
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Carlos Saleiro, antigo avançado do Sporting, referiu que será muito difícil aos leões conseguirem manter Viktor Gyokeres em Alvalade na época 2025/26. O jogador tem sido apontado ao Arsenal, de Mikel Arteta, sendo que a sua saída no verão é um dado praticamente consumado.
"Não há praticamente nada que possamos dizer para descrever a sua qualidade. Resta aproveitar os últimos tempos dele com a camisola do Sporting. Vai ser impossível manter o Viktor. O que tem feito é fora do normal. Não me recordo de qualquer outro avançado do Sporting a fazer aquilo que ele faz", começou por dizer ao jornal Record.
Carlos Saleiro deixa rasgados elogios ao avançado sueco: "Houve muitos e bons avançados no Sporting, mas da forma como ele produz e faz os golos não houve nenhum. O último que talvez tenha feito tantos golos como Gyokeres foi o Jardel, mas, na altura, tinha toda uma equipa a trabalhar para ele. Nesta altura, olho para o Viktor e vejo um jogador completamente diferente, um jogador que sozinho cria as suas próprias situações de golo e, por vezes, leva a equipa às costa".
O português aborda a questão sobre se a equipa de Rui Borges está ou não dependente do sueco: "Obviamente que a equipa tem importância naquilo que ele produz. Mas, o tipo de golos que ele marca e os lances que ele desenha são únicos. Em termos coletivos é que tudo funciona, embora o seu trabalho também seja muito individual".
O antigo futebolista antevê a saída de "mais dois ou três jogadores", não apontando nomes, mas identificando a causa: "Com a saída de Ruben Amorim, sente-se que vai haver uma reestruturação do plantel, das ideias de jogo e do próprio sistema tático. Esse não será o fator decisivo para a saída de Gyokeres, mas será um deles", completou.
Especialista diz que venda de figura principal da equipa verde e branca é o melhor cenário para clube e jogador, no próximo mercado de verão
|
Viktor Gyokeres está em vias de deixar o Sporting, depois de chegar a acordo com o Arsenal. A confirmar-se a transferência no próximo mercado de verão, o clube de Alvalade perderá um grande ativo desportivo – o sueco já marcou 86 golos em 93 jogos de leão ao peito. Mas a eventual concretização do negócio poderá ser positiva para os leões. A ideia é defendida por Guilherme von Cüpper, CEO da Berlin Sports - Bridge for Talents e especialista em mercado global, em declarações ao jornal Record.
"Uma coisa é transacionar Viktor Gyökeres no verão, em que faz 27 anos, outra é transacioná-lo no verão seguinte, no qual fará 28. Faz diferença pela questão da longevidade. O mercado é cada vez mais competitivo e, se é verdade que Gyökeres é um jogador que está com um rendimento acima da média, também não deixa de ser um jogador que tem tido alguns problemas físicos. O aumento da idade, associado a esses problemas físicos, pode causar alguma desconfiança a um clube capaz de colocar tanto dinheiro em cima da mesa", afirma Guilherme von Cüpper ao jornal Record, alertando para a idade do goleador sueco, que completa 27 anos no próximo dia 4 de junho.
De acordo com o especialista, até o mercado da Arábia Saudita – que, nos últimos anos, atraiu muitos jogadores europeus mais velhos, com Cristiano Ronaldo à cabeça – já está a alterar o paradigma: “Poderia haver um outro mercado, como o saudita, que poderia apresentar uma oferta, mas mesmo aí começa a inverter-se a tendência de procurar jogadores mais velhos para procurar jogadores mais jovens".
O especialista resume a ideia: "Tanto o Gyokeres percebe que o tempo de sair para um clube ou uma grande europeia é agora, como o Sporting entende que ficar com ele mais um ano seria fantástico, em termos de rendimento desportivo, mas colocaria em causa um enorme encaixe financeiro”.
Guilherme von Cüpper deixa ainda rasgados elogios a Gyokeres. Para o também empresário de jogadores, o avançado é “o jogador central da Liga portuguesa desde que chegou a Portugal” e “o mais impactante”, fazendo a comparação com o ex-Benfica Jonas: “Talvez só comparável ao impacto que Jonas teve no Benfica". E acrescenta: "Gyokeres conseguiu mascarar muitos problemas provocados pelo facto de, apesar da muita qualidade, o Sporting ter, na minha opinião, um plantel demasiado curto. Algo que só um jogador de alto nível consegue fazer".
