
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Jan 2025 | 16:36 |
O Sporting B, equipa comandada por João Pereira - que pode perder Manuel Mendonça - antigo treinador da equipa principal dos leões, venceu um jogo particular, frente ao Dínamo Tbilisi, por 2-0. A partida decorreu à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo. Os georgianos são a antiga equipa de Khvicha Kvaratskhelia, jogador que alinhava pelo Nápoles, e se mudou este janeiro para o PSG.
A equipa aos comandos de João Pereira bateu, então, a equipa do campeonato da Geórgia, que o ano passado alcançou a sétima posição na liga do respetivo país. O jogo serviu para manutenção do ritmo competitivo, bem como para alguns alinhamentos táticos por parte do treinador verde e branco.
Do lado do Sporting, os dois golos foram apontados por Flávio Gonçalves e Gabriel Silva, extremo e avançado que são membros da geração de 2007 verde e branca, que já deu ao Clube Geovany Quenda e João Simões, por exemplo.
Outros nomes conhecidos dos Sportinguistas que fazem parte desta geração de ouro da formação verde e branca são Eduardo Felicíssimo e Denilson Santos, que já treinaram com a equipa principal e foram até convocados para jogos do conjunto sénior dos leões - tal como aconteceu, de resto, com os marcadores dos golos do Sporting no jogo particular.
O conjunto secundário do Sporting, comandado por João Pereira - treinador que fez um interregno à frente dos B's para treinar a equipa principal - terminou a fase regular da Liga 3, no quarto lugar da tabela classificativa do grupo B, conseguindo, assim, a qualificação para o Grupo de Promoção. Vai começar a disputar essa competição no próximo domingo, dia 9 de janeiro, em partida frente ao Lusitânia, disputada em casa dos leões.
Durante as três épocas em que esteve no Clube leonino - 2017 e 2020 - central conquistou um Campeonato Nacional, uma Supertaça e uma Taça de Portugal
05 Set 2025 | 18:25 |
É oficial. O Porto anunciou, esta sexta-feira, dia 5 de setembro, a contratação da defesa central Mariana Azevedo, que pertencia ao Braga. A antiga jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting ruma assim ao clube azul e branco e disse estar muito satisfeita por representar o novo emblema.
Mariana Azevedo: "Estou muito feliz"
"Estou muito feliz. Sinto que estou no sítio certo para conquistar títulos e alcançar os meus objetivos individuais. Posso acrescentar experiência e vou tentar ajudar a equipa a conseguir atingir os objetivos", começou por dizer, em declarações às plataformas oficiais dos dragões.
Mariana Azevedo: "Projeto do Porto é muito enriquecedor para a secção"
A internacional por Portugal fala do projeto do Porto: "Sou de uma geração que passou pela mudança do futebol feminino em Portugal e acho que o projeto do Porto é muito enriquecedor para a secção. É um projeto pioneiro e com muitas condições que podem fazer com que o feminino seja mais valorizado em Portugal", acrescentou.
A jogadora de 29 anos definiu ainda objetivos para a nova época: "Quero ser campeã e conseguir elevar este emblema aos mais altos patamares do futebol feminino. Sabemos que este objetivo não é tão fácil de atingir, mas temos de mostrar em campo que merecemos. Só depois disso é que podemos pensar em ser campeãs, até porque as outras equipas também são muito boas, mas temos de estar preparadas para isso", terminou.
Durante as três épocas em que esteve no Clube leonino - 2017 e 2020 - Mariana Azevedo conquistou um Campeonato Nacional, uma Supertaça e uma Taça de Portugal. No total, participou em 38 jogos pela equipa verde e branca, tendo apontado um golo. Também Dária Kaminska abandonou Alvalade para rumar ao Vitória de Guimarães.
Com um plantel desfalcado de 14 elementos devido ao compromisso das seleções, técnico voltou a mais de meia dúzia de jovens futebolistas
05 Set 2025 | 17:21 |
Com um plantel desfalcado de 14 elementos devido ao compromisso das seleções, Rui Borges voltou a chamar ao treino do Sporting sete jogadores da formação leonina, antes de dar um prémio de três dias de folga aos futebolistas do plantel verde e branco.
Bruno Ramos, José Silva, Rodrigo Dias, Rafael Besugo, Samuel Justo, Lucas Anjos e Rafael Nel foram os jovens que participaram na sessão de trabalho da equipa A, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para suprir a ausência das principais unidades.
Rui Silva, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio (Portugal), Fotis Ioannidis e Georgios Vagiannidis (Grécia), Zeno Debast (Bélgica), Giorgi Kochorashvili (Géorgia), Morten Hjulmand (Dinamarca), Luis Suárez (Colômbia), Geny Catamo (Moçambique), Geovany Quenda (Sub-21), Rodrigo Ribeiro (Sub-20) e João Simões (Sub-19) são os atletas de fora nesta altura.
O treino, marcado por forte intensidade, antecede assim um período alargado de descanso, estando o regresso aos trabalhos agendado para a próxima terça-feira, dia 9 de setembro, de preparação para o próximo encontro do Campeonato Nacional, após derrota no Clássico frente ao Porto (2-1).
O Sporting volta assim a entrar em campo apenas no sábado, dia 13 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, que será jogado diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho às 20h30.
Atleta de 1,94 metros regressa a Portugal depois de ter deixado clube nacional em 2015 para ingressar nos Estados Unidos da América
05 Set 2025 | 16:18 |
É oficial. Maria Kostourkova, de 28 anos, é reforço para a equipa feminina de basquetebol do Sporting. A atleta é filha de Ivan Kostourkov, técnico adjunto de Luís Magalhães na formação masculina - que vi regressar um ex-leão. A poste, de 1,94 metros, regressa a Portugal depois de ter deixado o Quinta dos Lombos em 2015 para ingressar no basquetebol universitário dos EUA.
M. Kostourkova: "Sporting tem vindo a desenvolver um projeto muito ambicioso"
A internacional por Portugal não esconde o entusiasmo por integrar o plantel verde e branco: "O Sporting tem vindo a desenvolver um projeto muito ambicioso e os últimos anos têm provado isso mesmo. Fico muito feliz por poder fazer parte desta família e desta equipa", disse aos meios de comunicação do Clube.
A atleta falou das ambições para a próxima temporada desportiva: "Individualmente, o meu objetivo é ajudar a equipa no que puder fazer. Coletivamente, vamos estabelecer os objetivos como equipa e vão ser os mais altos possíveis". Maria Kostourkova não tem dúvidas de que a equipa tem muita qualidade.
M. Kostourkova: "As jogadoras são muito boas"
"As jogadoras são muito boas e agora há que criar um grupo forte e unido". A terminar, Maria Kostourkova deixou uma mensagem à massa associativa leonina: "Vamos fazer tudo para orgulhar os Sportinguistas. Espero que nos venham apoiar", concluiu Maria Kostourkova.
Depois da passagem pelos EUA, a jogadora voltou à Europa, em 2019, e já atuou pelas eslovenas do Celje, pelas espanholas do Clarinos Ciudad de La Laguna Tenerife, do Basket Zaragoza e do Sedis Bàsquet, pelas alemãs do Saarlouis Royals e pelas polacas do Zagłębie Sosnowiec, onde estava em 2024/2025.
Veja a publicação: