
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está convicto de que Viktor Gyokeres se vai apresentar ao trabalho no próximo dia 7 de julho. O avançado teve direito a férias prolongadas, devido à chamada à Seleção nacional após o fim da temporada no Clube de Alvalade, e por isso recebeu autorização para chegar a Lisboa uma semana depois dos colegas de equipa.
O sueco teria, supostamente, ameaçado o Sporting com a não presença em Alcochete, mostrando-se descontente pela maneira como o dossier da sua transferência estava a ser tratado por Frederico Varandas. Segundo informa A Bola, do lado dos leões há total certeza de que o sueco vai aparecer, e continuam seguros de que não passará de bluff para acelerar a saída do jogador.
Relembrar que toda a novela com Viktor Gyokeres começou devido ao interesse do Arsenal, e na expetativa de saída por um valor na ordem dos 60 milhões de euros por parte do jogador e do seu agente, algo que o Sporting prontamente recursou, numa situação já explicada por Frederico Varandas.
O Arsenal apresentou uma proposta inferir ao Sporting (na ordem dos 55 + 10 milhões), e os leões recusaram. Os ingleses encontram-se dispostos a subir a parada aos 60 + 10, mas os leões apontam para alores totais a rondar os 80 milhões. Toda a situação obrigou o Presidente verde e branco a falar por duas vezes sobre o assunto, o que terá deixado o avançado sueco dos leões descontente com a situação, e disposto a não se apresentar nos treinos, situação na qual o Sporting, e o seu treinador Rui Borges, não acreditam que suceda.
O único dado que pode fazer Viktor Gyokeres não se apresentar em Alcochete no dia 7 de julho é a sua venda até lá. O Sporting acredita que o Arsenal pode jogar na antecipação, e, caso chegue a Alvalade uma proposta a rondar os 80 milhões de euros (com objetivos já incluídos), os leões não devem travar a saída do sueco.
Treinador quer reforçar plantel do emblema verde e branco e pediu expressamente à SAD leonina que tentasse a contratação de futebolista de 25 anos
|
Rui Borges quer reforçar o ataque do Sporting e pediu expressamente à SAD que tentasse a contratação de Jota Silva. Os leões estão dispostos a chegar aos 15 milhões de euros, sabe o Leonino, pelo internacional português que trabalhou com o técnico verde e branco no início da época 2024/25 no Vitória de Guimarães.
Ao que o nosso Jornal apurou, um empréstimo com uma opção de compra obrigatória no final de 2025/26 é também uma hipótese em cima da mesa. O treinador apelou a um esforço de Frederico Varandas para tentar o regresso do jogador do Nottingham Forest - que tem outros pretendentes - ao Campeonato Nacional.
Ainda assim, as negociações não se afiguram fáceis, já que o emblema orientado por Nuno Espírito Santos pede valores na ordem dos 20 milhões de euros para libertar o futebolista que tem contrato válido com o emblema inglês por mais três temporadas.
Rui Borges é um admirador das qualidades de Jota Silva e quer convencer o atleta de 25 anos a juntar-se aos leões. O treinador sente que o jogador poderá estar mais perto de regressar à Seleção Nacional, caso jogue no atual bicampeão nacional, trunfo que o Sporting quer usar para convencer o atleta.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros, ao serviço do Nottingham Forest: 31 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências, nos 1.098 minutos em que esteve em campo.
Atuais detentores da Premier League chegaram a um acordo com defesa central de 24 anos da liga inglesa e pode mexer com estratégia dos leões
|
O Liverpool chegou a um acordo pessoal com Marc Guéhi, defesa central do Crystal Palace, e pode baralhar o futuro de Ousmane Diomande no Sporting. O emblema londrino está prestes a perder um dos pilares da defesa, pelo que vai atacar o mercado em busca de uma alternativa.
A imprensa internacional dá conta de que só falta o emblema orientado por Arne Slot chegar a acordo com turma orientada por Oliver Glasner para a concretização do negócio. Por outro lado, o Palace está, de facto, interessado no jovem central do Clube de Alvalade. Porém, as exigências leoninas, que apontavam para os 55/60 milhões de euros, não encaixam no que o clube inglês está disposto a pagar, cenário que pode agora mudar.
Apesar dos 80 milhões de euros da cláusula de rescisão, faltando apenas determinar a percentagem a que os leões terão direito numa eventual transferência futura, os leões admitem a venda do defesa por valores bem abaixo. O encaixe com a venda de Marc Guéhi para os atuais detentores da Premier League pode dar maior margem ao Crystal Palace para atuar no mercado.
Da parte do pupilo de Rui Borges, o atleta estará muito entusiasmado com a hipótese de trocar Portugal pela Premier League, situação que preocupa Manuel Moura dos Santos. O costa marfinense quer disputar a melhor liga do mundo, e sente-se aliciado pelo projeto dos londrinos, um clube em ascensão que no ano passado conquistou a Taça de Inglaterra e vai disputar a Liga Europa na próxima época.
Ousmane Diomande chegou a Alvalade em 2022/23, oriundo do Mafra, mas pertencendo aos quadros do Midtjylland, que o havia emprestado ao clube português. Na altura, o Sporting pagou apenas 7,5 milhões. O valor de mercado do central, de acordo com o Transfermarkt, é agora de €45 milhões.
Jogador que foi recentemente oficializado nos leões não realiza qualquer jogo oficial desde 9 de fevereiro, na altura ao serviço da União de Leiria
|
Alisson Santos já deu que falar nestes primeiros dias de trabalho no Sporting. O novo reforço do emblema verde e branco tem sido um dos atletas que melhores indicações tem dado à equipa técnica, liderada por Rui Borges, que se tem mostrado surpreendido com os níveis físicos apresentados pelo atleta.
O jogador de 22 anos, que na primeira metade da época representou a União de Leiria, trabalha para ser opção para o técnico na equipa principal, em 2025/26. Autor de seis golos em 18 jogos pelo emblema do Lis, o extremo tenta agora confirmar as qualidades identificadas pelos responsáveis leoninos e que motivaram a sua contratação.
Depois de começar a trabalhar com a equipa B do Sporting, foi rapidamente integrado na equipa principal. O atleta mostrou, logo de início, capacidades que chamaram a atenção nos trabalhos coletivos e enturmou-se com o restante plantel, um pouco ao contrário daquilo que acabou por acontecer com Biel, que chegou em janeiro, mas está de saída.
O plano traçado pelos leões a Alisson já foi aplicado a outros reforços chegados a Alvalade a meio da temporada, nos últimos tempos. Um desses casos foi Abdul Fatawu, extremo ganês contratado pelo Sporting, em janeiro de 2022, com o rótulo de grande promessa. O jovem, agora no Leicester City, treinou com a equipa sub-23 dos verdes e brancos, durante a segunda metade de 2021/22. A estreia oficial com a camisola leonina aconteceu na temporada seguinte.
O Sporting iniciou os trabalhos na última terça-feira, dia 1 de julho, com o regresso da equipa à Academia de Alcochete. Os leões vão realizar sensivelmente duas semanas de sessões, onde vão preparar maioritariamente a condição física, antes de seguirem para o estágio no Algarve, em Lagos, no dia 12 de julho.