Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting com problemas dos grandes: posições geridas a pinças

Equipa principal dos leões tem vindo a passar por uma fase mais complicada no que toca a lesões, mas esse não é o único problema

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

16 Dez 2024 | 09:49 |

Icon Comentário0

João Pereira chegou ao comando técnico do Sporting a 11 de novembro e tem sentido uma certa dificuldade em estabilizar um dos principais setores do plantel leonino: a defesa. Fruto disso, têm sido os resultados pouco favoráveis ao Clube de Alvalade e, no fim da última partida frente ao Boavista, o técnico comentou a situação.


"Há erros a corrigir", disse, depois do jogo contra o Boavista (3-2), quando questionado acerca das fraquezas defensivas dos seus jogadores. No entanto, vale a pena relembrar que uma onda de lesões tem atingido os atletas que desempenham essas funções - Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Matheus Reis.


Desde a saída de Ruben Amorim do comando técnico, os leões disputaram seis jogos oficiais sob a orientação do novo treinador, acumulando 25 golos sofridos — o triplo da média registada anteriormente. A má fase começou com a receção ao Arsenal, em Alvalade, onde o Sporting saiu derrotado por 5-1, dando início a uma série de quatro desaires consecutivos. Para agravar a situação, nesse mesmo encontro, os centrais Gonçalo Inácio e St. Juste terminaram a partida com queixas físicas, levantando ainda mais preocupações na estrutura leonina.


Na sexta jornada da Liga dos Campeões, na deslocação ao terreno do Club Brugge, Gonçalo Inácio voltou a enfrentar problemas físicos ainda durante o aquecimento, que o impediram de sair do banco. Durante o encontro, Eduardo Quaresma sofreu um traumatismo craniano, obrigando o técnico português a recorrer a Matheus Reis para o substituir e reorganizar a equipa.

Com base no boletim clínico apresentado a João Pereira, o treinador tem-se visto obrigado a gerir a equipa com extremo cuidado, procurando evitar novas lesões e prevenir o agravamento das já existentes. Este esforço visa minimizar ausências no plantel e garantir o máximo de opções disponíveis para os próximos jogos.


Os verdes e brancos voltam a entrar em campo na quarta feira, dia 18 de dezembro, para disputar os oitavos de final da Taça de Portugal. A partida, disputada com os açorianos do Santa Clara, está agendada para as 20h45 e jogar-se-á no Estádio José Alvalade.


Futebol

⁠Longe do Sporting, Luis Suárez faz dedicatória especial ao marcar pela Colômbia

Ao serviço dos cafeteros, o avançado dos verdes e brancos continua a mostrar a forma impressionante com que iniciou a temporada

Com sete jogos consecutivos a marcar no somatório de encontros entre Sporting e pela Colômbia, Luis Suárez continua a mostrar-se em grande forma
Com sete jogos consecutivos a marcar no somatório de encontros entre Sporting e pela Colômbia, Luis Suárez continua a mostrar-se em grande forma

28 Set 2026 | 15:50 |

Icon Comentário0

Ao serviço do seu país, sendo um dos 17 jogadores da equipa de Rui Borges a ausentar-se dos trabalhos na Academia de Alcochete, Luis Suárez continua de pé quente - com sete jogos consecutivos a marcar - e, desta feita, faturou no empate (1-1) da seleção colombiana na última madrugada contra o México.


Num jogo muito equilibrado, onde a equipa mexicana até foi a mais ameaçadora, foram os colombianos a adiantar-se no marcador. Ainda na 1.ª parte, logo ao minuto 9, assistido por Richard Ríos num cruzamento teleguiado, o avançado do Sporting cabeceou ao segundo poste para o único tento dos cafeteros.


Desta forma, o internacional colombiano de 28 anos regressou aos golos pela seleção depois de ter terminado a fase final do Mundial 2026 em branco. Em grande forma neste início de temporada, o golo teve direito a uma dedicatória muito especial.


No momento do festejo, Luis Suárez fez questão de deixar um tributo ao filho Charly, que completou na passada sexta-feira dois anos de idade e com o qual não pôde passar o dia especial nem a festa de aniversário, devido aos compromissos com a seleção.

Nessa altura, o 'camisola 97' dos leões levantou os dois dedos, sinalizando o número de aniversário do filho, e fez o embalo de bebé. Para surpresa, este foi o primeiro particular pela seleção me que Suárez utilizou a camisola com o número 9. 



Futebol

Maxi Araújo volta a ser destaque! Lateral do Sporting assiste na vitória do Uruguai (vídeo)

Internacional uruguaio fez um passe certeiro para um dos golos do triunfo do conjunto sul-americano contra a Coreia do Sul

Maxi Araújo, lateral esquerdo do Sporting, assistiu pelo Uruguai diante da Coreia do Sul, num encontro particular no país asiático
Maxi Araújo, lateral esquerdo do Sporting, assistiu pelo Uruguai diante da Coreia do Sul, num encontro particular no país asiático

28 Set 2026 | 15:30 |

Icon Comentário0

O Uruguai venceu, esta segunda-feira, a Coreia do Sul, por 4-1, em jogo de caráter amigável, que teve lugar no Seoul World Cup Stadium. Maxi Araújo esteve mais uma vez em destaque, tal como acontece na equipa do Sporting.


Este triunfo marcou a reabilitação da equipa de Diego Forlán em solo asiático, após o desaire frente ao Japão (3-1), tendo contado com contribuição do lateral esquerdo leonino, que cumpriu os 90 minutos, tendo feito uma assistência.


A seleção sul-americana começou o encontro de forma avassaladora e, logo aos 13´, Darwin Núñez inaugurou o marcador. Confortável na ala esquerda, o camisola ´20´ do Sporting foi uma dor de cabeça constante para os homens da casa, apesar de ter visto um cartão amarelo aos 22 minutos.


A vantagem foi ampliada aos 27´, por Giorgian De Arrascaeta com assistência do lateral leonino , com o resultado a ficar mais pesado para a Coreia do Sul à beira do intervalo, quando o defesa-central do Bayern Munique Kim Min-jae introduziu a bola na própria baliza (43').

No segundo tempo, a toada do jogo manteve-se e ao minuto 63, Darwin chegou ao bis com facilidade. Aos 77 minutos, com o marcador controlado, Diego Forlán tirou De Arrascaeta e lançou Rodrigo Zalazar, outro jogador do Sporting, que ajudou a refrescar o setor intermédio e a congelar a reação coreana na reta final da partida, que ainda conseguiu tento de honra, aos 81´, por intermédio de Lee Kang-in.


Veja a assistência de Maxi:


Futebol

Internacionais do Sporting estão a partir tudo, mas Rui Borges pode pagar a fatura

Com muitos jogadores dos verdes e brancos ao serviço das suas respetivas seleções, o técnico dos leões tem tido poucos atletas à disposição na Academia

Com apenas 10 jogadores da equipa A do Sporting ao serviço, Rui Borges tem aproveitado para chamar os jovens do Clube
Com apenas 10 jogadores da equipa A do Sporting ao serviço, Rui Borges tem aproveitado para chamar os jovens do Clube

28 Set 2026 | 15:18 |

Icon Comentário0

Com vários internacionais do Sporting em grande destaque nas suas respetivas seleções, Rui Borges tem a oportunidade de voltar a ver os seus jogadores motivados para o próximo regresso aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo. Com o próximo encontro marcado para dia 9 de outubro, frente ao Braga, Luis Suárez seguiu Maxi Araújo, Geny Catamo, Irankunda e Jesse Derry e, juntou-se ao lote de jogadores dos leões que também já marcaram nesta pausa.


Num todo, são 17 os internacionais verdes e brancos que por estes dias reduzem a dez o grupo às ordens de Rui Borges. Apenas Kaique, Callai, Ibrahima Ba, Nuno Santos, Eduardo Quaresma, Zekri, Altimira, João Simões, Pedro Lima e Luis Guilherme se encontram a trabalhar na Academia, sendo que vários elementos da equipa B tem estado a trabalhar com o técnico.


Dos 17 convocados, já 10 tiveram a oportunidade cumprir minutos. Para além dos cinco marcadores, também Doumbia, que se estreou na equipa A de Itália - e que se prepara para ser titular no próximo encontro; Vagiannidis e Ioannidis jogaram pela Grécia; Zalazar alinhou pelo Uruguai e Rafael Nel entrou na partida da Seleção Nacional sub-21.


Desta forma, apenas Rui Silva e Gonçalo Inácio (Portugal); Debast (Bélgica); Fresneda, com a sua primeira chamada à seleção A de Espanha; Flávio Gonçalves e Eduardo Felicíssimo (sub-21 Portugal) e Silas Anderson (sub-21 da Dinamarca), ainda não tiveram a oportunidade de contribuir para os encontros desta pausa de seleções.

Tendo em conta o momento da equipa de Alvalade, toda a estrutura agradece se os jogadores do Sporting regressarem motivados para o que ainda resta da temporada. Apesar disso e dado os calendários desportivos dos sul-americanos, é quase certo que Maxi, Zalazar e Suárez, dificilmente estejam em condições para jogar em Braga no dia 9.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Fresneda recebe notícia que queria, mas Sporting pode abrir cordões à bolsa
Futebol

Fresneda recebe notícia que queria, mas Sporting pode abrir cordões à bolsa

28 Set 2026 | 14:22

Icon Comentário0
Fernando Urbano vai à loucura com reforço de verão do Sporting: “Um pedaço de um outro futebol”
Futebol

Fernando Urbano vai à loucura com reforço de verão do Sporting: “Um pedaço de um outro futebol”

28 Set 2026 | 11:57

Icon Comentário0
⁠Jogador que saiu de graça do Sporting diz porque não singrou em Alvalade: "Falta de oportunidade"
Futebol

⁠Jogador que saiu de graça do Sporting diz porque não singrou em Alvalade: "Falta de oportunidade"

28 Set 2026 | 11:26

Icon Comentário0