
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting derrotou o Rio Ave por 2-0, esta quinta-feira, dia 3 de abril, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O Clube de Alvalade segue a sua caminhada rumo ao Jamor e parte em vantagem para o encontro que será jogado em Paços de Ferreira. Veja AQUI como decorreu a partida.
No Estádio José Alvalade, os 90 minutos foi inteiramente controlados pelo Clube de Alvalade. Aos 12 minutos, Geny aproveitou uma bola solta à entrada da grande área e atirou forte sem hipóteses para Cezary Miszta. Em cima do intervalo, o ala moçambicano caiu na área viladondense e foi assinalada grande penalidade. Viktor Gyokeres marcou à 'Panenka' e deu maior conforto no marcador.
Na segunda parte, o emblema verde e branco não tirou o pé do acelerador e carregou em busca do 3-0, mas foi bastante perdulário na finalização. Geny Catamo, aos 79 minutos, ainda introduziu a bola na baliza contrária, mas, após revisão do VAR, o lance foi invalidado por fora de jogo.
Com esta vitória – a 30.ª em 46 encontros na presente temporada –, os comandados por Rui Borges continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19, na altura sob comando técnico de Marcel Keizer. Benfica e Tirsense defrontam-se na outra meia-final.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, frente ao Braga, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Golo de Geny Catamo (1-0):
Golo de Viktor Gyokeres (2-0):
Clube de Alvalade apresenta receitas baixas bastante significativas em relação a Benfica e dragões, rivais dos leões no campeonato português
|
A UEFA revelou, esta quinta-feira, o Relatório Financeiro da temporada 2023/24 e os números mostram uma realidade desfavorável para o Sporting. O Clube arrecadou 13,838 milhões de euros pela participação nas competições europeias, um valor muito inferior ao dos rivais Porto e Benfica, que beneficiaram das receitas mais altas da Liga dos Campeões.
O Porto, único representante português a atingir os oitavos de final da Champions na época passada, foi o grande beneficiado, encaixando 65,061 milhões de euros. Já o Benfica garantiu 49,748 milhões de euros, sendo que 44,759 milhões vieram da Liga dos Campeões masculina, 885 mil da competição feminina e 4,104 milhões da Liga Europa. O Braga, por sua vez, obteve 33,632 milhões de euros, com 33,001 milhões vindos da Champions e 631 mil da Liga Europa.
A disparidade entre os prémios da Liga dos Campeões e da Liga Europa continua a penalizar financeiramente os clubes que não conseguem um lugar na principal competição europeia. O Sporting, que chegou aos oitavos de final da Liga Europa, foi eliminado pela Atalanta e viu-se longe dos valores recebidos pelos seus principais concorrentes.
Esta desigualdade de receitas levanta questões sobre o impacto financeiro das competições europeias e a necessidade de um Sporting mais presente na Liga dos Campeões para garantir receitas ao nível dos seus rivais. Para os adeptos leoninos, esta diferença financeira não só afeta a competitividade da equipa no mercado de transferências, como também limita o crescimento sustentável do clube face à concorrência nacional e internacional. É de recordar que, recentemente, Vitor Pinto deixou duras críticas aos jogadores dos três grandes.
Entretanto, na Europa, ninguém se aproxima do Real Madrid, que conquistou 138,795 milhões de euros como campeão europeu, reforçando o seu domínio financeiro no futebol internacional. A UEFA também revelou os valores distribuídos no Euro2024, com Portugal, que caiu nos quartos-de-final, a receber 15,250 ME, enquanto a campeã Espanha chegou aos 28,250 ME.
Comentador afeto aos leões diz não entender motivos pelos quais futebolista continua sem ser opção nas convocatórias de Rui Borges
|
Fernando Mendes, antigo jogador do Sporting, diz não entender os motivos pelos quais Pedro Gonçalves continua sem ser opção para Rui Borges. Segundo o comentador, quando o internacional português se lesionou, se a opção fosse operar, porventura, poderia já estar apto.
“Não sei o que é que ele tem. Não sou médico, não percebo nada disto. Não sei se na altura quando aconteceu a lesão do Pedro Gonçalves, se calhar, com uma intervenção cirúrgica não sei se ele já estaria pronto há mais tempo do que está agora. Estou eu a pensar”, disse.
De acordo com o ex-futebolista, o pupilo de Rui Borges vai continuar afastado no próximo duelo dos verdes e brancos: “Acho que não está pronto para o Braga. Espero estar enganado”, disse Fernando Mendes, em declarações na CMTV ao falar da lesão do atleta. Também Pedro Sousa se mostrou "confuso" com a situação de Pote (Saiba mais AQUI).
O futebolista de 26 anos não é utilizado desde 10 de novembro, altura em que se lesionou frente ao Braga (4-2), no Minho, ainda sob comando técnico de Ruben Amorim. Havia a esperança de que o camisola 8 já integrasse a convocatória para o duelo frente ao Rio Ave (Taça de Portugal), mas tal acabou por não acontecer.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada desportiva de 2024/25 em grande plano. De momento, soma cinco golos e seis assistências em apenas 12 partidas, nas quais disputou um total de 884 minutos dentro das quatro linhas.
Clube da Margem Sul anunciou, esta quinta-feira, dia 3 de abril, vai abrir as portas do seu complexo desportivo para celebrar torneio em honra da glória leonina
|
O Juventude Sarilhense, clube dos arredores da Moita, anunciou, esta quinta-feira, dia 3 de abril, que no próximo dia 25, vai abrir as portas do seu complexo desportivo para celebrar o II Torneio Manuel Fernandes, em homenagem à figura histórica do Sporting.
"Dia 25 de Abril o nosso complexo desportivo está de parabéns! Para celebrarmos uma data tão especial irá decorrer a II Edição do Torneio Manuel Fernandes que irá prestar homenagem ao Eterno Capitão e a um dos ícones do futebol Português o eterno número 9. Contamos com a vossa presença", pode ler-se na publicação.
Sarilhos Grandes é a aldeia perto de Sarilhos Pequenos, onde nasceu Manuel Fernandes e onde manteve residência durante toda a sua vida. Enquanto jogador, Manuel Fernandes representou os leões durante 12 temporadas, efetuando 447 jogos oficiais pela equipa principal e marcou 265 golos, sendo o segundo maior goleador de sempre do Clube (Recorde AQUI um jogo histórico da glória leonina frente ao Benfica).
Foi ainda treinador principal dos verde e brancos, durante metade da temporada 2000/01, tendo conquistado a Supertaça Cândido de Oliveira, numa finalíssima diante do Porto (1-0). Manuel Fernandes faleceu no dia 27 de junho do ano passado, após uma batalha contra o cancro, levando a uma onda de consternação no reino do leão e no futebol nacional.
O Eterno Capitão conquistou cinco títulos ao serviço dos leões: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes.
Veja a publicação da Juventude Sarilhense: