
Futebol
Surreal! Adeptos do Sporting preparam surpresa antes do dérbi com o Benfica e PSP está atenta
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No próximo sábado, dia 10 de maio, o Benfica vai receber em sua casa a formação do Sporting, em partida da penúltima jornada da Liga Betclic. Este jogo tem a particularidade de poder decidir o próximo campeão nacional. Como tal, os Adeptos Sportinguistas já fizeram notar a sua presença com uma mensagem e os preparativos continuam.
Na manhã do dia de hoje, sete de maio, alguns Sportinguistas colocaram uma mensagem à saída da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Na tarja podia-se ler a grande letras pretas e verdes: “A coragem forja heróis eternos”, aquele que pode ser um novo mote de incentivo para o jogo de sábado.
Mas as demonstrações de apoio não param por aí. Para além da tarja de apoio, está planeado a realização de um cordão humano que começará, também ela, à saída da Academia Cristiano Ronaldo, quando o autocarro do Sporting iniciar o trajeto que liga Alcochete ao Estádio da Luz.
O jogo do dia 10 de maio pode, perfeitamente, decidir o campeão nacional. Para o lado do Sporting, os jogadores e equipa técnica de Rui Borges vencem a prova, caso ganhem ao Benfica, independentemente dos golos que marcar e assim, celebra pela primeira vez um campeonato na casa de um rival.
Já para o lado do Benfica, os encarnados sagram-se campeões nacionais caso consigam vencer o Sporting por uma diferença de dois golos, o que lhes permite anular a desvantagem do confronto direto da primeira volta, quando perderam contra os leões por 1-0, com golo de Geny Catamo.
Na antevisão do Benfica - Sporting que pode dar o título, analisamos as estatísticas dos centrais das equipas de Bruno Lage e Rui Borges
|
No próximo sábado, dia 10 de maio, o Benfica vai receber em sua casa a formação do Sporting, em partida da penúltima jornada da Liga Betclic. Este jogo tem a particularidade de poder decidir o próximo campeão nacional: para o Sporting, caso vença ou, para o Benfica, caso ganhe por uma vantagem de dois golos ou mais. Num encontro desta importância, ganham destaque os patrões da defesa, onde Gonçalo Inácio se destaca em relação à contraparte encarnada.
No lado da defesa benfiquista, Nicolás Otamendi assume o papel principal, inclusivamente ao ser o capitão dos encarnados. Esta temporada, o central realizou 29 dos 32 jogos do campeonato e foi apenas suplente em um dos jogos em que participou, somando no total 2537 minutos de utilização. Tem seis golos e três assistências até ao momento. No entanto, mostra algumas debilidades: Nicolás Otamendi cometeu ao longo do campeonato um total de 24 faltas, duas delas para grande penalidade e já recebeu dois cartões amarelos em toda a prova.
Já no Clube de Alvalade, Rui Borges tem como patrão da sua defesa Gonçalo Inácio. Na Liga Betclic deste ano, o jovem central realizou 26 dos 32 jogos, sendo suplente utilizado em três dos encontros. No total, o natural de Almada conta com 2088 minutos de utilização em todo o campeonato.
Gonçalo Inácio não marca tantos golos como Otamendi, apontado três, metade dos números do argentino, mas estão empatados em assistências, ambos com duas. O central do Sporting cometeu menos faltas, 21 para as 24 do argentino e, não cometeu ainda nenhum penálti para o Clube de Alvalade. Apesar de menos faltoso, o jogador de Rui Borges tem mais cartões que Nico, tendo 6 amarelos, para os dois do seu adversário. Relembrar que a estrela dos leões pode estar em maus lençóis para o dérbi.
Atualmente, Nicolás Otamendi está na sua quinta época ao serviço do Benfica, depois de chegar do Manchester City em 2020 e, com 37 anos, o central está avaliado em 1 milhão de euros pelo portal Transfermarkt. Já Gonçalo Inácio foi formado em Alcochete e está a cumprir a sua sexta temporada ao serviço da equipa principal do Sporting e, tem como valor de mercado 45 milhões de euros, segundo o mesmo site.
