Futebol
Após vitória em Guimarães, Luis Suárez ficou (ainda) mais caro ao Sporting
24 Dez 2025 | 08:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Dez 2025 | 11:34 |
Na última terça-feira, dia 23 de dezembro, o Arsenal garantiu a passagem às meias-finais da Taça da Liga apenas no desempate por grandes penalidades, depois de um empate dramático no tempo regulamentar frente ao Crystal Palace. Depois de ter resolvido o último encontro dos gunners, Viktor Gyokeres não saiu do banco de suplentes.
Os líderes isolados da Premier League adiantaram-se aos 80 minutos, beneficiando de um autogolo de Maxence Lacroix, na sequência de um canto batido por Bukayo Saka. No entanto, já em tempo de compensação (90'+5), Marc Guéhi devolveu a esperança aos detentores da Taça de Inglaterra, ao restabelecer a igualdade.
Sem prolongamento previsto na prova, a decisão seguiu diretamente para o castigo máximo. Após uma série longa e tensa, o vencedor só foi encontrado na oitava grande penalidade, quando Lacroix permitiu a defesa de Kepa, já depois de William Saliba ter convertido o último remate da turma de Mikel Arteta e do ex Sporting, que não falharam qualquer tentativa.
O Arsenal, vencedor da competição em 1986/87 e 1992/93, vai agora defrontar o rival Chelsea nas meias-finais. Os blues, cinco vezes campeões, eliminaram o Cardiff fora de portas (3-1). A outra vaga na final será discutida entre Newcastle, atual detentor do troféu, e Manchester City, oito vezes vencedor, depois de terem afastado Fulham (2-1) e Brentford (2-0), respetivamente.
As meias-finais da 66.ª edição da Taça da Liga disputam-se a duas mãos, em janeiro e fevereiro de 2026, com a final marcada para 22 de março, no Estádio de Wembley. Agora, o Arsenal de Viktor Gyokeres volta a virar atenções para a Premier League, onde tem encontro marcado com o Brighton no próximo sábado, 27 de dezembro.
Comentador desportivo realizou a sua análise à partida dos leões diante do Vitória de Guimarães, na última terça-feira, 23 de dezembro
24 Dez 2025 | 11:15 |
Tomás da Cunha comentou o Vitória SC - Sporting, da última terça-feira, dia 23 de dezembro, que os leões venceram, por 4-1. Na opinião do comentador desportivo, a ligação entre Francisco Trincão e Fotis Ioannidis foi aposta ganha de Rui Borges, mas acredita que há um jogador com muito a melhorar: João Simões.
Tomás da Cunha: "Parceria Trincão-Ioannidis foi o grande argumento do Sporting"
"A parceria Trincão-Ioannidis foi o grande argumento do Sporting. O 1-4 reforça a leitura do grego para cair à direita e libertar o médio (exibição total) para criar. João Simões fez boa primeira parte, mas ainda tem dificuldades em manter consistência. Rui Silva menos estável", escreveu, na sua conta na plataforma 'X'.
Tomás da Cunha: "0-2 é uma das melhores jogadas do Sporting na época"
Além disso, Tomás da Cunha ainda analisou o segundo golo dos leões na partida, elogiando o lance em questão: "O 0-2 é uma das melhores jogadas do Sporting na época. Criou condições para que Mangas chegasse no lado vulnerável, teve um entendimento de espaços/funções brutal entre Ioannidis e Trincão. A natureza do Vitória passa por pressionar, mas acabou surpreendido de todas as formas".
Com esta vitória – a 19.ª em 26 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 38 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (43) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 35.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Extremo foi o autor do primeiro golo dos verdes e brancos na deslocação a Guimarães, em partida da 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic
24 Dez 2025 | 10:54 |
Francisco Trincão foi considerado o homem do jogo do Vitória SC - Sporting, que os leões venceram, por 4-1. O internacional português foi o autor do primeiro golo dos verdes e brancos, ainda que a explorar outros terrenos de jogo - situação que foi explicada por Rui Borges no final da partida.
Rui Borges: "Trincão jogou numa posição diferente"
"O Trincão hoje jogou numa posição diferente do habitual, procurámos dar maior alternância, não só para este jogo, mas para todos os momentos. Os jogadores sabem que podem ocupar outras zonas, desde que não descaracterizem a equipa. A ligação entre o Trincão e o Ioannidis é muito boa, até nos treinos, e ficou à vista. Os jogadores foram diferentes, mas as dinâmicas mantiveram-se, são importantes e depois a qualidade individual vai sobressair naturalmente, de forma a fazer a diferença", realçou o treinador do Sporting, em conferência de imprensa.
Rui Borges: "As dinâmicas são as mesmas, não fugiram muito"
Ainda sobre o tema, Rui Borges foi questionado sobre as dinâmicas utilizadas na partida: "As dinâmicas são as mesmas, não fugiram muito. Os jogadores, sim, dão coisas diferentes. Em termos defensivos ajustámos algumas coisas, penso que é a isso que se refere. Mas estivemos com muita qualidade no momento defensivo e também ofensivamente, não permitimos grandes ocasiões e fizemos uma primeira parte muito boa. A equipa demonstrou a qualidade que vem mostrando ao longo do campeonato. Mesmo com baixas e importantes, o grupo deu uma resposta de que acreditam todos no processo e no trabalho realizado".
Rui Borges: "Devia-se valorizar muito mais os jogadores, os treinadores e também a classe dos árbitros"
De resto, o treinador do Sporting foi novamente questionado sobre o clima que se vive no futebol português: "Não me vou alongar muito sobre a segunda pergunta. Devia-se valorizar muito mais os jogadores, os treinadores e também a classe dos árbitros. Vocês também podem ajudar nisso, se somos valorizados lá fora, também temos de o ser cá dentro. Todos os ativos do futebol devem fazer mais para valorizar o jogo. Uma partida complicada, frente a um adversário que vinha a crescer na sua qualidade coletiva, um bom trabalho do Luís Pinto e sabíamos que ia ser difícil, pois num lance de bola parada ou qualquer distração podia puxar pelos adeptos da casa. A equipa demonstrou carácter e saiu com a vitória".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Turma orientada por Rui Borges foi vencer ao Estádio D. Afonso Henriques à passagem pela 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic
24 Dez 2025 | 10:35 |
Na última terça-feira, dia 23 de dezembro, o Sporting goleou o Vitória de Guimarães, por 4-1, mantendo o segundo posto da Liga Portugal Betclic. No final do encontro, foram várias as personalidades relacionadas com os verdes e brancos a analisarem a exibição da turma de Rui Borges.
“O Sporting entrou forte e dominou a 1ª parte. O Vitória reentrou melhor e Rui Silva deu um ‘peru’ de Natal, mas o outro guardião retribuiu e o Sporting voltou a controlar. Feliz Natal a todos e, em especial, aos sportinguistas", atirou Aldo Lima, humorista, em declarações ao jornal Record.
Já Luís Martins, antigo treinador dos leões, abordou quem, para si, fez realmente diferença na partida: “O Sporting foi superior em toda a 1ª parte. As dinâmicas que Rui Borges apresentou parte delas não são novas, pois Maxi Araújo já jogou por dentro algumas vezes. Trincão foi o homem do jogo e o grande desequilibrador".
A terminar, Marco Chagas, ex ciclista, também não esqueceu o erro de Rui Silva no encontro: "Um belo jogo, que podia ter-se complicado com aquele falhanço, que acontece aos bons guarda-redes. Em Guimarães é sempre muito difícil. Uma vitória importante e muito bem conseguida".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 28 de dezembro, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.