Modalidades
Sporting já conhece adversário para as meias finais da UEFA Futsal Champions League
17 Mar 2026 | 12:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
04 Jul 2024 | 15:14 |
O Sporting ficou esta quinta-feira, dia 4 de julho, a conhecer os adversários da Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League da próxima temporada. O sorteio realizado em Nyon, na Suíça, ditou que os leões estão no Grupo 4 juntamente com o Haladás (Hungria), Kairat Almaty e Semey (Cazaquistão).
O Grupo 1 será composto por Jimbee Cartagena (Espanha), Rekord Bielsko-Biala (Polónia), HIT Kiev (Ucrânia) e Anderlecht (Bélgica). Já o Braga estará no Grupo 2 com o Olmissum (Croácia), o Plzen (Chéquia) e Prishtina (Kosovo). Por fim, o terceiro Grupo terá o Palma (Espanha), Dobovec (Eslovénia), United Galati (Roménia) e o Futsal Dinamo (Croácia).
Os encontros vão realizar-se entre 22 e 27 de outubro. Depois da fase principal - que apura os três primeiros classificados - haverá a Ronda de Elite (que realizar-se-á de 26 de novembro a 1 de dezembro) e, por fim, a final four, que se realiza no princípio de maio.
O Clube de Alvalade ficou no quarto lugar da última edição da competição UEFA Futsal Champions League, após terem perdido nas meias-finais frente ao Barcelona (5-4). No jogo de atribuição de terceiro e quarto lugar, o Benfica conseguiu levar a melhor (6-3). O Palma venceu os catalães na final e conquistou a prova.
De recordar que os pupilos de Nuno Dias erguem o 19.º título na liga portuguesa, o quarto de forma consecutiva, e conquistaram o inédito tetracampeonato nacional da modalidade. O Sporting fechou assim a temporada com dois títulos conquistados: Campeonato Nacional e Taça da Liga.
Confira aqui a entrega dos troféus da equipa de futsal no Museu Sporting:
Técnico do Clube de Alvalade teceu declarações sobre adversário que irá encontrar na próxima fase da UEFA Champions League
17 Mar 2026 | 17:24 |
Nuno Dias reagiu ao sorteio da final four da Liga dos Campeões de Futsal e antecipou o duelo da equipa de futsal do Sporting e Cartagena. O técnico verde e branco sublinhou a qualidade do adversário, inevitável nesta fase da competição, mas deixou garantias de confiança no seu grupo.
N. Dias: "Não havia por onde escolher"
"Só sabemos se um sorteio é bom ou mau depois do resultado final, mas parece-me que não havia muito por onde escolher. Qualquer uma das três equipas apresentava muita qualidade e o Cartagena, como bicampeão espanhol, parece-me uma equipa bastante difícil. Como todas as outras, aliás", frisou o técnico, em declarações ao meios de comunicação do clube leonino.
Nuno Dias destacou ainda os argumentos do conjunto espanhol, que considera muito completo e com várias soluções no jogo. "Vamos encontrar uma equipa forte, bicampeã de Espanha e com quatro jogadores que, há bem pouco tempo, foram campeões da Europa por seleções. Uma equipa com muitas soluções, com vários jogadores com qualidade para diferentes posições e que pode variar o seu jogo. Têm um pivô canhoto, dois pivôs destros, vários alas desequilibradores e jogadores com muita experiência", elogiou.
N. Dias: "Vamos preparar-nos muito bem"
Ainda assim, e apesar das dificuldades esperadas, Nuno Dias garante ambição total por um lugar na final. "O Cartagena vai certamente bater-se por um lugar na final, assim como o Sporting. Teremos as nossas chances, vamos preparar-nos muito bem quando chegar o momento e espero, nessa altura, ter os jogadores no melhor momento de forma para a época", disse.
Vale lembrar que o Sporting venceu o Benfica por 7-4, no dia 6 de março, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Depois da derrota na Luz por 4-3, os leões estavam obrigados a vencer e conseguiram superar o eterno rival.
Durante passagem por Alvalade, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde à equipa espanhola que agora representa
17 Mar 2026 | 15:36 |
A equipa de futsal do Sporting prepara-se para um duelo de grande exigência frente ao Jimbee Cartagena, nas meias-finais da Liga dos Campeões de futsal. O encontro ganha ainda mais destaque por marcar o reencontro com Waltinho, jogador brasileiro que já representou o Clube de Alvalade.
O pivô de 34 anos conhece bem a realidade dos leões, tendo passado pelo emblema verde e branco na temporada 2021/22. Durante essa passagem, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde aos espanhóis, emblema de onde não voltou a sair.
Waltinho é um conhecedor da liga portuguesa, já que também atuou pelo Fundão em 2016/17, conseguindo captar a atenção do Nagoya Oceans (Japão) para onde se mudou antes de rumar ao Cartagena em 2020/21, seguindo-se a mudança para Alvalade.
Depois de eliminarem o Benfica nos quartos da prova internacional (agregado de 10-8), os leões apontam ao título que escapa desde 2021. De recordar que o Sporting perdeu as finais de 2022 e 2023 para Barcelona e Palma, respetivamente.
O Jimbee Cartagena, adversário do conjunto orientado por Nuno Dias, ocupa atualmente o sétimo lugar do campeonato espanhol com 31 pontos, a três pontos do Palma, que é quinto classificado com 34. O ElPozo é o atual líder da liga com 52 pontos.
Em causa está a reação do técnico do emblema verde e branco após um empate concedido no Campeonato Nacional a 26 de abril de 2025
17 Mar 2026 | 14:58 |
O Conselho de Disciplina da FPF confirmou esta terça-feira, dia 17 de março, a suspensão de Nuno Dias durante 22 dias. Em causa está a reação do treinador de futsal do Sporting após o empate com o Eléctrico, no campeonato, a 26 de abril de 2025.
"Eu e os jogadores sentimos que o Sporting está a ganhar há muito tempo e que, provavelmente, há muita gente que não está a gostar. Querem mudanças, coisas diferentes, e estão a acontecer coisas muito estranhas. Sinto que a forma como lidam comigo no banco é ridícula. É inacreditável a forma como se comportam e como reagem a qualquer coisa que eu digo. Porque olho para os outros jogos e não vejo isso acontecer. Como não vejo as expulsões e os cartões amarelos cirúrgicos a alguns jogadores", afirmou, na altura.
No acordão ficou escrito que: "O Conselho de Disciplina – Secção Não Profissional – da Federação Portuguesa de Futebol decide (…) não aplicar ao arguido Nuno Sérgio Santos Dias as circunstâncias atenuantes (…) mantendo inalterada, em consequência, a condenação do mesmo pela prática da infração disciplinar (…) aplicando-lhe, em consequência, a sanção de suspensão por 22 dias e, cumulativamente, a sanção de multa fixada em (…) 357 euros".
Neste momento, o Sporting ocupa o segundo lugar da fase regular da Liga, a seis pontos do Benfica, além de competir na Taça de Portugal e na Champions - onde vai enfrentar o Jimbee Cartagena. Esta temporada, os leões conquistaram a Supertaça, mas foram eliminados nos quartos da Taça da Liga.
O Clube de Alvalade volta a jogar no próximo sábado, dia 21 de março, frente ao Caxinas. O encontro, a contar para a jornada 19 da fase regular, diante da formação liderada por Nuno Silva, está marcado para as 20h45, no Pavilhão João Rocha.