Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

SPORTING JÁ CONHECE ADVERSÁRIOS NA LIGA DOS CAMPEÕES; CONFIRA AQUI A LISTA

Leões são o único representante português em prova internacional

A equipa de andebol do Sporting já sabe quem são os adversários para a Liga dos Campeões
A equipa de andebol do Sporting já sabe quem são os adversários para a Liga dos Campeões

28 Jun 2024 | 12:49 |

Icon Comentário0

Esta quinta-feira, o Sporting ficou a conhecer os adversários com quem vai medir forças na fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol. Desta forma, os campeões nacionais vão disputar o Grupo A, no qual enfrentarão o Paris Saint-Germain (França), o Wisla Plock (Polónia), o Veszprém (Hungria), o Fredericia HK (Dinamarca), o Fuchse Berlin (Alemanha), o Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte) e CS Dinamo Bucareste (Roménia). 


No sorteio realizado na tarde da passada quinta-feira, em Viena, capital de Áustria, o Sporting foi a primeira equipa a sair no pote três e a integrar o grupo A, onde o conjunto liderado por Ricardo Costa vão encontrar adversários que enfrentaram há relativamente pouco tempo, como o Fuchse Berlin e o Dinamo Bucareste, então na EHF European League. 


Vale salientar que a edição deste ano da Liga dos Campeões tem início marcado para dia 11 e 12 de setembro (quarta e quinta-feira) e vai prolongar-se até 5 e 6 de março de 2025, e é, ainda importante ressaltar, que o Sporting é o único representante de Portugal na competição internacional. Os leões vão realizar um total de 14 jogos, sete no Pavilhão João Rocha e sete fora de portas, em casa dos respetivos adversários. O calendário dos embates ainda está por definir. 


No que concerne o formato competitivo, os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se diretamente para os quartos-de-final, sendo que os conjuntos que terminarem entre o terceiro e o sexto lugar, terão de ir a “play off” para acederem aos quartos-de-final e o sétimo e oitavo classificados terminam a participação europeia na fase de grupos. 

De recordar que a equipa comandada por Ricardo Costa terminou uma época de sonho, vencendo o 'triplete'. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, o Sporting não deu hipóteses ao Porto e bateu os azuis e brancos em dois jogos decisivos, sagrando-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e 'arrecadando' a 18.ª Taça de Portugal da história leonina.


Confira os adversários:


Modalidades

Gordo leva tareia do Sporting e leões vão enfrentar Barcelona na final

Emblema verde e branco atropelou turma do país vizinho e vai reencontrar equipa catalã, à semelhança do que sucedeu na temporada passada

Sporting vence equipa de Daniel Gordo e vai marcar presença na final da competição frente ao Barcelona
Sporting vence equipa de Daniel Gordo e vai marcar presença na final da competição frente ao Barcelona

30 Ago 2025 | 18:11 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting está na final da Supertaça Ibérica, depois de derrotar o Ademar León por 42-27, este sábado, dia 30 de agosto. O Clube de Alvalade vai encontrar o Barcelona no derradeiro encontro da competição. Veja AQUI como decorreu a partida.


Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a turma verde e branca foi superior ao finalista vencido da última Taça do Rei e, ao intervalo, já levava uma vantagem de cinco golos (18-13). Os leões foram implacáveis no ataque e superaram, uma vez mais, a equipa adversária.


Na etapa complementar, o Sporting não desacelerou e continuou por cima da turma de Daniel Gordo, fechando o marcador com uma diferença de 15 golos entre as duas formações. Em 2024/25, a final ocorreu precisamente entre leões e Barcelona, mas a turma do país vizinho acabou por vencer por 38-33.


Com esta vitória - a segunda em dois jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa - vão tentar conquistar o troféu pela primeira vez. A final está marcada para domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, frente à turma catalã, que bateu o Porto por 28-25 na outra meia-final.

A Supertaça Ibérica é um formato que vai para a sua quarta edição e opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países.


Na semana passada, leões venceram a Supertaça nacional frente ao Porto:


Modalidades

Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do encontro de acesso à final do torneio, que coloca frente a frente leões e o conjunto espanhol

Acompanhe aqui todas as emoções do Sporting - Ademar León, de acesso à final da Supertaça Ibérica, que coloca frente a frente leões e espanhóis
Acompanhe aqui todas as emoções do Sporting - Ademar León, de acesso à final da Supertaça Ibérica, que coloca frente a frente leões e espanhóis

30 Ago 2025 | 14:50 |

Icon Comentário0

TERMINA A PARTIDA! O SPORTING VENCE O ADEMAR POR 42-27! ESTAMOS NA FINAL DA SUPERTAÇA IBÉRICA!


58' - Menos de três minutos para o fim do encontro. O Sporting na frente por 40-27.


