Futebol
Reforço para a defesa? Sporting toma decisão arriscada sobre plantel de Rui Borges
23 Dez 2025 | 07:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Dez 2025 | 12:45 |
Francisco Trincão é o mais recente convidado do podcast 'Expresso Geração 90', apresentado por Júlia Palha. Durante uma longa conversa, o extremo do Sporting recordou a conversa com Ruben Amorim quando este quis garantir a sua vida para o Clube de Alvalade, lembrando que não estava feliz em Inglaterra.
Francisco Trincão: "Senti-me logo motivado"
"Na altura, quando o mister Amorim falou comigo e disse que queria que eu voltasse para o Sporting e fosse jogador dele foi uma sensação um bocado de alívio porque na altura estava em Inglaterra e sentia-me um bocado mais em baixo. Senti-me logo motivado, foi logo em março. Desde aí acho que a minha mentalidade mudou e fiquei logo completamente diferente e com vontade de voltar. Ter muita família Sportinguista ajudou a tomar decisão. Acho que foi o melhor passo que poderia ter dado", começou por lembrar.
Francisco Trincão: "Foi um período um bocado difícil"
Quando questionado sobre o momento mais difícil da carreira, Trincão lembrou os tempos no Reino Unido, mas também em Alvalade: "Fora do futebol, diria que foi em Inglaterra, foi o sítio onde me senti mais diferente daquilo a que estava habituado. Em termos de futebol, talvez foi a altura em que estava no Sporting e não estava a jogar tanto. Foi um período um bocado difícil".
Depois, o internacional português comentou se se imagina no Sporting por muitos anos, algo sobre o qual não teve dúvidas: "Sim. Já vou para a minha 4.ª época, a vida que se tem aqui não é nada má. Tenho uma vida bastante boa, sou um privilegiado, acho que sim".
Ainda relacionado com o Sporting, Francisco Trincão foi chamado a escolher entre o seu golo ou lance mais marcante, mas optou por outra resposta: "As únicas coisas marcantes foi ter sido campeão e a festa no Marquês. É uma coisa que não dá para explicar. Ali não há cansaço, se bebemos uma cervejinha ou outra acabou o cansaço. É uma sensação completamente única. É sempre impactante. A segunda ainda foi melhor do que a primeira".
Antigo presidente do Grupo Stromp dedicou o seu mais recente texto de opinião no semanário dos verdes e brancos aos treinadores rivais
23 Dez 2025 | 11:09 |
Tito Arantes Fontes utilizou, esta terça-feira, 23 de dezembro, o seu espaço de opinião que assina no Jornal Sporting para refletir sobre a discussão em torno da arbitragem, que muita polémica tem gerado após a vitória dos leões frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal.
No texto publicado, o antigo presidente do Grupo Stromp valorizou a forma como Frederico Varandas "marcou e mudou de forma estruturante a vida Sportinguista", desde 2018, quando foi eleito Presidente dos verdes e brancos, depois do "tristíssimo episódio do ataque e invasão de Alcochete", lembrando a forma como os "principais rivais iam fazendo, aqui ou ali, de modo disperso e pontual, declarações pseudo piedosas sobre a falta que o clube fazia ao desporto português".
"Tudo isto tem feito tremer os nossos adversários, nomeadamente os mais poderosos, como sucede com os rivais Benfica e Porto. E assim vai continuar a suceder! Ou seja, vão continuar a tremer… vão mesmo (...). Consequência dessa tremideira é a ladainha concertada desses dois clubes (no fundo, é a reação do nefasto 'poder bicolor' que anos a fio, durante pelo menos as últimas cinco décadas, dominou escandalosamente o futebol nacional, através de estratagemas vários em que imperava o 'vale tudo', com epicentro em fenómenos vergonhosos como os célebres 'Apito Dourado', 'Mala Ciao', 'Caso dos Emails', 'E-Toupeira', entre outros!)", começou por escrever.
"Ora, essa ladainha tem-se acentuado ultimamente de modo verdadeiramente patético por parte desses dois clubes ou de gente afeta aos mesmos, que vão exibindo de modo despudorado a sua constante azia perante esta nova vida, este novo alento, do leão. São constantes os comunicados e as incessantes intervenções que, como diz o nosso povo, de 'tão ridículos até doem'! Desde logo porque tudo o que é demais, incluindo a azia, claro está… pois, enjoa e – neste caso – enjoa mesmo", acrescentou ainda.
Tito Arantes Fontes virou, de seguida, as atenções para os treinadores dos rivais do Sporting, começando por Francesco Farioli: "Foquemos, a título de exemplo, na recente intervenção do treinador do Porto sobre a duração de um jogo de futebol… coitado, o homem errou factual e historicamente, pois não só a situação que referiu como sendo de 1958 só ocorreu em 1959 (a arbitragem de Inocêncio Calabote num jogo do Benfica), como a mesma não se deveu à suspensão do jogo por ordem da equipa de arbitragem".