Comentador da CMTV fala sobre último jogo da equipa verde e branca, que se saiu vitoriosa; partida que contou para as meias finais da Taça de Portugal
|
O Sporting deu um passo firme rumo ao Jamor ao vencer o Rio Ave por 2-0, na primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal. No entanto, Carlos Barbosa da Cruz lamentou oportunidades desperdiçadas que poderiam ter resolvido a eliminatória logo no primeiro jogo.
"Devo dizer que, este resultado peca por escasso, porque o Sporting teve uma mão cheia de oportunidades que não concretizou, bolas no poste e golos de baliza aberta que são falhados", analisou Barbosa da Cruz. Apesar disso, elogiou a exibição da equipa, sublinhando que mesmo com algumas ausências importantes, o coletivo esteve à altura do desafio. "O Sporting fez uma exibição agradável, fez esquecer a ausência de alguns dos seus titulares que continuam infelizmente de fora. Mostrou que a máquina está bem oleada. Teve algumas boas exibições individuais", afirmou ao jornal Record.
O comentador destacou ainda a falta que Pedro Gonçalves faz à equipa. Questionado sobre se apenas Pote seria um nome crucial no onze leonino, Barbosa da Cruz afirmou que Morita também faz falta a Rui Borges. O médio japonês está lesionado e já tinha sido dispensado pela sua seleção na última pausa internacional. Já Pedro Gonçalves, afastado dos relvados desde novembro, pode estar prestes a regressar aos relvados.
Com a vitória alcançada na primeira mão, o emblema verde e branco parte para o jogo decisivo com uma vantagem confortável no placard. O segundo encontro vai ser realizado no dia 22 de abril, mas em Paços de Ferreira, no Estádio Capital do Móvel.
Com esta vitória frente ao Rio Ave no Estádio José de Alvalade, os leões mostraram que estão focados na conquista da Taça de Portugal. Ainda assim, o objetivo está bem encaminhado e o Sporting continua a demonstrar porque é um dos principais candidatos ao troféu.
Atleta leonino esteve em grande no último jogo da equipa e a sua exibição foi destacado pelos jornais desportivos do país vizinho
|
Viktor Gyokeres continua em grande no Sporting. O goleador sueco, que marcou oito golos nos últimos cinco jogos, voltou a fazer o gosto ao pé na vitória dos leões por 2-0 contra o Rio Ave, em Alvalade, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. E o golo marcado de grande penalidade, no período de compensação da primeira parte do desafio, foi destacado além-fronteiras.
Em Espanha, a imprensa desportiva realça a execução à Panenka da grande penalidade convertida pelo avançado. O jornal Mundo Deportivo destaca o "Tremendo penálti à Panenka de Gyökeres", enquanto a Marca escreve: “Gyokeres da minha vida!". Foi o 43º golo do internacional sueco em igual número de jogos, na presente temporada. Na Taça de Portugal, foi o terceiro tento do sueco em 5 partidas, em 2024/25.
A excelente execução do penálti contribuiu também para a eleição de Gyökeres como melhor jogador em campo, no encontro de ontem. A concretização da grande penalidade permitiu ao camisola 9 dos leões igualar o seu recorde pessoal de golos – que datava da última temporada, na qual marcou 43 golos em 50 jogos pelo Clube de Alvalade.
Números que têm aumentado o interesse dos principais clubes europeus na contratação do atacante. Em Inglaterra, noticia-se inclusivamente que Gyokeres já deu o sim ao Arsenal e prepara-se para regressar ao futebol inglês, na próxima época – já jogou no Brighton, Swansea e Coventry City. As informações veiculadas nas últimas semanas apontam que o Sporting irá negociar o goleador por uma verba entre 65 e 75 milhões de euros, abaixo da cláusula de rescisão fixada em 100 milhões.
Pelo rendimento que tem apresentado, Gyokeres continuará a ser certamente uma peça fundamental na estratégia de Rui Borges, nesta reta final de temporada e na luta pela conquista do bicampeonato. Segue-se a receção ao Braga – às 20h45 da próxima segunda-feira.