
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Lúcio Correia e João Caiado, advogados contactados pelo jornal A Bola, consideram que a novela entre Gyokeres e o Sporting está condenada a resolver-se a bem. No entanto, os dois especialistas em matérias judiciais explicaram à imprensa nacional o que poderia correr mal para as duas partes.
Lúcio Correira, professor de direito desportivo na Universidade Lusíada de Lisboa, começou por falar da suposta "greve" de Viktor Gyokeres, algo que seria "uma violação do dever de assiduidade" que pode "conduzir a uma multa ou a uma suspensão", e que até poderia resultar em despedimento por justa-causa. Aponta, no entanto: "Mas este cenário não interessa ao Sporting, como é óbvio, porque estaria a deixar livre o seu maior ativo, deixando-o sair a custo zero. E essa não é uma hipótese que, minimamente, lhe interesse".
Comentou, depois, a possibilidade do sueco avançar com queixa à FIFA, lembrando que as duas partes estão condenadas ao entendimento: "Gyokeres terá de justificar uma justa causa para a resolução do contrato. E que argumentos apresentará para o fazer? Pelos dados disponíveis no momento, não parece que tenha muitos, embora não conheça a fundo o contrato que o liga ao Sporting".
João Caiado, advogado e colunista do jornal A Bola, aponta na mesma direção: "O que sabemos é que há aqui um grande problema. Se ele joga a 100 por cento, estará valorizado nessa proporção, se estiver a 95 ou a 90 por cento, é por essa bitola que o mercado se guiará (...) Em termos desportivos, na verdade, não há uma sanção eficaz para que não esteja 100 por cento focado no seu trabalho e, além disso, se não o fizer está a desvalorizar-se a ele e ao clube, tanto em termos desportivos como, consequentemente, na componente financeira".
Caso Gyokeres considerasse uma rescisão de contrato unilateral, João Caiado deixa um conselho, e fala, de novo, na obrigatoriedade do entendimento entre as duas partes: "Os tribunais portugueses não se costumam meter nessas questões e teria de recorrer a um tribunal europeu. E quando saísse a decisão, com todos os trâmites processuais, já Gyokeres estaria a terminar a carreira. Temos como exemplo o caso da Lei Bosman, que quando foi deliberada já o jogador tinha deixado os relvados".
Veja os destaques de Viktor Gyokeres:
Atleta falhou ao convencer treinador principal do Clube de Alvalade e ruma ao estrangeiro à procura de mais tempo de jogo
|
Koba Koindredi ruma ao Basileia por empréstimo. O jogador, que continua contratualmente ligado ao Sporting, vai representar o emblema helvético durante uma temporada. Desta forma, a direção de Frederico Varandas resolve o caso de mais um excedentário do seu plantel, depois de ver a saída de Vladan Kovacevic, dois jogadores que chegaram ao Clube na era Ruben Amorim.
Koba Koindredi: "O Basileia é a melhor equipa na Suíça"
Nas redes sociais do campeão nacional suíço, o clube anunciou a oficialização do médio francês, com origem no Djibuti. O atleta de 23 anos vai envergar a camisola número 8 e destacou o projeto da sua nova equipa, que considerou ser um fator decisivo para aceitar este novo desafio.
“Fiz esta escolha por mudar-me para o Basileia porque o Basileia é a melhor equipa na Suíça e é um clube com grande tradição. Agora, vou fazer o meu melhor para ajudar a equipa a alcançar os objetivos na próxima temporada”, confessou.
Ainda nas suas declarações, o centrocampista revelou aquelas que acredita ser as mais-valias do seu jogo e as qualidades que os adeptos do Basileia: “Poderia descrever-me como um jogador forte tecnicamente, que é bom com bola e com muita qualidade no passe e remate”.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual na equipa do Lausanne, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.