"Aliás, quanto à duração de um jogo de futebol, certamente que não lhe explicaram o jogo do Porto, no Estádio do Dragão, no início de Setembro de 2023, com o Arouca… foram 23 minutos de “descontos”! Farioli, ouve-me desta vez, é mesmo melhor veres com quem andas… e falas… porque caso contrário cais no ridículo de nem saberes o que dizes", escreveu o antigo dirigente.
De seguida, foi a vez de José Mourinho: "O tal 'mediático e badalado' treinador do Benfica, que diz que 'não somos como os outros, que choram, gritam e continuam a pressionar, temos um perfil diferente'. Como? Então este Mourinho não lê os constantes, permanentes e ultimamente quase que diários comunicados do seu clube? Nem ouve as inúmeras declarações públicas – nomeadamente após a monumental azia, ainda bem viva, provocada pela épica vitória do Sporting na última final da Taça de Portugal – do seu líder Rui Costa?".
"Nem prestou atenção à recentíssima campanha eleitoral do clube sua entidade patronal? Que grande bagunçada vai mesmo por aquelas bandas! Cada um diz o que quer… uns dizem uma coisa, outros o seu contrário! Pois é, Mourinho… convém ler e ouvir, sob pena de não estares alinhado com os comportamentos do próprio clube que representas. Organizem-se, mas é! Caso contrário será – como já é – a perpetuação da azia, a continuação do ridículo, cada vez mais em versão definitivamente calimera", concluiu Tito Arantes Fontes.
Jogador que fez a vida negra aos verdes e brancos foi riscado pelo antigo treinador dos leões e não deixou de endereçar o assunto
23 Dez 2025 | 10:03 |
No dia seguinte a mais uma derrota do Manchester United de Ruben Amorim - desta vez diante do Aston Villa, por 2-1 -, o Napoli venceu o Bolonha (2-0), com dois golos de David Neres, ex-jogador do Benfica, acabando por conquistar a Supertaça italiana, que se disputou em Riade, Arábia Saudita.
Após os festejos, Rasmus Hojlund foi um dos destaques. O avançado, que na Liga dos Campeões fez a vida negra ao Sporting, recorreu às redes sociais para realizar uma publicação em tom de celebração do seu primeiro troféu no regresso a Itália, acabando por deixar uma provocação a... Ruben Amorim.
"Eis o significado de uma grande decisão", escreveu o internacional dinamarquês, que foi riscado pelo antigo treinador do Sporting no início da temporada, após a chegada de Benjamin Sesko ao Manchester United, além de Bryan Mbeumo e Matheus Cunha.
Hojlund está emprestado ao Napoli nesta temporada e não parece estar minimamente arrependido. O avançado soma já sete golos e três assistências em 19 jogos na presente temporada, números aos quais se inclui o bis frente ao Sporting.
No que a Ruben Amorim diz respeito, a verdade é que as coisas não estão a correr como este desejaria em Old Trafford. Fruto da recente derrota, o Manchester United desceu para a sétima posição da Premier League, onde soma 27 pontos. Na próxima jornada, a 26 de dezembro (sexta-feira), os red devils recebem o Newcastle.
Confira a publicação:
Estrutura do Clube de Alvalade mantém interesse na contratação do jogador do Corinthians, mas situação não se prevê fácil
23 Dez 2025 | 08:39 |
O Sporting terá perguntado por Breno Bidon ao Corinthians, no entanto, os verdes e brancos não estão sozinhos na corrida pelo jogador brasileiro. Apesar de o médio ser apontado como possível reforço dos leões para a janela de verão, a situação pode inverter-se.
Segundo revela a imprensa do Brasil, também o PSV tem vindo a acompanhar as exibições do futebolista do emblema de São Paulo e, tal como Rui Borges, olham para Bidon como uma boa opção para reforçar o meio-campo. Caso os neerlandeses pretendam agira mais cedo, o Sporting acaba por perder o comboio.
De acordo informações avançadas por Bruno Andrade, o jogador de 20 anos é visto como um possível substituto de Morten Hjulmand ou Hidemasa Morita, dupla que pode sair de Alvalade. O médio também tem chamado atenção por ser internacional jovem pelo Brasil, o que aumenta o interesse de clubes europeus.
No entanto, a possível transferência não deverá ser barata: o Corinthians está a pedir uma verba avaliada entre os 15 e os 20 milhões de euros, um valor que pode tornar a negociação mais complexa para o Sporting, que terá de ponderar a sua capacidade financeira antes de avançar com uma proposta concreta.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 14 milhões de euros - disputou 56 partidas. Durante os 3.848 minutos em que foi utilizado, o médio canarinho marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Reforço para a defesa? Sporting toma decisão arriscada sobre plantel de Rui Borges
23 Dez 2025 | 07:39