
Futebol
Exclusivo Leonino - Marco Costa aponta momento-chave para a conquista do título do Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de sub-23 do Sporting, empatou, esta quarta-feira, frente ao Estoril, por 1-1, em partida relativa à 13.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão. Numa partida disputada no reduto estorilista, os verdes e brancos foram os primeiros a colocarem-se na frente do marcador.
Henrique Arreiol, médio do Clube de Alvalade, colocou os leões em vantagem, num duelo decisivo para as contas do campeonato, num remate certeiro que fez com que o Sporting vivesse tempos de esperança pela luta pela presente edição do título nacional. No entanto, a turma da casa, não se deixou deixar abaixo e conseguiram chegar mesmo à igualdade nos instantes finais da primeira parte.
Na etapa complementar do duelo, o resultado não sofreu alterações e as duas formações empataram mesmo a uma bola com o Estoril a ter mais motivos para sorrir. Com este resultado, a formação da Linha, fica em posição favorável para revalidar o título de campeão nacional da Liga Revelação.
Com este empate – o quinto em 13 partidas – a turma de João Pereiro encontra-se atualmente no segundo posto da prova com 26 pontos conquistados em 13 jogos. O Estoril é atualmente líder isolado, com 29, e depende unicamente de si mesmo para conquistar novamente o troféu.
Depois da divisão de pontos diante dos canarinhos, o Sporting vira agora atenções para a partida da 14.ª jornada e última. Os leões recebem, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o Torreense, naquele que será o último jogo da campanha dos jovens leões. O duelo acontecerá na próxima quinta-feira, 25 de abril, e terá apito inicial marcado para as 14h30, diante da turma de Torres Vedras.
Clube de Alvalade garantiu mais uma cara nova para a próxima temporada e apenas ficam a faltar os exames médicos para a confirmação da transferência
|
Rayan Lucas já está em Lisboa e, nos próximos dias, deverá ser oficializado como reforço do Sporting. O médio brasileiro chega ao Clube de Alvalade por empréstimo do Flamengo, válido por uma temporada. Numa primeira fase, o atleta de 20 anos vai integrar a equipa B verde e branca, mas deverá ser observado atentamente por Rui Borges.
Segundo o jornal Record, Rayan Lucas aterrou, na última madrugada, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, proveniente do Rio de Janeiro. Nos próximos dias, o internacional sub-20 brasileiro - que tem gerado controvérsia no 'mengão' - vai realizar os habituais exames médicos e conhecer o Estádio José Alvalade e a Academia Cristiano Ronaldo, antes de assinar contrato com o Sporting.
Vale sublinhar que o Clube de Alvalade e o Flamengo chegaram a acordo para o empréstimo de Rayan Lucas, em 2025/26. O Sporting reservou a possibilidade de exercer a cláusula de opção de compra de 4 milhões de euros para contratar o jogador em definitivo. O valor corresponde a 70% do médio de 20 anos, sendo que os restantes 30% ficarão sempre na posse do emblema brasileiro.
De resto, Rayan Lucas vai iniciar a sua aventura no Sporting na equipa que vai disputar a Segunda Liga, em 2025/26. Ainda assim, os responsáveis leoninos depositam grandes esperanças no atleta e admitem a possibilidade de o jovem ser integrado nos trabalhos de pré-temporada da formação principal verde e branca, que começam na próxima terça-feira, dia 1 de julho, em Alcochete.
No ano civil de 2025, ao serviço do Flamengo, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque, sobretudo, pela imponência física que demonstra dentro de campo.
Guarda-redes chegou aos leões para assumir titularidade na baliza, mas não convenceu nenhum dos três técnicos que passaram por Alvalade
|
É negócio fechado. Vladan Kovacevic vai ser reforço do Norwich City. O guarda-redes está prestes a deixar de fazer parte dos quadros do Sporting e é menos uma dor de cabeças por resolver, tal como a provável saída de Sotiris Alexandropoulos rumo à Alemanha.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o guardião bósnio já realizou, com sucesso, os habituais exames médicos na equipa da segunda divisão inglesa e já terá assinado contrato com os 'cannaries', num negócio que irá render aos cofres leoninos 2,4 milhões de euros, com a possibilidade de mais 2M por objetivos.
Desta forma, Vladan Kovacevic termina a sua curta ligação contratual com o Clube de Alvalade. O ex-Raków surpreendeu Frederico Varandas nos dois encontros com o Sporting para a Liga Europa, em 2023/24 e rumou ao plantel então liderado por Ruben Amorim, a troco de 4,8 milhões de euros.
Vale a pena recordar que este não é o único caso de excedentários do plantel a resolver pela direção de Frederico Varandas. Existem também os dossiers de Sotiris Alexandroupolos, Koba Koindredi e Rafael Pontelo, que também não entram nas contas do treinador Rui Borges.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 3 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.
Equipa de Rui Borges está no mercado em busca de reforços para a próxima temporada desportiva; Leões à procura de caras novas
|
O Sporting já sabe os valores exigidos por Breno Bidon. Depois do negócio com o Corinthians por Yuri Alberto para o Clube de Alvalade se ter complicado, a formação de São Paulo exige cerca de 15 milhões de euros para libertar o internacional jovem brasileiro.
Segundo informações avançadas pelo portal UOL Notícias, a direção do 'timão' precisa de vender futebolistas para colmatar a má situação financeira em que se encontra e exige aos potenciais interessados e espera fazer uma grande venda com o atleta de 20 anos.
Para o Corinthians, transferir jogadores será um passo importante a tomar para equilibrar as contas do clube e apenas três figuras centrais não fazem parte dos 'dispensáveis', sendo eles Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - que já foi equacionado como substituto de Viktor Gyokeres.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio canarinho marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.