
Modalidades
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto
30 Ago 2025 | 14:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
27 Jan 2020 | 10:36 |
No passado fim de semana (25 e 26 de janeiro), as equipas femininas de hóquei, voleibol e futsal do Sporting CP entraram em campo e seria difícil pedir melhor as nossas leoas. Em jornada dupla, o voleibol deu mais um importante passo rumo à qualificação para o playoff que apurará o Campeão Nacional. No sábado (25 de janeiro), o conjunto de Rui Pedro Costa deslocou-se até norte do país para defrontar o CD Aves. Numa partida em que só a vitória interessava, as leoas triunfaram por uns expressivos 3-0 (25-20, 25-11 e 25-20). No dia seguinte, de volta a casa, novo triunfo verde e branco. Desta vez no dérbi lisboeta, frente ao CF Belenenses, o voleibol feminino não deixou a sorte por mãos alheias e venceu, novamente, por 3-0 (25-20, 25-18 e 25-18). Esta jornada dupla revestia-se de especial importância nas contas finais e as leoas não desiludiram. Assim, as pupilas de Rui Pedro Costa estão agora no quinto lugar, com 36 pontos, a apenas três pontos do quatro lugar ocupado pelo Clube Kairós. O próximo compromisso da equipa feminina de voleibol será já no próximo domingo (2 de fevereiro). Por sua vez, o futsal feminino também não ficou atrás do voleibol e seguiu categoricamente em frente na Taça de Portugal. Em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, as comandadas de Rui Ferreira venceram o ND Amigos Vidais por uns impressionantes 9-1. Kika (1 e 2´), Débora Venâncio (10 e 22’), Inês Gonçalves (9 e 29´), Cátia Morgado (17´), Cátia Tavares (16´) e Inês Custódio (33´) foram as autoras dos golos. As leoas voltam agora a entrar em quadra já no próximo domingo (2 de fevereiro). Naquele que será o primeiro jogo da fase de apuramento do campeão nacional, a equipa de futsal feminino do Sporting CP desloca-se até ao reduto do SL Benfica. A partida ainda não tem hora definida. Por fim, também a equipa feminina de hóquei em patins venceu, de forma expressiva, o seu compromisso. Em jogo relativo à 16.ª jornada do campeonato nacional, o conjunto de Andreia Barata goleou a UD Vilafranquense por 11-0. A partida, que se realizou no sábado (25 de janeiro) à noite no Pavilhão João Rocha, não teve grande história e ficou marcada por um completo domínio do Sporting CP. Rita Lopes e Ana Catarina Ferreira, ambas por três vezes, Tânia Freire e Adriana Costa, ambas em duas ocasiões, e Sofia Moncóvio assinaram os 11 golos do triunfo do hóquei verde e branco. Com este triunfo, a equipa feminina de hóquei em patins leonina está agora no segundo lugar do campeonato, com 36 pontos, a apenas três do SL Benfica. Recorde-se que, após a fase regular, as quatro primeiras classificadas disputarão um playoff, que determinará o campeão nacional. Foi, sem margem para dúvidas, um fim de semana imaculado por parte das leoas.
Fotografia de Sporting CP
Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos
31 Ago 2025 | 18:36 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).
Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.
Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do torneio, que coloca frente a frente conjunto espanhol e verdes e brancos
31 Ago 2025 | 15:50 |
FINAL DO JOGO: BARCELONA 35-34 SPORTING
- Falha o Sporting (35-34).
- Marca o Barcelona.
- Não falha o Sporting (34-34).
- Marca o Barcelona.
- Marca Kiko Costa. Tudo empatado (33-33).
- Marca o Barcelona
- Marca o Sporting (32-32).
- Marca o Barcelona
- Falha o Sporting
- Falha o Barcelona
FINAL DOS 60 MINUTOS: BARCELONA 31-31 SPORTING
60' - Barcelona empata a 30 segundos do fim (31-31).
58' - Martim Costa não perdoa (29-31).
57' - Tudo empatado novamente (29-29).
52' - Sporting na frente (27-28).
49' - Cartão vermelho para Gassama (26-25).
44' - Empata Kiko Costa (23-23).
44' - Luís Frade volta a faturar para o Barcelona (23-21).
39' - Marcam os catalães (18-19).
34' - Turma de Ricardo Costa com dois golos de vantagem (16-18).
31' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: BARCELONA 13-15 SPORTING
24' - Leões em vantagem. Marca Carlos Álvarez (10-12).
19' - Barcelona passa para a frente do placard (10-9).
11' - Salvador Salvador não desperdiça (6-8).
8' - Marca Martim Costa (6-6).
5' - Cinco golos para cada lado.
2' - 2-2 no marcador.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Sporting e Barcelona já se defrontaram em cinco ocasiões: os leões nunca alcançaram a vitória.
0' - A Supertaça Ibérica vai para a sua quarta edição. A turma catalã venceu sempre.
0' - A equipa espanhola também venceu o campeonato e a Taça do Rei.
0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.
0' - O Barcelona venceu o Porto por 28-25.
0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu, depois de ter eliminado os espanhóis do Ademar León por 42-27 nas meias-finais.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções da final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.
0' - O Sporting defronta o Barcelona, este domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Emblema verde e branco atropelou turma do país vizinho e vai reencontrar equipa catalã, à semelhança do que sucedeu na temporada passada
30 Ago 2025 | 18:11 |
A equipa de andebol do Sporting está na final da Supertaça Ibérica, depois de derrotar o Ademar León por 42-27, este sábado, dia 30 de agosto. O Clube de Alvalade vai encontrar o Barcelona no derradeiro encontro da competição. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a turma verde e branca foi superior ao finalista vencido da última Taça do Rei e, ao intervalo, já levava uma vantagem de cinco golos (18-13). Os leões foram implacáveis no ataque e superaram, uma vez mais, a equipa adversária.
Na etapa complementar, o Sporting não desacelerou e continuou por cima da turma de Daniel Gordo, fechando o marcador com uma diferença de 15 golos entre as duas formações. Em 2024/25, a final ocorreu precisamente entre leões e Barcelona, mas a turma do país vizinho acabou por vencer por 38-33.
Com esta vitória - a segunda em dois jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa - vão tentar conquistar o troféu pela primeira vez. A final está marcada para domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, frente à turma catalã, que bateu o Porto por 28-25 na outra meia-final.
A Supertaça Ibérica é um formato que vai para a sua quarta edição e opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países.
Na semana passada, leões venceram a Supertaça nacional frente ao Porto:
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto
30 Ago 2025 | 14:50
Oficial! Varandas contrata central internacional pela Estónia para o Sporting: "Feliz"
29 Ago 2025 | 07:05
Com dois jogadores do Sporting em campo, Portugal entra a vencer no Eurobasket
27 Ago 2025 | 17:06