Modalidades
Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27
16 Jun 2026 | 13:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
28 Jun 2024 | 13:49 |
Esta quinta-feira, o Sporting ficou a conhecer os adversários com quem vai medir forças na fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol. Desta forma, os campeões nacionais vão disputar o Grupo A, no qual enfrentarão o Paris Saint-Germain (França), o Wisla Plock (Polónia), o Veszprém (Hungria), o Fredericia HK (Dinamarca), o Fuchse Berlin (Alemanha), o Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte) e CS Dinamo Bucareste (Roménia).
No sorteio realizado na tarde da passada quinta-feira, em Viena, capital de Áustria, o Sporting foi a primeira equipa a sair no pote três e a integrar o grupo A, onde o conjunto liderado por Ricardo Costa vão encontrar adversários que enfrentaram há relativamente pouco tempo, como o Fuchse Berlin e o Dinamo Bucareste, então na EHF European League.
Vale salientar que a edição deste ano da Liga dos Campeões tem início marcado para dia 11 e 12 de setembro (quarta e quinta-feira) e vai prolongar-se até 5 e 6 de março de 2025, e é, ainda importante ressaltar, que o Sporting é o único representante de Portugal na competição internacional. Os leões vão realizar um total de 14 jogos, sete no Pavilhão João Rocha e sete fora de portas, em casa dos respetivos adversários. O calendário dos embates ainda está por definir.
No que concerne o formato competitivo, os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se diretamente para os quartos-de-final, sendo que os conjuntos que terminarem entre o terceiro e o sexto lugar, terão de ir a “play off” para acederem aos quartos-de-final e o sétimo e oitavo classificados terminam a participação europeia na fase de grupos.
De recordar que a equipa comandada por Ricardo Costa terminou uma época de sonho, vencendo o 'triplete'. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, o Sporting não deu hipóteses ao Porto e bateu os azuis e brancos em dois jogos decisivos, sagrando-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e 'arrecadando' a 18.ª Taça de Portugal da história leonina.
Confira os adversários:
Treinador dos leões e o jogador sentiram-se indispostos antes do início do encontro na Dragão Arena e tiveram de receber assistência médica
21 Jun 2026 | 15:23 |
André Villas Boas concedeu uma entrevista, onde abordou a relação do Porto com os seus principais rivais e voltou a criticar duramente o Sporting. O presidente portista falou do polémico clássico de andebol, alegando que tudo não passou de uma invenção do Sporting.
De recordar que o treinador dos leões, Ricardo Costa, e o jogador Christian Moga sentiram-se indispostos antes do início do encontro e tiveram de receber assistência médica. Também uma delegada presente no local necessitou de apoio dos bombeiros, o que levou ao atraso do jogo em cerca de 15 minutos (Recorde AQUI).
A. Villas Boas: "Caso inventado pelo Sporting"
"O Sporting ultrapassou todos os limites do razoável. O Porto já deu todos os documentos bem sustentados ao Ministério Público, e o mais provável é acontecer um arquivamento desse caso inventado pelo Sporting. E, a partir daí, o Porto irá com tudo contra o Sporting", disse ao jornal 'O Jogo'.
Sobre a relação com o Benfica, o presidente portista destacou o respeito institucional existente entre ambos os clubes: "Houve mais exageros da minha parte, enquanto presidente do Porto, no sentido de Rui Costa, do que o contrário. Até já fiz recentemente um 'mea culpa'. Tento retratar-me sempre que posso e faço-o novamente aqui. Há uma rivalidade histórica com o clube líder no número de campeonatos nacionais - não no número de títulos nacionais e internacional de futebol, que esse é nosso - mas que o Porto quer ultrapassar o mais rapidamente possível".
Relativamente ao Clube de Alvalade, o líder azul e branco deixou fortes críticas à direção leonina: "A liderança do Sporting, neste momento, entra por um patamar de injúria, calúnia e vitimização com o Porto que nós não podemos tolerar. E, apesar de haver alguma unificação do ponto de vista estratégico sobre o que o futebol português precisa, a realidade é que, fruto dessa vitimização permanente, das calúnias, das injúrias que semanalmente invocam contra o Porto, não há relação possível, nem pode haver relação possível".
Com uma temporada desportiva de grande nível coletivo e individual, os atletas verdes e brancos ganham destaque no continente europeu
18 Jun 2026 | 16:43 |
Depois de já terem sido nomeados em 2025 para os prémios de melhor lateral direito e melhor lateral esquerdo, respetivamente, os irmãos Francisco Costa e Martim Costa, jogadores do Sporting, voltam a estar entre os possíveis vencedores para o prémio de melhor jogador europeu das suas respetivas posições.
Na participação no Campeonato da Europa de 2026, em que Portugal conseguiu um inédito quinto lugar, Francisco Costa foi eleito o melhor jogador jovem e o melhor lateral direito, para além de, com 61 golos, ter batido o recorde de golos de um português num campeonato continental.
Salvador Salvador, capitão dos leões e peça fundamental na estrutura de Ricardo Costa - que deverá continuar como técnico verde e branco -, está nomeado para melhor defensor de 2026, um prémio que já venceu no Europeu. Também Luís Frade, ex-Sporting, que venceu a Liga dos Campeões pelo Barcelona, está entre os candidatos ao galardão para pivô.
Depois uma temporada desportiva de grande sucesso, onde conquistaram o terceiro triplete consecutivo em Portugal e com um enorme percurso na EHF Champions League, o Sporting continua a destacar-se a nível europeu, no mundo do andebol e entre as melhores equipas da atualidade.
Desta forma, a votação irá ser realizada na aplicação da EHF, entre dia 17 e 21 junho. Os adeptos poderão votar e as suas decisões serão combinadas com as de treinadores, jogadores, jornalistas e, ainda, representantes da EHF. Os vencedores serão conhecidos a 23 e 24 de julho.
Treinador faz parte dos quadros do Clube de Alvalade e, em comunicado, Federação de Andebol de Portugal divulgou o seu mais recente cargo
17 Jun 2026 | 16:05 |
Ricardo Candeias vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo. O até então treinador adjunto de Ricardo Costa - que ficará em Alvalade - na equipa do Sporting dá assim mais um passo na carreira e prepara-se para viver a primeira experiência como responsável máximo por uma equipa principal.
A confirmação foi feita pela própria Federação de Andebol de Portugal, que optou por promover uma solução interna para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido nos escalões jovens da seleção nacional.
"A continuidade do trabalho desenvolvido nas Seleções Nacionais jovens ficará entregue a Ricardo Candeias, atual treinador adjunto de Carlos Martingo, que rumou ao Porto", pode ler-se na nota divulgada pelo organismo que tutela a modalidade.
A Federação destaca ainda o conhecimento acumulado pelo técnico ao longo dos últimos anos junto das seleções nacionais. "Depois de ter acompanhado de perto este percurso e o trabalho diário da equipa técnica, Ricardo Candeias assumirá a liderança no novo ciclo, assegurando uma transição natural e dando seguimento ao projeto competitivo e formativo desenvolvido nos últimos anos", acrescenta o comunicado.
Antes de integrar a estrutura federativa, Ricardo Candeias construiu parte da carreira em França, onde desempenhou funções de treinador adjunto e de guarda-redes no Chartres. Posteriormente regressou a Portugal para integrar a equipa técnica do Sporting, Clube onde continuou a consolidar a sua experiência ao mais alto nível.
Festa do triplete:
Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27
16 Jun 2026 | 13:42
Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono
12 Jun 2026 | 16:47
Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"
09 Jun 2026 | 11:49