Confira, abaixo, a publicação do Basileia:
Avançado está no Clube do seu coração e demonstrou desejo de vestir a Listada verde e branca na próxima época desportiva
|
Telma Encarnação revelou o desejo de continuar na equipa do Sporting. A avançado que se encontra ao serviço da Seleção Nacional feminina em preparação para o Campeonato da Europa - depois de ser uma das várias jogadoras leoninas nos pré-convocados - confessou estar feliz em Alvalade.
Telma Encarnação: "Quero continuar no Sporting"
Em declarações ao jornal Record, a jovem avançado de 23 anos confessou a vontade de continuar a jogar de leão ao peito. Ainda assim gostaria de rumar a um campeonato estrangeiro: “Quero continuar no Sporting, mas claro que gostava de jogar noutra liga. Em Inglaterra ou em Espanha, por exemplo. Mas estamos a falar do futuro”.
Telma Encarnação: "Estou super feliz, o Sporting tem sido uma casa e apoia-me em tudo"
“Acolheram-me bem e a mudança foi espetacular. Estou super feliz, o Sporting tem sido uma casa e apoia-me em tudo, dentro e fora de campo. Cada um sabe do seu trabalho e do é melhor para a sua vida. Estou de braços aberto para quem vier e desejo a melhor sorte do Mundo para quem for embora”, acrescentou.
Para além da sua situação no Sporting, Telma Encarnação teve tempo para falar da preparação da Seleção Nacional, no Euro feminino: “Temos de aproveitar cada momento, cada chamada à Seleção e cada Europeu, é sempre marcante. Vai ser sempre como se fosse o primeiro. Senti uma grande felicidade e estava com muita vontade de ajudar”.
“Nós, com bons ou maus resultados, estivemos sempre unidas em todos os momentos. Estamos a treinar muito para sermos melhores e corrigir os erros que cometemos. Vamos para este Euro com um objetivo muito bem definido. É importante porque corrigimos muitas coisas. Vamos começar do zero e isso é bom. Estamos preparadas para ganhar”, terminou.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma publicação nas redes sociais e destaca-se uma grande diferença face às últimas temporadas
|
O Sporting apresentou os novos equipamentos que os jogadores leoninos vão vestir nos exercícios de aquecimento antes dos jogos, na época 2025/26. Ao contrário do que aconteceu nas últimas temporadas, a equipa verde e branca tem agora duas opções à disposição: camisola verde ou preta.
Numa publicação nas redes sociais, o Clube de Alvalade divulgou os equipamentos de aquecimento, acrescentando a seguinte legenda: “Prepara-te para o jogo com a camisola que diz ao mundo que o Sporting está prestes a entrar em campo”. Vale sublinhar que o equipamento de aquecimento principal é em tons de verde, enquanto, no alternativo, domina a cor preta.
Os adeptos leoninos já podem adquirir as novas camisolas de aquecimento, na Loja Verde, por via física ou no atendimento online. O preço varia entre os 45 euros, para Sócios do Sporting, e os 50, para o público em geral. De resto, até final do mês de junho, o Clube de Alvalade deverá ainda apresentar mais três camisolas, no âmbito de uma parceria entre a marca de artigos desportivos Nike e a Direção liderada por Frederico Varandas.
Recorde-se que, no passado dia 20 de maio, o Sporting oficializou a nova camisola principal que a equipa leonina utilizará na próxima temporada desportiva. O Clube de Alvalade promove o regresso às tradicionais riscas verdes e brancas, depois da introdução das listas pretas na temporada que está agora a terminar.
O novo equipamento de treino dos leões também já é conhecido. Os jogadores de campo terão à sua disposição camisolas cinzentas, pretas e verdes. O pormenor do colarinho cor de rosa gerou algumas críticas dos adeptos do Sporting. Por sua vez, os guarda-redes vestirão de branco, preto ou dourado e a equipa técnica poderá escolher entre preto cinzento ou cor de rosa.
Confira, aqui, o vídeo de apresentação dos equipamentos de aquecimento: