Futebol
Rui Borges identifica problema no Sporting e muda foco dos trabalhos em Alcochete
16 Set 2026 | 13:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Abr 2026 | 17:50 |
Com a aproximação do encontro diante do Arsenal, no qual os leões estão em desvantagem, é preciso recuar à época de 2004/2005 para encontrar a última vitória do Sporting em terras de "Sua Majestade". O triunfo por 3-2 frente ao Middlesbrough, há 21 anos, ainda é o último conquistado pelo clube de Alvalade em Inglaterra.
Depois de quatro derrotas em quatro deslocações a Inglaterra, face a Manchester United (1963/1964), Newcastle (1968/1969), Arsenal (1969/1970) e Sunderland (1973/1974), o Sporting ganhou o quinto, na segunda eliminatória da Taça UEFA de 1981/1982. Os leões ganharam por 4-2 ao Southampton, resultado que atualmente valeria um lugar nas meias-finais da Liga dos Campeões.
Na primeira eliminatória, a 21 de outubro de 1981, os comandados pelo inglês Malcolm Alisson pintaram de verde e branco a primeira eliminatória. Rui Jordão, aos dois minutos, Nick Holmes, aos 21, na própria baliza e, Manuel Fernandes, aos 42. Após intervalo, ingleses ainda reduziram para 2-3, com um penálti do “bota de ouro” Kevin Keegan, aos 68 minutos e um tento de Michael Channon aos 72 minutos. Porém, Manuel Fernandes acabou por sentenciar a partida com um “bis” aos 88 minutos.
Os verdes e brancos acabariam por selar o apuramento com um nulo em Alvalade, numa prova em que acabariam por cair nos 'oitavos', face aos suíços do Neuchatel no conjunto da eliminatória (0-0 em casa e 0-1 fora). A época de 1981/1982 acabou a sorrir para o Sporting, que conquistou a dobradinha.
Em 2004/2005, na época liderado por José Peseiro, o Sporting conquistou um 3-0 em solo Inglês, com três tentos certeiros apontados na segunda metade do jogo, pelos internacionais portugueses Pedro Barbosa, aos 49 minutos, por Liedson, aos 53 e pelo camaronês Douala, aos 65. Os anfitriões ainda reduziam para a diferença mínima com golos de Job, aos 79 minutos e Rigott, aos 86. Na segunda eliminatória, os leões sentenciaram o conjunto da eliminatória, vencendo o jogo por 1-0, com golo de Pedro Barbosa aos 90.
Nas deslocações a Inglaterra, o Sporting soma duas vitórias, nove derrotas e seis empates, quatro dos quais conquistados nas últimas quatro deslocações a solo britânico.
Foi justamente com o Arsenal, adversário dos leões da atual eliminatória, que foram conquistados dois dos últimos quatro empates (0-0 na fase de grupos da Liga Europa de 2018/2019 e 1-1 nos oitavos da mesma competição em 2022/2023). Na última ocasião, os verdes e brancos acabaram por eliminar os londrinos nos penáltis (5-3), após o 2-2 em Alvalade e o 1-1 em Londres.
A 18ª deslocação do Sporting a território inglês acontece já, dia 15 de abril às 20:00, para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Se o resultado de Southampton daria agora o apuramento direto, o 3-2 de Middlesbrough conseguido em 2004/2005, colocaria Sporting e Arsenal a disputar os 30 minutos de tempo extra.
Jogador contratado pelos leões ao Venezia neste mercado de transferências, por 20,53 milhões de euros, mais 6,32 milhões mediante objetivos
16 Set 2026 | 17:30 |
Issa Doumbia assumiu rapidamente um lugar no onze do Sporting, mas Rui Borges entende que o médio ainda tem uma grande margem de evolução. O internacional sub-21 italiano está a passar por um processo de adaptação tática, com a equipa técnica a procurar torná-lo mais seguro e equilibrado.
Segundo O Jogo, o Sporting tem realizado muito trabalho específico com o jogador contratado ao Venezia por 20,53 milhões de euros, mais 6,32 milhões mediante objetivos. Rui Borges acredita no “potencial enorme” do 'camisola 77', mas já deixou claro que este “ainda está longe do que pode dar”.
A principal intenção passa por manter Doumbia mais ligado ao centro do terreno e próximo de Sergi Altimira. O Sporting quer reduzir algumas conduções de maior risco e evitar que o médio deixe a equipa exposta nas transições defensivas, procurando também que simplifique mais o jogo.
No Venezia, Doumbia tinha maior liberdade para chegar a zonas ofensivas, algo que lhe permitiu terminar 2025/26 com dez golos e cinco assistências. Em Alvalade, porém, Rui Borges pretende acrescentar-lhe responsabilidades sem bola e maior rigor posicional. “Está num crescimento tático. Tem muito futebol de rua”, explicou recentemente o treinador.
Apesar de ter sido utilizado como extremo-esquerdo durante a pré-temporada, a equipa técnica vê agora o futuro do jogador sobretudo no meio-campo. Doumbia tem sido lançado ao lado de Altimira e o Sporting acredita que será nessa zona que poderá explorar melhor todas as características.
Internacional português foi emprestado pelos leões com opção de compra à Fiorentina, já na reta final do mercado de transferências de verão
16 Set 2026 | 17:02 |
Pedro Gonçalves foi oficialmente apresentado como reforço da Fiorentina, poucas horas depois de se ter estreado a marcar na vitória por 3-0 diante do Pisa, na Taça de Itália. O jogador emprestado pelo Sporting explicou a escolha pelo emblema viola e garantiu que a prioridade passava por continuar no futebol europeu, apesar de ter estado associado à Arábia Saudita.
Pote: "Sempre disse ao meu agente que queria continuar a jogar na Europa"
“Estou muito grato ao Sporting e fiquei na história do Clube. Sou um jogador com uma mentalidade ganhadora que gosta de marcar golos e vencer. Escolhi a Fiorentina pelo seu projeto, depois de ter falado com o treinador [Fabio Grosso na altura]... Sempre disse ao meu agente que queria continuar a jogar na Europa”, afirmou o internacional português.
Pote explicou ainda aquilo que pode acrescentar à nova equipa e afastou comparações com outros elementos do setor ofensivo. “Sou um jogador diferente do [Wilfried] Gnonto e do [Alieu] Nije. Sou um número 10 que joga entrelinhas, e vou dar o meu melhor para também ficar na história deste clube”.
A mudança para Florença ganhou força depois de Fabio Paratici contactar o empresário do jogador dos quadros do Sporting. “Esta oportunidade surgiu quando ele falou com o meu empresário e gostei logo da ideia de representar o clube onde jogaram Rui Costa e Nuno Gomes. Florença é uma cidade apaixonada, com a qual me identifico... Depois há o projeto que me apresentaram e que tem o objetivo de levar o clube ao sucesso. Estou muito feliz por estar aqui".
O internacional português abordou ainda a conhecida alcunha que o acompanha desde os tempos de formação. “Tinha peso a mais quando era pequeno e os meus familiares começaram a chamar-me 'potinho'. Depois essa alcunha não correspondia à realidade e começaram a chamar-me Pote. Agora, dada a minha condição física, prefiro que me chamem Pedro Gonçalves”.
Premier League tem estado marcada por polémicas nas últimas jornadas e situação com o antigo jogador do Sporting foi recordada
16 Set 2026 | 16:47 |
Enzo Maresca não escondeu a irritação perante o pedido de desculpas da Pro Ref ao Manchester United, depois de o organismo ter reconhecido um erro no golo que valeu a vitória do Manchester City em Old Trafford. O treinador recordou um episódio semelhante de 2023 para questionar a diferença de tratamento.
Em declarações reproduzidas pelo jornal britânico ‘The Sun’, Maresca recuou ao período em que trabalhava como adjunto de Pep Guardiola. “Há três anos, quando eu estava cá [como adjunto de Pep Guardiola], aconteceu exatamente a mesma coisa, contra o Manchester United, e perdemos o dérbi, lá”.
O treinador referia-se ao encontro de 13 de janeiro de 2023, vencido pelo Manchester United por 2-1. Na altura, Bruno Fernandes, antigo jogador do Sporting, marcou num lance polémico pela posição de Marcus Rashford, que estava em fora de jogo, mas não foi considerado interveniente.
“O golo não foi regular, se bem se recordam, e, para ser sincero, ninguém pediu desculpa. Nós ainda estamos à espera do pedido de desculpas por esse golo. Por vezes, aconteceu a teu favor, e, por vezes, acontece contra ti”, afirmou Maresca.
A reação surgiu depois de a Pro Ref reconhecer que o golo de Erling Haaland, que decidiu o mais recente Manchester United - Manchester City, por 0-1, deveria ter sido invalidado. O organismo assumiu que o VAR não avaliou corretamente o impacto da posição de Enzo Fernández no lance e comunicou o erro aos red devils.
Maresca também se mostrou desagradado com o facto de a discussão se centrar num único episódio. “O facto de estarmos a falar de um episódio ou de um momento, depois de um jogo no qual jogámos, durante 75 minutos, com dez homens é muito mau. A nossa exibição foi inacreditável”, acrescentou, referindo-se à expulsão de Phil Foden.
Rui Borges identifica problema no Sporting e muda foco dos trabalhos em Alcochete
16 Set 2026 | 13:50
Sporting pondera mexer com Gonçalo Inácio, mas há um aviso: “Seria matá-lo”
16 Set 2026 | 12:29
Já é conhecido o árbitro do Sporting - Arouca e já apitou os leões esta época
16 Set 2026 | 15:17