54' - Na saída do time-out, o Sporting atira o resultado para 39-25.


50' - A dez minutos do fim do encontro, os leões lideram por 35-25


49' - Cada vez mais perto do fim do jogo, o Sporting vai gerindo a vantagem de forma confortável: 33-24 neste momento.

42' - A vantagem do Sporting dispara! Conjunto verde e branco lidera por 28-19.

37' - Primeira vantagem de sete golos para o Sporting: 23-16 para os leões e time-out para o Ademar.

34' - Sporting arrancou o segundo tempo com menos uma unidade, mas mantém vantagem de cinco golos: 20-15.

ARRANCA A SEGUNDA PARTE! FORÇA SPORTING!!

INTERVALO NA PARTIDA. O SPORTING LIDERA POR 18-13


29' - A menos de dois minutos do fim da primeira parte, os leões lideram por 17-12.

25' - Sporting mantém o domínio da partida, e vai vencendo por 15-9.

18' - Primeiro time-out do encontro para o Ademar. Sporting em vantagem por 10-6.

14' - Sporting chega aos três golos de vantagem: 7-4.

10' - Sporting lidera por 4-3 perto dos 10 minutos de jogo.

5' - Novo golo do Sporting, que continua em vantagem por 2-1.

3' - Sporting marca o primeiro golo do encontro.

ARRANCA A PARTIDA EM MATOSINHOS! FORÇA SPORTING!

0' - É a primeira vez que Sporting e Ademar León se defrontam em jogos oficiais.

0' - O Ademar León participa pela primeira vez no torneio. Os leões estão na sua quarta participação consecutiva.

0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal. O Sporting também já conquistou a Supertaça portuguesa esta época, frente ao Porto.

0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu.

0' - O Leonino leva até si todas as emoções da meia-final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.

0' - O Sporting defronta o Ademar León, este sábado, dia 30 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Confira, aqui, as imagens do triunfo do Sporting na Supertaça:


Modalidades

Oficial! Lenda do Sporting reforça rival do norte

Jogador que marcou uma geração na equipa verde e branca já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Fica, agora, a conhecer-se o próximo destino

Jogador que marcou uma geração no Sporting já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Já se conhece o próximo destino
Jogador que marcou uma geração no Sporting já tinha anunciado o fim da ligação ao Clube de Alvalade. Já se conhece o próximo destino

26 Ago 2025 | 16:50 |

Icon Comentário0

Pedro Portela vai reforçar o Águas Santas, rival do Sporting no campeonato nacional de andebol. O jogador, que tem estatuto de lenda no Clube de Alvalade, vai prosseguir a sua carreira a jogar em Portugal, e ruma a um dos emblemas históricos da modalidade em solo luso.


O adeus de Pedro Portela do Sporting já tinha anunciado, tal como o Leonino tinha avançado em Exclusivo. O ponta viu o seu vínculo com a equipa verde e branca terminar no final da última temporada, que também culminou com a conquista da Liga Portuguesa e da Taça de Portugal.


No entanto, a notícia, que está a ser avançada pelo jornal Record, tem um fator surpreendente, isto porque tudo parecia indicar que Pedro Portela iria rumar à Bundesliga, para se juntar ao emblema alemão do Wetzlar. Esta informação parece, assim, desmentida pela imprensa nacional.


Pedro Portela vai continuar, desta forma, uma carreira lendária no campeonato português. O ponta deu os primeiros passos no andebol no Sporting, onde jogou os primeiros oito anos da sua carreira profissional, antes de rumar a França, para reforçar o Tremblay, onde esteve três anos. Mudou-se, depois, para o Nantes - alinhou pela equipa da Bretanha por duas temporadas. Após essa aventura no estrangeiro, voltou a casa, e representou os leões por mais duas épocas.

Ao longo da sua carreira de leão ao peito, disputou 506 jogos, e apontou 1945 golos. Conquistou quatro campeonatos nacionais de andebol, cinco Taças de Portugal e três Supertaças, a caminho de um percurso lendário ao serviço do Sporting.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


ANDEBOL DO SPORTING DÁ NOVA ABADA AO PORTO E CONQUISTA SUPERTAÇA
Modalidades

ANDEBOL DO SPORTING DÁ NOVA ABADA AO PORTO E CONQUISTA SUPERTAÇA

23 Ago 2025 | 17:34

Icon Comentário0
Supertaça Andebol 2025/26: Sporting - Porto (Final) ao minuto
Modalidades

Supertaça Andebol 2025/26: Sporting - Porto (Final) ao minuto

23 Ago 2025 | 14:18

Icon Comentário0
Negócio fechado! Sporting despacha internacional português para a Bundesliga
Modalidades

Negócio fechado! Sporting despacha internacional português para a Bundesliga

05 Ago 2025 | 10:17

Icon Comentário0