Antigo jogador do Clube de Alvalade fala sobre o momento de forma das principais figuras da equipa leonina, antes do duelo decisivo frente aos encarnados
|
O dérbi entre Sporting e Benfica joga-se às 18h do próximo sábado, no Estádio da Luz. O duelo referente à 33ª jornada da Liga Portugal Betclic será decisivo nas contas do título, sendo que, em caso de vitória, os leões sagram-se bicampeões nacionais. Carlos Xavier, antigo jogador do Clube de Alvalade, considera que Viktor Gyokeres pode decidir o duelo e elogia Rui Borges pela “gestão” dos jogadores que estiveram em risco de falhar o jogo, devido à acumulação de cartões amarelos.
Em declarações ao Notícias ao Minuto, o ex-internacional português começa por destacar os jogadores do Sporting que poderão decidir o dérbi: “Decisivos são todos. Mas o jogador que tem estado em maior evidência e que resolve mais jogos é o Gyokeres. Mas há outros que podem fazer a diferença, porque já o fizeram anteriormente, o próprio Geny Catamo, contra o Benfica, tem sempre a estrelinha. Qualquer um serve. Se é para ganhar, qualquer um serve”.
Carlos Xavier - que defende que o Sporting tem de jogar para a vitória - deixa elogios a Rui Borges pela gestão dos cartões amarelos dos atletas dos leões, no recente jogo frente ao Gil Vicente, entre os quais Morten Hjulmand: “Acho que esteve bem. Todos prevíamos isso, não contando com a dificuldade que tiveram frente ao Gil Vicente, que foi um jogo muito difícil, um dos mais difíceis que o Sporting teve durante a época, e quando essas equipas se colocam em vantagem, ainda se fecham mais. Foi mesmo um osso muito duro de roer e teve de se recorrer do Hjulmand para organizar o meio-campo do Sporting, que estava com poucas ideias. Mexeu bem na equipa e foi um sucesso”.
Comparando o dérbi do campeonato com o da final da Taça de Portugal, Carlos Xavier considera que “são dois jogos diferentes”: “Neste primeiro [jogo], as equipas jogam com vários resultados enquanto que na final jogam apenas para um resultado possível. É sempre diferente, com uma intensidade de nervosismo maior na final da Taça. São aqueles jogos que todos gostam de jogar, com um ambiente fantástico. É a festa do futebol”.
Sobre a segurança dos adeptos, Carlos Xavier foi taxativo: “As pessoas ou controlam as vistorias da forma que quiserem ou fazem as coisas a sério. Não podem fechar os olhos, porque vão continuar a entrar com artefactos proibidos para dentro do estádio. Vão ter de atuar de maneira diferente, nem que se abram as portas muitas horas antes para controlar bem as entradas desses objetos. O que eu espero, e tenho quase a certeza, é que não vá acontecer nada de grave, esperemos. Que seja uma festa”.
Treinador verde e branco já iniciou as preparações para o jogo mais importante da época dos leões em que se decide o título nacional
|
A equipa principal do Sporting já está totalmente focada na partida do próximo sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. Os leões realizaram esta quarta feira, dia 7 de maio, mais um treino com vista à preparação do dérbi que pode decidir o campeão nacional, com uma surpresa: a chamada de João Muniz à sessão de trabalhos.
Os leões disponibilizaram as informações sobre a última sessão de treinos da equipa principal nos seus canais oficias. O Clube verde e branco é claro, e explica que o Sporting já "tem em mente" a visita ao estádio da luz que "pode ser decisivo para o desfecho da Liga".
A maior surpresa foi mesmo a chamada do jovem João Muniz, defesa central das camadas de formação dos leões. Sem nenhum defesa central indisponível, fica no ar se Rui Borges estará a preparar algo inesperado para o dérbi do próximo sábado, dia 10. O defesa já tinha sido anteriormente chamado aos trabalhos da equipa.
De resto, há boas notícias para a equipa do Sporting: os leões não detalham, na sua comunicação, nenhum novo lesionado ou indisponível, a três dias do grande dérbi. Sendo assim, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, por exemplo, deverão estar prontos para ir a jogo na próxima jornada da Liga Portugal Betclic. De fora continuam, prevê-se, Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões.
Os leões acrescentam ainda que a equipa principal do Sporting volta aos trabalhos na próxima quinta feira, dia 8 de maio, para mais uma sessão de treino à porta fechada na Academia Cristiano Ronaldo, em que continuará a preparação para o dérbi de Lisboa.