
Futebol
Fernando Mendes não quer festejos antes do tempo e deixa alerta antes do Sporting - Vitória
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu os açorianos do Santa Clara por 2-1, após prolongamento, esta quarta-feira, dia 18 de novembro, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Conrad Harder (74') e Viktor Gyokeres (113') marcaram os golos que garantiram o passaporte para os quartos de final Veja AQUI como decorreu a partida.
No Estádio José Alvalade, a primeira parte não teve grandes oportunidades de golo. O lance de maior perigo aconteceu aos 16 minutos. Geny Catamo, pela direita, cruzou de forma rasteira para Geovany Quenda, mas o ala, com a baliza aberta, atirou ao lado. Perto do intervalo, aos 41', Morten Hjulmand introduziu a bola na baliza adversária, mas tocou no esférico com o braço antes de rematar à baliza. O lance foi anulado pelo VAR.
Na segunda parte, o golo do Clube de Alvalade surgiria aos 74 minutos. Geovany Quenda, pela direita cruzou para a grande área insular, com Conrad Harder, acabado de entrar em campo, a aparecer nas costas de Sidney Lima e a empurrar para o fundo da redes de Neneca. No entanto, no último lance do jogo, Pedro Ferreira (90+8) gelou Alvalade e levou o jogo para prolongamento. Aí, Viktor Gyokeres (113') aproveitou uma oferta dos insulares e selou as contas.
Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Conrad Harder (1-0):
Atacante do Clube de Alvalade que já marcou por 38 vezes na atual edição da Liga portuguesa, tem dois jogadores à perna na luta pelo galardão
|
Kylian Mbappé chegou aos 28 golos na Liga espanhola pelo Real Madrid, tantos quantos tem Mohamed Salah (Liverpool) na Premier League. A dupla soma 56 pontos na corrida pela Bota de Ouro, menos um do que o líder, Viktor Gyokeres, avançado do Sporting que já marcou por 38 vezes na atual edição da Liga portuguesa. O extremo egípcio está confiante de que irá ultrapassar o sueco.
"Acho que vou quebrá-lo"
"É importante para mim, porque abrandámos, desde que conquistámos o campeonato. Na semana passada, o Lucho [Luis Díaz] desperdiçou uma oportunidade e eu pensei 'Oh, por favor, o que mais posso fazer?'. Adoraria quebrá-lo, e acho que vou quebrá-lo", disse, à Sky Sports.
De momento, o 'camisola 9' dos leões continua na liderança, com 57 pontos, seguido do egípcio, em igualdade com Kylian Mbappé (56), mas a situação em nada é favorável a Gyokeres, uma vez que cada golo nas principais ligas é multiplicado por 2x e a Liga Portugal Betclic vale apenas 1.5x.
Para piorar a situação, o Sporting tem apenas mais um jogo no campeonato nacional, diante do Vitória de Guimarães - que deverá marcar a despedida de Gyokeres de Alvalade. Salah vai ainda disputar duas partidas, frente a Brighton e Crystal Palace, enquanto Mbappé joga com Sevilha e Real Sociedad.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Guarda-redes uruguaio de 25 anos acredita no título do emblema verde e branco e recorda momentos de balneários vividos com estrela portuguesa
|
Franco Israel perdeu a titularidade no Sporting após a chegada de Rui Silva, mas mantém-se sereno e determinado na reta final da temporada. Em declarações à rádio Sport890, o guarda-redes uruguaio abordou a concorrência com o internacional português e falou da convivência com Cristiano Ronaldo na Juventus, a quem tece inúmeros elogios.
Começar por admitir, à rádio 'Sport890' que o capitão da Seleção nacional é "um monstro". Relembrar que, na Juventus, Cristiano Ronaldo marcou 101 golos e fez 19 assistências em 134 jogos oficiais pela Vecchia Signora, onde conquistou dois campeonatos italianos, uma Taça de Itália e duas Supertaças. Foi melhor marcador da Seria A por uma vez, três vezes jogador da época e duas vezes jogador do ano em solo italiano.
"É impressionante"
Franco Israel contou mais sobre como é partilhar o relvado com o português: "É impressionante. Não era fanático, mas desde miúdo sempre gostei muito dele", explicou o guardião uruguaio do Sporting, que explicou, depois, como é Cristiano Ronaldo fora do campo.
"Conhecê-lo e partilhar o dia a dia com ele... É diferente do que mostra em campo. Ele era como se fosse mais um, não era como se fosse o Cristiano e os outros", atirou, destacando, então, o caráter do astro português que joga no sauditas do Al Nassr.
"A presença que ele tem - a aura, como se diz agora - é impressionante, não senti isso com mais ninguém no futebol", rematou Franco Israel, para terminar o seu comentário acerca da experiência de conviver com Cristiano Ronaldo antes de ter rumado ao Sporting.
Futebolista que passou pelo emblema verde e branco diz não entender críticas ao treinador do Clube de Alvalade sobre jogadores do Vitória de Guimarães
|
As críticas de que Rui Borges foi alvo indignaram Fernandes Mendes. O futebolista que passou pelo emblema verde e branco diz não entender críticas ao treinador do Clube de Alvalade sobre jogadores do Vitória de Guimarães e lembra conversa acalorada de Bruno Lage com os adeptos do Benfica.
"Qualquer coisa que o Rui Borges diz agora é um drama, um caso nacional. O que disse de mal? Não sei como aqueles dois jogadores (Telmo Arcanjo e Tiago Silva) viram amarelos, mas qual é o jogo mais importante para o Vitória de Guimarães? Ganhar ao Farense! Se jogam esses dois jogadores, estava conseguido (triunfo)", disse, na CMTV.
"Quando Rui Borges diz que viram amarelo para jogar com o Sporting, não está a dizer mentira nenhuma", reiterou Fernando Mendes, mostrando apoio às palavras do técnico leonino. "Não sei como levaram amarelo, mas é a opinião de Rui Borges! Como há jogadores do Benfica levaram amarelo para jogar com o Sporting. Qual é o problema de dizer as coisas?", questionou.
"Bruno Lage andou numa garagem aos gritos e numa semana passou"
"Qualquer coisa que o homem diz é um drama, mas Bruno Lage andou numa garagem aos gritos e numa semana passou. Este diz alguma coisa e cai o Carmo e a Trindade", atirou Fernando Mendes, visivelmente transtornado com o tratamento que o treinador do Sporting tem recebido na imprensa.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.