Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Jefferson analisa clássico frente ao Porto e atira: "Se o Sporting perder..."

Antigo jogador dos verdes e brancos fez a sua antevisão à partida válida para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, entre leões e dragões

Jefferson, antigo lateral esquerdo do Sporting, acredita que os leões podem vencer no reduto do Porto, mas deixou um aviso em caso de derrota
Jefferson, antigo lateral esquerdo do Sporting, acredita que os leões podem vencer no reduto do Porto, mas deixou um aviso em caso de derrota

07 Fev 2026 | 11:44 |

Icon Comentário0

Jefferson, antigo lateral esquerdo do Sporting, acredita que o clássico no Estádio do Dragão pode ser determinante na luta pelo título e mostra-se confiante numa vitória dos leões. Para o brasileiro, que representou o Clube de Alvalade entre 2013 e 2019, o conjunto orientado por Rui Borges tem demonstrado crescimento e maturidade competitiva, apesar das dificuldades inerentes a jogar no reduto portista.


"Se perder, por aquilo que o rival está a fazer, ficaria muito difícil"


Na análise ao momento das duas equipas, Jefferson sublinhou que uma eventual derrota do Sporting teria consequências pesadas, tendo em conta o rendimento do rival, mas destacou a resposta recente dos leões: “Quando perdes, tentas ir buscar mais forças para a próxima partida e sendo um clássico, dá mais motivação ao Porto. O Sporting tem vindo a crescer, a vencer sempre nos últimos minutos, o que também dá confiança à equipa. Mas se perder, por aquilo que o rival está a fazer, ficaria muito difícil”.


Apesar de considerar o Sporting favorito ao título, o ex-jogador reconheceu o grau de dificuldade do desafio no Dragão, lembrando o histórico recente desfavorável aos leões naquele palco: “É muito difícil jogar lá pelo ambiente, pela equipa, mas é mais um motivo para os jogadores chegarem e tirarem esse peso extra”. Jefferson alertou ainda para o papel do Benfica na corrida pelos lugares cimeiros, referindo que “ainda faltam muitos jogos...”.

“Basta 1-0 e pode ser o Luis Suárez"


O antigo lateral destacou igualmente o coletivo leonino e a qualidade individual do plantel, apontando possíveis protagonistas para o jogo decisivo: “O Sporting tem jogadores de seleção como o Trincão, o Pote, o Maxi, o Geny, e, claro, o Suárez que tem faturado bastante”. Convicto num triunfo dos leões, antecipou um desfecho curto: “Basta 1-0 e pode ser o Luis Suárez, que tem marcado vários golos no final do encontro, deixando o coração dos adeptos acelerado. Mas pode ser aos 90’, 90’+5, ou logo no primeiro minuto, para dar emoção à partida e dar aquela vontade típica de um clássico”.

"Vai ser um jogo difícil"

Do lado portista, Albertino, antigo avançado do Porto entre 1979 e 1982, considera que uma vitória dos dragões poderá praticamente decidir o campeonato. Em declarações ao jornal Record, o ex-internacional português, de 76 anos, apontou o favoritismo da equipa da casa: “Penso que fica arrumado. O favoritismo será sempre do Porto e, em casa, com o apoio dos adeptos, se jogar aquilo que nos têm habituado, penso que irá vencer. Mas vai ser um jogo difícil”.

Ainda assim, Albertino deixou um alerta para o impacto que um eventual desaire poderia ter nos azuis e brancos, lembrando a sequência recente de resultados: “Seriam duas seguidas...”. O antigo jogador relativizou também o peso dos clássicos na decisão final da prova, defendendo que os campeonatos se constroem sobretudo noutros jogos: “É sempre melhor jogar um clássico do que contra clubes pequenos. Mas o campeonato não é só clássicos e, normalmente, é contra os pequenos que se ganham títulos”.


Futebol

Supercomputador revela probabilidade do Sporting ganhar a Liga dos Campeões

Algoritmo da OPTA lançou as suas possibilidades sobre conquista da maior competição de clubes da Europa e percentagem dos leões não é favorável

Segundo a OPTA, que simulou a o resto da campanha da Liga dos Campeões, o Sporting tem menos de 2% de conquistar a "orelhuda"
Segundo a OPTA, que simulou a o resto da campanha da Liga dos Campeões, o Sporting tem menos de 2% de conquistar a "orelhuda"

16 Fev 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

O supercomputador da Opta simulou 10 mil vezes o desfecho da Champions League, já depois da realização do sorteio do play-off, recorrendo às odds de apostas mas também aos seus power rankings, e o Sporting tem poucas chances de vencer a competição milionária.


A percentagem de hipóteses de uma conquista verde e branca é de apenas 1,87%. Ainda assim, é uma percentagem maior do que emblemas como o Atlético de Madrid, Juventus, Borussia Dortmund e Benfica. As águias têm 0,52% de chance.


As equipas com mais oportunidades de vencerem a competição europeia são Chelsea (7,66%), Liverpool (9,21%), Manchester City(11,42%), Bayern Munique(14,38%) e o favorito Arsenal, de Viktor Gyokeres, com 28,85% de chance de vitória final.


Vale lembrar que os leões também foram "alvo" do Supercomputador Opta na última jornada da fase de liga, com um resultado mais simpático. Os leões tiveram estas probabilidades: Apuramento direto para os oitavos: 37,4%; Apuramento no mínimo para o ‘play-off‘: 100%..

O Sporting terá de aguardar até ao sorteio de 27 de fevereiro para saber qual o adversário que estará entre os "16 melhores" do velho continente, que então sairá deste quarteto: Benfica (24.º classificado) , Bodo/Glimt (23º), Real Madrid (9º) ou Inter Milão (10º).



Futebol

Filho de Francisco Rodrigues dos Santos entrou em campo com craque do Sporting

Vitória garantiu três pontos importantes aos leões, mas houve um momento especial fora das quatro linhas que também marcou a noite

Filho de Francisco Rodrigues dos Santos teve a oportunidade de pisar o relvado de Alvalade de mão dada com Morten Hjulmand, capitão do Sporting
Filho de Francisco Rodrigues dos Santos teve a oportunidade de pisar o relvado de Alvalade de mão dada com Morten Hjulmand, capitão do Sporting

16 Fev 2026 | 17:11 |

Icon Comentário0

No passado domingo, dia 15 de fevereiro, o Sporting recebeu o Famalicão no Estádio José Alvalade e venceu por 1-0, num encontro decidido na segunda parte. A vitória garantiu três pontos importantes aos leões, mas houve um momento especial fora das quatro linhas que também marcou a noite.


Para José Pedro, de apenas três anos, filho de Francisco Rodrigues dos Santos, o instante mais inesquecível não foi o resultado, mas sim a entrada em campo ao lado de Morten Hjulmand. O rapaz teve a oportunidade de pisar o relvado de Alvalade de mão dada com o Capitão leonino.


O momento foi captado em vídeo pelo Sporting e partilhado nas redes sociais do Clube de Alvalade, mostrando a entrada das equipas em campo antes do apito inicial. Nas imagens, é possível ver José Pedro ao lado do futebolista dinamarquês.


Quem não deixou passar a ocasião foi Inês Vargas, mulher do antigo líder do CDS, que fez questão de assinalar ao republicar o vídeo nas suas redes sociais. A partilha rapidamente gerou reações entre seguidores e adeptos do emblema verde e branco.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 31 partidas: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.822 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez quatro assistências.



Futebol

Tomás da Cunha diz que há dois médios do Sporting que "estão demasiado irregulares"

Analista desportivo deixou ainda críticas implícitas às escolhas de Rui Borges para o duelo diante do Famalicão, da 22.ª jornada

Tomás da Cunha deixou reparos ao rendimento de algumas das principais figuras do Sporting, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita
Tomás da Cunha deixou reparos ao rendimento de algumas das principais figuras do Sporting, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita

16 Fev 2026 | 16:28 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha recorreu às redes sociais para analisar a exibição do Sporting frente ao Famalicão (1-0), deixando reparos ao rendimento de algumas das principais figuras da equipa leonina, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita.


T. da Cunha: “Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares"


“Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares. Isso não só dificulta a relação no jogo interior (pouco de Pote, Trincão só quando se juntou a Luís Guilherme) como permite saídas ao Famalicão. Elisor é um excelente avançado de jogo”, escreveu na rede social 'X'.


Já sobre o setor atacante, destacou a importância de Luís Guilherme na sua posição natural: “No ataque do Sporting que ora prejudica um, ora prejudica outro, a melhor notícia é a presença de Luís Guilherme na posição natural. De longe, a referência da equipa na criação de desequilíbrios, não só em 1x1 como ao nível do passe. Mistura os pontos fortes dos outros extremos”.

O analista deixou ainda críticas às escolhas de Rui Borges: “Como no Dragão, ficam dúvidas sobre se Rui Borges escolheu o melhor para a equipa ou o melhor para a hierarquia. O Sporting tenta a proeza de lutar pelo título com as figuras num estado de forma dramático. Ainda tirou protagonismo a Luís Guilherme. Bragança em modo improvável”.


Quanto ao jogo, o Sporting acabou por vencer por 1-0, num encontro decidido já na reta final. Depois de um golo anulado ao Famalicão na primeira parte, os leões assumiram maior controlo no segundo tempo e chegaram ao triunfo com um cabeceamento de Daniel Bragança, garantindo três pontos importantes.

Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Italianos loucos com Alisson; Saiba o que dizem os estrangeiros sobre extremo cedido pelo Sporting
Futebol

Italianos loucos com Alisson; Saiba o que dizem os estrangeiros sobre extremo cedido pelo Sporting

16 Fev 2026 | 15:20

Icon Comentário0
Chermiti teve o melhor dia da carreira; Ex Sporting relança Rangers na luta pelo título
Futebol

Chermiti teve o melhor dia da carreira; Ex Sporting relança Rangers na luta pelo título

16 Fev 2026 | 15:56

Icon Comentário0
Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"
Futebol

Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"

16 Fev 2026 | 15:39

Icon Comentário0