Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SILAS PASSA A TREINADOR NÍVEL III

Técnico do Sporting CP está a um nível de poder assumir, oficialmente, a equipa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Fev 2020 | 12:14 |

Icon Comentário0

Silas já tem o nível III de treinador. O técnico leonino recebeu este grau no dia de ontem (11 de fevereiro), em conjunto com outros 21 antigos futebolistas, lista em que se encontra também um dos treinadores adjuntos dos leões: José Pedro.


A FPF pediu à UEFA para acelerar estes processos que resultam num mecanismo existente no organismo de cúpula do futebol europeu, que se destina “a jogadores com o mínimo de 50 internacionalizações A ou com mais de sete épocas desportivas como profissional na I Liga”.


Silas ainda precisa de ter o nível IV para ser oficialmente treinador do Sporting CP, algo que nunca acontecerá até ao final da temporada. Neste momento é Emanuel Ferro que assume o papel de treinador principal dos leões.


“A última etapa formativa é o curso UEFA Pro/Grau IV, curso que habilita os treinadores para o exercício da função de treinador principal em clubes da I Liga”, relembrou a FPF.


Futebol

Sporting recusou deixá-lo sair por milhões e agora vai aumentar-lhe o salário em quase 50%

Jogador é visto como uma das peças-chave de Rui Borges na equipa verde e branca, sendo que agora acabará por ser 'premiado' pela continuidade

Sporting prepara-se para premiar Geny Catamo com uma melhoria muito significativa das condições contratuais
Sporting prepara-se para premiar Geny Catamo com uma melhoria muito significativa das condições contratuais

29 Set 2026 | 12:17 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para premiar Geny Catamo com uma melhoria muito significativa das condições contratuais. A SAD leonina quer prolongar a ligação do extremo por mais duas temporadas e aumentar de forma considerável o salário do internacional moçambicano.


Segundo o ‘Correio da Manhã’, Geny aufere atualmente cerca de 1,4 milhões de euros brutos por temporada e a nova proposta colocará o vencimento na fasquia dos 2 milhões anuais. O objetivo passa igualmente por acrescentar mais dois anos ao vínculo existente.


A movimentação dos responsáveis do Sporting surge depois do forte interesse demonstrado por clubes ingleses no último mercado de transferências, sobretudo o Sunderland. Geny Catamo foi particularmente cobiçado durante o verão, mas os leões resistiram às abordagens e mantiveram o extremo no plantel de Rui Borges.


A administração liderada por Frederico Varandas pretende agora traduzir essa importância também no contrato. Além de reconhecer o crescimento desportivo do jogador, a revisão das condições permitirá ao Sporting reforçar a posição negocial perante futuras investidas do mercado.

Geny Catamo continua a ser um dos ativos mais valorizados do plantel verde e branco. A capacidade para atuar em diferentes posições no corredor e a evolução registada nas últimas temporadas consolidaram o internacional moçambicano como uma opção relevante nas escolhas leoninas.



Futebol

Issa Doumbia ganha espaço na seleção; Médio do Sporting triplica minutos na vitória de Itália

Na sua primeira chamada ao escalão italiano mais elevado, o jogador dos verdes e brancos teve uma maior oportunidade na partida frente à Turquia

Com 30 minutos em campo ao serviço de Itália, espera-se que Issa Doumbia ganhe motivação para o regresso ao Sporting
Com 30 minutos em campo ao serviço de Itália, espera-se que Issa Doumbia ganhe motivação para o regresso ao Sporting

29 Set 2026 | 11:42 |

Icon Comentário0

Em mais uma jornada do Grupo A da Liga das Nações, a Itália venceu a Turquia. A seleção italiana deslocou-se até Bursa para estabelecer um 4-1. Com este resultado, perspetiva-se que se inicie uma nova era com Roberto Mancini ao leme, de regresso ao banco, após ser derrotado pela Bélgica (2-0).


