
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de sub-23 do Sporting perdeu com o Estrela da Amadora, por 1-0, este sábado, dia 23 de dezembro, no Estádio da Tapadinha, em duelo da 14.ª jornada da série B da Liga Revelação. Apesar do desaire, os leões já haviam carimbado o passaporte para a fase de apuramento de campeão.
O Clube de Alvalade entrou adormecido na partida e sofreu o primeiro golo logo nos primeiros 9 minutos do encontro. As equipas recolheram aos balneários para intervalo, com os leões em desvantagem no marcador e com uma dura missão para a etapa complementar.
No segundo tempo, os verdes e brancos ainda tentaram esboçar uma reação, mas as sucessivas tentativas para chegar ao golo acabaram por não surtir efeitos práticos e os leões acabaram por somar o segundo jogo consecutivo sem vencer.
Com esta derrota - a terceira em 14 jogos esta temporada - os comandados de João Pereira estão na terceira posição com 21 pontos e ficam a 10 do Estoril, primeiro classificado com 31. pontos. O Estrela da Amadora termina no segundo posto com 22 pontos.
Desta forma, o Sporting qualifica-se para a próxima fase da competição, juntamente com Estoril, Estrela da Amadora e Benfica. De recordar que, na temporada passada, o Clube de Alvalade terminou esta fase no sétimo e último lugar.
https://twitter.com/SportingCP/status/1738605757468119423
Equipa verde e branca vai renovar o plantel na próxima temporada e uma das apostas vai ser um jogador para o eixo defensivo, para colmatar saídas
|
Numa altura em que o plantel do Sporting está totalmente focado na tarefa de conquistar o bicampeonato, Frederico Varandas e a Direção leonina vão trabalhando para preparar a temporada 25/26 dos leões. Nesse sentido, já se terá decidido em Alvalade que o centro da defesa será posição prioritária para reforçar no próximo ano.
Em primeira instância, porque vai ser necessário. Muito se tem falado da saída anunciada de Jeremiah St. Juste, que deve ver o seu tempo em Alvalade chegar ao fim este verão. Para além do neerlandês, é muito provável que os leões vendam um dos seus defesas centrais mais promissores - ou Gonçalo Inácio, ou Ousmane Diomande devem deixar o Sporting na próxima janela de transferências.
Nesse sentido, torna-se praticamente obrigatória que Frederico Varandas e a SAD verde e branca olhem para o mercado, em busca de voltar a reforçar uma posição onde a equipa pode ficar frágil no próximo verão.
Por isso, a contratação de um defesa central faz parte dos planos dos responsáveis do Sporting. Segundo o jornal A Bola, um jogador de valor para o eixo defensivo dos leões deverá ser mesmo a próxima prioridade no dossier da contratações em Alvalade.
Relembrar que o Sporting já oficializou duas contratações para a próxima temporada: Kochorashvili, médio georgiano, chega do Levante por qualquer coisa como 5,5 milhões de euros. Alisson Santos rumou do Vitória da Bahia para Lisboa (2,1 milhões). O próximo nome nesta lista, ao que tudo indica, será o de um defesa central.
Ponta de lança sueco que atua pelo Clube de Alvalade tem sido o grande destaque da equipa desde que chegou a Lisboa, no verão de 2023
|
Viktor Gyokeres é, sem dúvida, o maior destaque da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023. O avançado sueco marca golo atrás de golo pelos leões desde que chegou à capital do país e lidera, neste momento, uma lista muito importante do futebol europeu.
O viking de Alvalade é, a meio de abril, o melhor marcador de todo o futebol europeu. O avançado sueco tem um total de 44 golos marcados este ano, para todas as competições (que apontou em 45 partidas). Este número chega-lhe para ter uma vantagem de quatro golos sobre o segundo classificado, Robert Lewandowski.
O jogador polaco do Barcelona segue no segundo posto desta lista, com 40 golos. Logo atrás Harry Kane, inglês do Bayern de Munique, com 34 tentos apontados até ao momento. De seguida, o astro francês Kylian Mbappé, com 33 golos.
A fechar o top 5 aparece Salah, com 32 golos, os mesmos que Dembélé, estrela do PSG que recentemente conseguiu o apuramento para as meias finais da Liga dos Campeões. Maeda tem 31, Haaland segue com 30, Osimhen e Piatek fecham a lista com 29 golos marcados nesta temporada, até ao momento.
Viktor Gyokeres mantém-se, assim, no topo da europa, no que a marcar golos diz respeito, superiorizando-se aos melhores nomes do futebol mundial. Os adeptos do Sporting já sabem que podem estar a assistir aos últimos jogos do Viking em Alvalade, uma vez que deve deixar Lisboa no verão, e faltam apenas cinco partidas para o fim do campeonato.
Jogador fez parte de dois conjuntos onde o atual técnico verde e branco teve passagens marcantes, e falou sobre como é trabalhar com o português
|
O Sporting está a entrar na reta final do campeonato, com apenas cinco partidas por disputar e tudo por decidir. Rui Borges trocou de equipa a meio da época, e tem em mãos a luta pelo título. O jornal A Bola foi falar com outro jogador que já acompanhou o técnico leonino em dois finais de época para perceber como funciona o transmontano.
João Camacho trabalhou com Rui Borges em dois emblemas diferentes: primeiro esteve com o treinador português na ilha da Madeira, no Nacional. Depois, acompanhou Rui Borges em Moreira de Cónegos, no Moreirense. Falou sobre como é trabalhar com o técnico do Sporting.
"O Rui Borges é igual desde o início do campeonato até ao final. É cem por cento rigoroso, especialmente no final do campeonato onde, por vezes, os jogadores têm um pouco mais de desleixo por estar a chegar o fim, mas o Rui é muito rigoroso e acho que o Sporting está cem por cento concentrado no título, vamos ver como vai ser", começou por explicar João Camacho.
Prosseguiu, acerca da relação com os jogadores: "É de muita proximidade, sempre preocupado. É um treinador que gosta de perguntar como é que os jogadores se sentem, tanto física como psicologicamente, para tirar o melhor proveito, tanto dos que jogam como dos que não jogam. Gosta de ser transparente com todos e isso faz dele um treinador que todos acarinham. Aliás, isso é evidente no Sporting, nota-se perfeitamente que ele é muito acarinhado", disse, depois.
Por último, uma palavra sobre a corrida pela título: "Depois de ter apanhado uma equipa um pouco em baixo, após a saída de João Pereira e de alguns resultados negativos, conseguiu levantar o Sporting e o resultado está à vista, luta pelo título com o Benfica. Foi meu treinador durante dois anos, dou-me bem com ele e gostava que o Rui Borges tivesse muito sucesso no Sporting e que fosse campeão", rematou João Camacho, que atualmente representa o Karagumruk da segunda liga turca.