
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ruben Amorim tem apenas 17 ‘séniores’ disponíveis para o jogo de amanhã, dia 20 de agosto, frente ao Porto. Daniel Bragança e Paulinho são baixas certas por lesão; e Tabata e Matheus Nunes foram transferidos para o estrangeiro nas últimas semanas. Desta feita, o número de jogadores mais experientes (ou apenas menos jovens) no plantel diminuiu. Um fator bastante curioso é que, devido ao facto de o plantel leonino ser curto e bastante jovem, apenas três jogadores têm mais de 30 anos: Adán, Coates e Neto. Tirando Esgaio, que já está bem perto (29 anos), as idades dos ‘séniores’ do Sporting estão compreendidas entre os 20 e os 27 anos. Segundo o site ‘Transfermarkt’, a média de idades do plantel está compreendida nos 24 anos. No que toca aos jovens da formação, são nove aqueles que procuram na venda dos ativos leoninos uma oportunidade de se afirmarem no plantel. Amorim já deixou claro que o projeto do Sporting passa por ter um plantel curto, competitivo, e propício a entrada de jovens. Cabe agora aos frutos da Academia de Alcochete aproveitarem a benesse do treinador, e provarem que merecem subir de patamar. Confira a lista de graúdos e miúdos do plantel disponíveis para o clássico: Séniores:
Fotografia de Sporting
Jogador que conta com passagem pelo Clube de Alvalade comentou, recentemente, uma das contratações verdes e brancas para a próxima época
|
Bruno Marioni, ex Sporting que passou pelo Clube entre 1997 e 1999, fez rasgados elogios a Victor Guzmán, jovem jogador, natural do Peru, que está muito perto de reforçar o Clube de Alvalade com vista à próxima época. O jogador é um dos maiores talentos do Allianz Lima, emblema grande da América do Sul.
Bruno Marioni: "Muito bom tecnicamente e o seu ponto forte é claramente a finalização"
Foi no Sul-Americano 2025, disputado na Venezuela, que Victor Guzmán finalmente convenceu os responsáveis verdes e brancos a avançar para a sua contratação. Em Lisboa, tem à sua espera um contrato de três anos para assinar com o Sporting. Os leões vão pagar cerca de 400 mil euros para comprarem 60% do passe do jogador peruano.
Bruno Marioni, antigo jogador do Sporting, era, no ano passado, diretor desportivo do Allianz Lima. Conhece bem o jogador, e explicou ao jornal Record as qualidades do jovem: "Muito bom tecnicamente e o seu ponto forte é claramente a finalização. Apesar de ser um jogador alto não é muito forte no jogo de cabeça, mas com os pés é muito bom. Como sabe proteger a bola é muito bom a jogar de costas para a baliza".
"É uma das grandes promessas do futebol peruano. Em 2024, apesar da idade, já jogou na primeira equipa e teve a oportunidade de disputar a Taça Libertadores. É um jovem muito responsável", atirou de seguida o antigo jogador do Sporting, seguro de que os leões fazem uma escolha acertada com Victor Guzmán.
Guzmán está no Allianz Lima desde os sete anos, sendo que a sua carreira desportiva está muito ligado ao clube da capital do Peru. Conhecido como 'Pantera', quando era jovem, devido à forma felina como atacava as defesas, o jovem teve um crescimento acelerado durante a adolescência, que o deixou com 1,91m. Perdeu alguma da mobilidade, mas passou para o centro do ataque onde desenvolveu o faro pelo golo por que é conhecido hoje em dia.
Clube que atua na Premier League, e é um dos mais ricos do mundo, definiu um dos craques de Alvalade como alvo prioritário este verão
|
Depois de verem a primeira proposta recusada, o Arsenal de Londres voltou à carga, e acena agora com 60 milhões de euros para levar Viktor Gyokeres do Sporting. Os ingleses são um dos clubes mais interessados em garantir o avançado sueco na próxima janela de transferências - e os leões até já pensam no substituto.
Relembrar que o Arsenal já tinha apresentado uma proposta, ainda que não oficial, por Viktor Gyokeres ao Sporting. Os londrinos acenaram com 55 milhões mais 10 por objetivos, numa abordagem inicial que foi prontamente recusada por Frederico Varandas na figura de Presidente do clube verde e branco.
Os londrinos viraram-se para Benjamin Sesko, mas a verdade é que o negócio continua complicado, muito devido às exigências salariais do avançado esloveno. Por isso, o Arsenal quer manter as opções em aberto, e pensa outra vez em Viktor Gyokeres como alternativa ao ponta-de-lança do Leipzig.
Vão, segundo informa o jornal A Bola, avançar com nova proposta por Viktor Gyokeres, no valor de 60 milhões, a que acrescem ainda bónus por objetivos. No entanto, o Arsenal já está pronto para ouvir um "não" de Frederico Varandas, uma vez que o Presidente do Sporting já tinha informado, recentemente, que o avançado sueco não deixaria o Clube de Alvalade pela verba de 60+10 milhões de euros.
O Sporting, de resto, já fez saber que procura um montante a rondar os 80 milhões de euros, de modo a libertar Viktor Gyokeres. Os leões e o avançado continuam na novela que tem feito várias manchetes na imprensa nacional desde o final da temporada, que terminou com dobradinha verde e branca.
Jogo decisivo da prova rainha em solo nacional foi de muita polémica,. Conclusões estão a ser tiradas agora e há pedidos de suspensões para os leões
|
Geovany Quenda e Matheus Reis arriscam uma suspensão entre um a três jogos. Este foi o pedido da Comissão de Instrução Disciplinar da FPF, acerca do caso que remonta ao jogo da final da Taça de Portugal, onde os verdes e brancos derrotaram o Benfica para confirmar a dobradinha.
Ficaram a ser conhecidas, recentemente, as conclusões do despacho de encerramento do inquérito, na sequência das várias acusações feitas contra o Sporting e os seus jogadores - muitas delas ligadas ao Benfica - após o jogo e os festejos relativos à final da Taça de Portugal.
Na base das acusações, que também chegaram pelas mãos do empresário César Boaventura, estão, em primeira instância, o lance disputado entre Matheus Reis e Andrea Belotti, em que o ala brasileiro acaba por pisar a cabeça do avançado italiano. O vídeo do Clube de Alvalade, postado perto do autocarro da equipa, no fim da partida, também foi alvo de deliberação. O ala já fez a primeira aparição pública depois do sucedido.
Para além disto, Morten Hjulmand, Viktor Gyokeres, Geovany Quenda, e a da Sporting SAD, devem ser presentados com multas. Em parte por terem segurado numa fotografia de Matheus Reis, como 'homenagem', e no caso do jovem extremo, também devido à camisola que utilizou, com referência a um diálogo entre Esgaio e Otamendi.
O Conselho de Disciplina da FPF vai, agora, decidir, na sua próxima reunião, se aceita as penas recomendadas pela acusação na Comissão de Instrução Disciplinar, e se aplica os castigos aos jogadores do Sporting, ou se não acata as recomendações que foram dadas agora.