
Futebol
Rui Borges esfrega as mãos: Sporting tem três regressos, mas nem tudo são rosas
11 Set 2025 | 06:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Set 2025 | 08:10 |
Tonel acredita que Jeremiah St Juste esteve mal ao justificar a sua situação nas redes sociais. Despromovido à equipa B do Sporting, o neerlandês fez uso das plataformas online para deixar uma mensagem aos adeptos, algo que não foi bem recebido pelo ex-futebolista.
Tonel: "É uma situação chata quer para o Sporting, quer para o St. Juste"
"É complicado estar a falar, sobretudo quem não está por dentro e quem não sabe tudo ao detalhe. Às vezes basta um pormenor, algo que foi dito ou que não foi dito, e que pode fazer toda a diferença. É uma situação chata quer para o Sporting, quer para o St. Juste. Não é boa para ninguém", explica, ao Notícias ao Minuto.
Tonel acredita que o desejo dos leões em despachar o central tornou-se expectável, tendo em conta a gestão de Rui Borges: "Olhando para aquilo que é o futebol e para a administração do Sporting, o St. Juste, segundo consta, seria o quinto central. Era natural que o Sporting o quisesse vender. Agora, depois de tudo aquilo que aconteceu, os contornos em que foram, é complicado estar de fora a falar sobre o assunto".
Tonel: "Não é nas redes sociais que se resolvem as coisas"
"É evidente que o St. Juste não queria estar a passar por esta situação. É difícil estar a falar sem saber de todos os pormenores. Ainda assim, tenho a certeza de uma coisa. Não é nas redes sociais que se resolvem as coisas. As coisas resolvem-se internamente, cara a cara, entre o Sporting e St. Juste ou agentes. As coisas terão de ser resolvidas entre eles. Estar a expor as coisas cá para fora pode levar a segundas interpretações de quem vê. Não é benéfico para ninguém. Acho que todos querem a melhor solução para o caso e acredito que o possam fazer", acrescentou.
Sem encontrar clube, o veloz central vai trabalhando na Academia Cristiano Ronaldo. Jer tem aproveitado os momentos em Alcochete para manter a forma e estar atento às camadas mais jovens, algo que Tonel não crê ser uma afronta:" Não vejo esse vídeo como uma provocação. Agora, é como eu digo, o St. Juste tem de ter algum cuidado. Tem de tentar resolver as coisas diretamente ou através do seu agente. Não há complicações. Acho que ele tem noção disso e sabe disso. Agora, vamos ver".
Al Ittihad tentou desviar o 'camisola 25' dos leões para a Arábia, mas SAD bateu pé aos sauditas e exigiu a totalidade do valor da cláusula de rescisão
11 Set 2025 | 07:57 |
Gonçalo Inácio foi muito apontado como possível reforço do Al Ittihad, nos últimos dias de mercado na Arábia Saudita. Contudo, a janela fechou e o central vai continuar no Sporting, sendo que o grande objetivo dos leões passa pela renovação contratual do português.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Inácio terá delegado a responsabilidade das negociações com os sauditas para o seu agente, Miguel Pinho, que esteve no Dubai a ouvir a oferta. O canhoto teria uma melhoria salarial substancial, mas as negociações nem sequer chegaram ao patamar de discussão de duração do contrato.
O Sporting teve papel fundamental na queda da transferência, batendo o pé às intenções do Al Ittihad. O emblema orientado por Laurent Blanc estaria até disposto a chegar aos 55 milhões de euros, mas Frederico Varandas exigiu sempre os 60M previstos na cláusula de rescisão de Inácio.
Agora, o plano do Sporting é renovar o contrato de Gonçalo Inácio. O jogador está ligado ao Clube de Alvalade até 2027, mas vai aumentar a duração do vínculo por mais uma ou duas temporadas, revela o diário desportivo, garantindo que a cláusula também irá aumentar para os 80 milhões de euros.
Neste arranque de temporada 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos totalistas na equipa do Sporting. O defesa central verde e branco soma 450 minutos em cinco jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Defesa-central neerlandês foi despromovido por Rui Borges à equipa B dos leões, mas também não deverá ser opção para João Gião
11 Set 2025 | 07:48 |
Jeremiah St. Juste vive um dos piores momentos da carreira, após ter sido despromovido por Rui Borges à equipa B do Sporting. No entanto, é pouco provável que o central seja opção de João Gião, o que obriga o jogador a trabalho extra para conseguir manter a forma e procurar saída em janeiro - de preferência para a Alemanha.
Com o mercado da Arábia Saudita já encerrado, Jer viu um dos possíveis destinos ser riscado. De momento, para deixar Alvalade ainda este defeso, o neerlandês tem apenas Turquia, Grécia e Rússia como opções, sendo que nenhuma agrada ao jogador.
O sonho de St Juste é regressar à Alemanha, mas para tal terá de esperar até janeiro. Além do mais, o objetivo do defesa do Sporting será bastante complicado, uma vez que, muito provavelmente, não terá qualquer minuto de jogo até nova abertura de mercado na Bundesliga.
Até lá, o veloz central vai trabalhando no duro na Academia Cristiano Ronaldo. Jer tem aproveitado os momentos em Alcochete para manter a forma e estar atento às camadas mais jovens. Recentemente, o jogador revelou ter descoberto um "mini Quenda".
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Depois de ter vencido em 2018 e 2022, atual dirigente máximo do emblema verde e branco já definiu quais serão os seus planos futuros
11 Set 2025 | 07:18 |
Frederico Varandas vai mesmo recandidatar-se à Presidência do Sporting. As eleições estão marcadas para 2026 e o atual líder máximo do Clube de Alvalade pretende avançar para aquele que será um terceiro mandato à frente da Direção verde e branca.
Após alguns rumores sobre tal cenário, o jornal A Bola confirma que, apesar de ser um segredo "bem guardado e num círculo algo restrito", Varandas já informou quem de direito que irá novamente candidato ao lugar, à semelhança de 2018 e 2022.
A mesma fonte garante que a lista de Varandas deverá conter "larga fatia" dos nomes que compõem os atuais órgãos sociais do Sporting, com destaque para Francisco Salgado Zenha, que continuará a ser vice-presidente para a área financeira, mantendo o mesmo cargo na SAD, e André Bernardo, que segue como Chief Strategy and Operations Officer e administrador da SAD - tendo de momento o pelouro da renovação toda do Estádio José Alvalade e áreas circundantes.
O diário desportivo revela que, apesar de ainda não existir uma data concreta para Frederico Varandas oficializar mais uma candidatura à Presidência do Sporting, tal deverá acontecer ainda em 2025, apontando-se para o final do ano civil.
A decisão estará tomada há algum tempo e terá sido uma das razões que levaram Varandas a rejeitar um salário principesco na Arábia Saudita como CEO do Al Ahli. A paixão pelo Clube e o facto de os leões estarem numa fase crucial de pré-época aquando da proposta também facilitaram a escolha do Presidente do Sporting.