Há meia hora de jogo tudo parecia controlado pelos forasteiros, já que por volta desse minuto já ganhavam por 3-0. Bastoni, aos 9 minutos, conseguiu inaugurar o marcador. Por volta do minuto 22, numa jogada de grande nível coletivo, Frattesi estabeleceu o 2-0. Kayode, com estreia a marcar, chegou ao 3-0, aos 27 minutos.


Com três substituições antes do início do segundo tempo, a Turquia estava disposta a tudo para reverter o pesado resultado. Yilmaz, precisou de apenas 76 segundos para reduzir a diferença no marcador. O avançado do Galatasaray aproveitou a baliza aberta de Donnarumma e rematou.


Apenas três minutos depois, por volta do minuto 50, Pio Esposito marcou o 4-1 final. Com o resultado praticamente controlado pela seleção italiana, Mancini lançou Doumbia em campo para jogar a meia-hora que restava. O médio já se tinha estreado frente à Bélgica, onde jogou 10 minutos e, na sua segunda internacionalização teve uma maior oportunidade em campo.

O jogador dos verdes e brancos - que esteve perto de não assinar pelo Clube - não tem tido um início de temporada muito consistente. Apesar de uma pré-temporada a um grande nível, as exibições ao serviço de Rui Borges, nas competições oficiais, não têm sido suficientes para igualar as expectativas dos adeptos. Numa fase difícil para o Sporting, espera-se que Doumbia regresse motivado aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo.



Futebol

Rui Borges já encontrou solução para possível ausência de Zalazar no Sporting

Treinador dos verdes e brancos encontra-se com algumas dificuldades no que a opções diz respeito e pode agitar as águas no próximo onze

Flávio Gonçalves pode voltar ao onze do Sporting na deslocação ao terreno do Braga, como opção de Rui Borges para o lugar de Zalazar
Flávio Gonçalves pode voltar ao onze do Sporting na deslocação ao terreno do Braga, como opção de Rui Borges para o lugar de Zalazar

29 Set 2026 | 11:08 |

Icon Comentário0

Flávio Gonçalves pode voltar ao onze do Sporting na deslocação ao terreno do Braga, marcada para a oitava jornada do campeonato. O jovem atacante perdeu algum espaço nas últimas partidas, mas continua totalmente inserido nas contas de Rui Borges.


A utilização do jogador de 19 anos estará diretamente ligada à condição física de Rodrigo Zalazar. O médio uruguaio só deverá regressar a Lisboa depois do encontro da seleção frente à Índia, em Calcutá, no dia 6 de outubro, ficando com pouco tempo para recuperar antes da partida na Pedreira.


Zalazar já somou alguns minutos na derrota do Uruguai diante do Japão, por 3-1, e Coreia do Sul (4-1) e deverá voltar a ser utilizado nos próximos compromissos da seleção. O desgaste acumulado, aliado às viagens longas, poderá levar Rui Borges a gerir o jogador e abrir novamente espaço a Flávio Gonçalves.


O jovem formado no Sporting teve um início de temporada de grande impacto. Soma sete jogos, seis deles como titular, três golos e uma assistência, números que o colocaram entre os elementos em maior destaque no arranque da época leonina.

No empate frente ao Arouca, porém, Flávio Gonçalves não saiu do banco de suplentes. Ainda assim, essa opção não significa uma perda de confiança por parte de Rui Borges, que poderá voltar a recorrer ao atacante num dos encontros mais exigentes deste início de campeonato.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Apontado ao Sporting, Sérgio Conceição quebra silêncio para deixar mensagem... ao Porto
Futebol

Apontado ao Sporting, Sérgio Conceição quebra silêncio para deixar mensagem... ao Porto

29 Set 2026 | 09:45

Icon Comentário0
Ibrahima Ba está quase de volta e Rui Borges pode surpreender com dupla inédita no Sporting
Futebol

Ibrahima Ba está quase de volta e Rui Borges pode surpreender com dupla inédita no Sporting

29 Set 2026 | 09:35

Icon Comentário0
Alarmes para Rui Borges! Jogador do Sporting com queixas físicas na seleção
Futebol

Alarmes para Rui Borges! Jogador do Sporting com queixas físicas na seleção

29 Set 2026 | 09:24

Icon Comentário0