Futebol
Exclusivo Leonino - Vipotnik é o avançado escolhido pelo Sporting, mas negócio é complexo
19 Jul 2026 | 13:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Dez 2024 | 09:54 |
João Pereira assumiu o cargo de treinador principal do Sporting a 11 de novembro, e, quase um mês depois, leva três derrotas em quatro jogos no leme dos leões. Os alarmes vão soando em Alvalade, onde, antes da saída de Ruben Amorim, se vivia uma época a roçar a perfeição. Mas a Direção liderada por Frederico Varandas já terá deixado saber que João Pereira está seguro, mesmo com todos os riscos que isso implica.
De acordo com informações avançadas pelo jornal 'Record', aconteça o que acontecer no jogo da próxima terça feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, para a Liga dos Campeões, será João Pereira e a sua equipa técnica a preparar o jogo da próxima jornada do campeonato, a receção ao Boavista, no dia 14 de dezembro.
O diário desportivo afirma mesmo que, de momento, não existe qualquer ultimato ou prazo de validade para a equipa técnica. Havendo uma exigência interna para que existam melhorias visíveis nos próximos jogos, sob a consequência de, aí sim, se terem de explorar outras opções, nomeadamente para treinador principal dos leões.
Frederico Varandas vai, então, segurar João Pereira, por agora, mesmo sabendo os riscos que isso implica: tomar uma decisão que vai contra aquilo que muitos sócios leoninos acreditam de momento - o facto de o novo treinador não ser o homem certo para substituir Ruben Amorim. O Presidente do Sporting acarreta, assim, o risco de ser a pessoa que escolheu o novo treinador, e que o segurou quando as coisas não corriam bem.
De resto, fonte próxima informou o jornal de que muitos jogadores ainda não ultrapassaram a saída de Ruben Amorim, e sentem-se órfãos do antigo treinador dos leões. João Pereira vai ter, agora, de lutar contra este bloqueio psicológico que, aparentemente, parece ser sentido por quase todos os jogadores do Sporting.
Verdes e brancos preparam-se para disputar duas partidas no decorrer do dia 20 de julho, com a noite a ficar marcada por mais um encontro junto dos adeptos
20 Jul 2026 | 09:41 |
Rui Borges tem preparado um dia de 'loucos' no estágio de pré-época do Sporting. Esta segunda-feira, dia 20 de julho, além do jogo aberto ao público frente ao Estrasburgo, no Estádio Algarve, pelas 20h15, os leões também terão um teste à porta fechada diante do Portimonense.
Um dos principais destaques para o compromisso duplo dos verdes e brancos é Rodrigo Zalazar. O jogador, que se tornou o reforço mais caro da história do Clube neste mercado de transferências, vai estrear-se hoje com a camisola dos leões.
O internacional uruguaio treinou às ordens de Rui Borges nos últimos três dias e foi testado pelo técnico na posição 10, tendo dado bons sinais à estrutura verde e branca. A equipa técnica ficou satisfeita não só com o físico, mas com a integração com os restantes companheiros.
No entanto, deverão existir mais novidades no decorrer desta segunda-feira. Iván Fresneda está recuperado e estará agora às ordens do treinador do Sporting, depois de ter falhado os últimos nove jogos da última temporada devido a uma pubalgia. O espanhol deverá então ser utilizado num dos dois testes.
É ainda esperado que Silas Andersen vá a jogo e existe a expectativa que Fotis Ioannidis também possa somar alguns minutos. Rui Borges está convicto de que o internacional grego já consiga somar os primeiros minutos e começar a acelerar para o arranque da temporada.
Ainda no que ao boletim clínico diz respeito, o técnico do Sporting continua privado de dois jogadores: Nuno Santos e João Simões ainda estão entregues ao departamento médico, sendo que o ala ainda não tem previsão de regresso e o médio só deverá voltar em finais de setembro.
'Camisola 8' dos verdes e brancos prepara-se para rumar à Arábia Saudita neste mercado de transferências e leões querem ocupar o seu lugar
20 Jul 2026 | 09:29 |
Pedro Gonçalves está a um pequeno passo de deixar o Sporting. O 'camisola 8' dos leões será reforço do Al Diriyah orientado por Bruno Lage ainda neste verão e, para colmatar a saída do criativo, os verdes e brancos preparam-se para voltar ao mercado.
Apesar de ter sido bastante disputado pelo Al Ittihad, foi o antigo treinador do Benfica quem acabou por convencer o jogador a rumar à Arábia Saudita e encerrar, desta forma, uma passagem de seis anos pelo Clube de Alvalade. Ainda que tenha tido as suas dúvidas numa fase inicial, Pote estará agora totalmente convencido a mudar-se para o médio oriente.
Assim que for confirmada a saída do Pote, o Sporting voltará a entrar em ação no mercado de transferências e o alvo desejado está identificado. Rui Borges quer contratar um extremo esquerdo que, de preferência, tenha a polivalência para fazer a posição 10. Jesse Derry também será opção, mas o treinador dos leões pretende maior experiência para opção regular na equipa. A SAD leonina está disposta a fazer um grande investimento nessa contratação.
De acordo com o jornal Record, os avanços nas negociações podem mesmo fazer com que Pote faça as suas despedidas dos adeptos do Sporting no encontro desta segunda-feira, 20 de julho, diante do Estrasburgo, disputado no Estádio do Algarve (20h15), uma vez que a sua transferência pode ficar tratada até ao final da semana.
Ao longo da passagem pelo Sporting, Pedro Gonçalves realizou 243 jogos, marcou 80 golos e fez 53 assistências, conquistando três campeonatos, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Os leões investiram 13,5 milhões para garantir 90% do passe do jogador, pelo que o Famalicão terá direito a 10% do valor de uma futura mudança.
Internacional costa-marfinense ainda não se apresentou aos trabalhos orientados por Rui Borges e continua a ser um dos ativos a somar interessados
20 Jul 2026 | 09:02 |
O interesse do Nottingham Forest por Ousmane Diomande parece não ter esfriado. Os ingleses já terão feito contactos junto do Sporting para perceberem as condições de uma eventual transferências neste mercado, mas sem qualquer proposta até ao momento.
De acordo com a informação revelada pelo jornal Record, numa altura em que o central ainda está na Costa do Marfim a desfrutar dos seus últimos dias de férias, este interesse não surge como uma surpresa. Oliver Glasner ocupou o lugar de Vítor Pereira ao leme do emblema inglês, sendo que na última temporada já havia tentado levar Diomande para o Crystal Palace.
Ainda assim, apesar das várias tentativas, a SAD liderada por Frederico Varandas acabou por negar qualquer investida, uma vez que exigia o mínimo de 50 milhões de euros para iniciar com as negociações pelo internacional. Na altura, os britânicos consideraram o montante exagerado.
Por esta altura, esse continua a ser o valor base considerado pela base do Sporting para ouvir qualquer conversa por Ousmane Diomande. Para já, o jogador está totalmente seguro em Alvalade, uma vez que renovou contrato até 2030 e melhorou as suas condições salariais, estando ainda blindado por uma cláusula de rescisão de 80M.
Na temporada 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 42 milhões de euros – realizou 31 encontros pelo Sporting: 17 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, em 2.301 minutos registados, o defesa-central marcou um golo e fez uma assistência.