
Futebol
Oficial! Trabalhou com João Pereira no Sporting e é atirado porta fora do Braga por António Salvador
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O que deveria ser um momento de celebração tornou-se numa noite de dor e consternação para Bernardo Topa, um jovem Adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho depois de ter sido atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia de Segurança Pública (PSP), durante os festejos do bicampeonato do clube lisboeta, no último sábado, dia 16 de maio.
O incidente ocorreu na zona do Saldanha, em Lisboa, pouco antes da passagem do autocarro dos jogadores rumo ao Marquês de Pombal. Bernardo, de 28 anos, encontrava-se com amigos entre a multidão que aguardava a chegada do plantel verde e branco quando uma intervenção policial, destinada a dispersar um grupo de adeptos que utilizava material pirotécnico, desencadeou um cenário de confusão e violência.
Foi nesse preciso momento que uma bala de borracha, disparada por uma espingarda, atingiu o apoiante do Clube de Alvalade no olho esquerdo. O impacto provocou cegueira total no mesmo e, segundo informações avançadas pelo jornal Record, Bernardo Topa já foi operado numa unidade hospitalar de Lisboa, onde continua internado.
O Adepto, Natural do Porto, trabalha como comissário de bordo na TAP. Ao longo de uma década, desempenhou também funções como nadador-salvador e chegou a estagiar na Sporting TV, o canal oficial do Clube verde e branco. O jovem já terá apresentado queixa formal contra a PSP e contra o Estado português, alegando negligência na atuação das autoridades.
Vale lembrar que os Sportinguistas saíram à rua para celebrar a conquista do bicampeonato nacional, consumada diante após vitória por 2-0 diante do Vitória de Guimarães, na última jornada. Os leões acabaram a época com 82 pontos, mais dois do que o Benfica, segundo classificado.
Capitão do Clube de Alvalade é um dos jogadores mais influentes na equipa verde e branca; SAD não quer perder jogador no mercado de verão
|
O Sporting está disposto a oferecer um bónus a Morten Hjulmand para que o capitão fique em Alvalade, sabe o Leonino. O jogador dinamarquês é um dos alvos mais apetecíveis do plantel, pelo que a SAD pretende oferecer uma compensação financeira ao futebolista.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador de 25 anos não planeia sair dos leões. No entanto, dada a mais do que provável saída de Viktor Gyokeres, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não quer correr o riscos de perder mais um dos pilares para a próxima temporada.
Em Inglaterra há clubes bem atentos ao atleta. Arsenal, Manchester United e Tottenham estão de olho no jogador. Também os espanhóis do Barcelona já manifestaram interesse em contratar o pupilo de Rui Borges, que está avaliado em 40 milhões de euros.
O Presidente do Sporting já avisou todos os interessados: uma eventual saída apenas pela cláusula de rescisão, fixada em 80 milhões de euros, visto ser uma das peças principais do plantel e só deixam que o jogador saia se o montante em causa for pago a pronto.
Morten Hjulmand ganhou o estatuto de capitão no início da presente temporada, devido à influência que cedo manifestou dentro e fora de campo, onde se revelou líder. Na pré-época, Ruben Amorim deu-lhe a braçadeira, mas as qualidades do médio despertaram o interesse de vários clubes nas principais ligas europeias.
Triunfo frente ao Vitória de Guimarães (2-0) na 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic rendeu bem mais do que o 25.º título de campeão nacional
|
O Sporting garantiu a entrada direta na fase de liga da Liga dos Campeões da próxima edição de 2025/26, fruto do título conquistado na Liga portuguesa, ou seja 18,62 milhões de euros, correspondentes ao prémio de entrada na competição, valor a que se podem somar outros valores e assim ultrapassar os 30 milhões.
Além dos 18,62M iniciais, os verdes e brancos vão receber uma quantia entre os 5,88 e os 7,26 M, decorrente da ‘Non-European Part’ do denominado ‘Value Pillar’. O valor concreto depende da classificação do Clube de Alvalade no ranking da UEFA a 10 anos, que se fixará entre o 16.º e o 20.º lugar. Na temporada passada, por exemplo, o Sporting arrecadou 7,26M, dado o 16.º lugar neste ranking.
Já a parcela ‘European Part’ do ‘Value Pillar’ é calculada a partir de dois fatores – o ranking da UEFA a cinco anos e o do ‘Media Value’ (relativo ao mercado televisivo). No primeiro fator, o Sporting ficará classificado entre o 18.º e os 25.º lugar, enquanto, no segundo, os leões estarão colocados entre a 25.ª e 32.ª posição. Calculando a média entre os dois rankings, o mais provável é o Clube de Alvalade ocupar o 25.º ou 26.º lugar, o que permitiria um encaixe entre os 10,28 e os 11,22 milhões de euros.
Contas feitas, o valor total que entrará nos cofres do Sporting vai se fixar entre os 34,78 e os 37,1 M. Para a quantia se aproximar do limite máximo, há um conjunto de fatores que pode beneficiar os leões. Um deles é o Bolonha ficar em quarto lugar na Serie A italiana e, consequentemente, garantir presença direta na Liga dos Campeões. De resto, também interessa ao Clube de Alvalade que Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest garantam as última cinco vagas da Premier League, além de Benfica, Club Brugge, Rangers, Feyenoord e Nice sejam eliminados nas pré-eliminatórias.
No que diz respeito ao ranking do ‘Media Value’, o Sporting também espera que os clubes da Polónia, Noruega (Bodo/Glimt e Brann ), Escócia (Celtic e Rangers), Suécia (Malmo), Dinamarca, Áustria e Suíça (Basileia) falhem o apuramento, nas eliminatórias que antecedem a fase de liga da Liga dos Campeões.
Jornalista especialista no mercado de transferências garante que jogador e Direção têm acordo para que futebolista abandone Alvalade no verão
|
Viktor Gyokeres está a viver os últimos dias com a camisola do Sporting. O avançado sueco vai mesmo deixar o Clube leonino no final da temporada. Um pacote a rondar os 65 milhões de euros podem ser suficientes para que o goleador diga adeus ao emblema verde e branco.
Fabrizio Romano, jornalista especialista no mercado de transferências, garante que o Sporting e Viktor Gyokeres estão acordados há meses para a saída do jogador. Ainda assim, não é certo o destino do ainda pupilo de Rui Borges, sendo que o Arsenal e o Manchester United são os maiores interessados.
"Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído"
"Gyokeres está de saída do Sporting e abandonar de certeza e por bem menos do que os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão. A minha informação é de que sairá por valores a rondar os 65 milhões de euros. Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído", disse na rede social 'X'.
Sobre o destino, Fabrizio Romano diz que o mesmo ainda não está definido: "O Manchester United ainda está na corrida, segundo as minhas informações. Sabemos que também há interesse do Arsenal. Há vários clubes interessados no jogador, mas esses dois emblemas mantêm-se como os principais interessados na sua contratação", revelou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências. Após o triunfo frente aos vimaranense, o jogador abordou uma possível saída.