de perto o jogador leonino, embora uma saída de Alvalade durante a presente temporada seja considerada pouco provável.
O Sporting prepara, entretanto, uma resposta à crescente valorização do ´camisola 22´. O lateral tem atualmente contrato até 2028, mas está praticamente tudo preparado para prolongar a ligação aos verdes e brancos por mais três temporadas, até 2031, juntamente com uma melhoria salarial.
Empresário de titular do Sporting deixa recado a Rui Borges: “Não é a posição ideal para ele”
07 Out 2026 | 15:46
Surreal! Novo capitão do Sporting metido em sarilhos: clube da La Liga exige 1 milhão
07 Out 2026 | 16:22
Médio com 13 minutos no Sporting 'desculpa' Rui Borges: "Não tenho palavras para ele"
07 Out 2026 | 13:46