Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Mar 2025 | 20:14 | Por Redação
Rui Borges vai ficar com um grupo de trabalho bastante reduzido durante a pausa FIFA que se aproxima devido aos 13 jogadores do conjunto principal que vão estar ao serviço das respetivas seleções. Caso pretenda chamar alguns atletas das equipas secundárias para compor o grupo o treinador da equipa de Alvalade, também não terá muitas opções. No total, são 26 os jogadores de fora das opções.
Rui Silva - que regressou à equipa das quinas, tal como o nosso Jornal adiantou (Recorde AQUI) -, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Geovany Quenda foram convocados para a Seleção Nacional. Ousmane Diomande para a Costa do Marfim, Zeno Debast para a Bélgica, Hidemasa Morita para o Japão, Geny Catamo para Moçambique, Viktor Gyokeres para a Suécia, Morten Hjulmand e Conrad Harder para a Dinamarca. Já Franco Israel e Maxi Araújo deverão ser chamado à seleção uruguaia.
Além dos já referidos, contas feitas, são mais 13 os atletas que foram chamados aos escalões mais jovens das seleções nacionais. A equipa B dos leões, treinada por João Pereira, colocou vários jogadores nos escalões de sub-18 a sub-21 e, alguns destes jovens, já foram mesmo utilizados na equipa principal.
A lista dos leões que foram chamados a representar Portugal inclui os seguintes nomes: Diogo Pinto e João Muniz (sub-21); Franco Silva (guarda-redes), Rodrigo Dias e José Silva (defesas), Henrique Arreiol e Manuel Mendonça (médios), Mauro Couto e Afonso Moreira (atacantes); Eduardo Felicíssimo (médio) e Gabriel Silva (avançados) (sub-19); Denilson Santos (defesa) e Flávio Gonçalves (avançado) estarão nos sub-18.
Antes disso, o Sporting volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Resultado permite aos jovens leões alcançar o primeiro lugar da Liga 2, ainda que provisoriamente, e prolongar para três o número de triunfos consecutivos
31 Out 2026 | 17:39 | Por Redação
O Sporting B conquistou uma importante vitória na deslocação ao terreno do Leixões, por 2-1, este sábado, em encontro da Liga Portugal 2 Meu Super. O resultado permite aos jovens leões alcançar o primeiro lugar da competição, ainda que provisoriamente, e prolongar para três o número de triunfos consecutivos.
Mauro Couto, que está em final de contrato com os leões, abriu o marcador através de uma grande penalidade aos sete minutos, voltando a demonstrar a importância que tem assumido na equipa orientada por Tiago Fernandes. O avançado chegou aos cinco golos na prova e colocou-se entre os melhores marcadores do segundo escalão. Antes do intervalo, o Sporting dispôs de várias oportunidades para ampliar a vantagem, mas encontrou em Igor Stefanovic um obstáculo difícil de ultrapassar.
A formação leonina entrou novamente determinada após o descanso e chegou ao segundo golo nos primeiros minutos da segunda parte. Rafael Nel (48') finalizou com classe uma jogada trabalhada, picando a bola sobre o guarda-redes sérvio e colocando o resultado em 2-0
O Leixões ainda conseguiu reduzir a diferença por intermédio de Bryan Róchez (77'), que desviou para a baliza após um cruzamento de Nhaga. Com este triunfo, o Sporting B soma a terceira vitória consecutiva e ascende, à condição, à liderança da Liga 2 (21 pontos). O próximo jogo está marcado para domingo, dia 8 de novembro, diante do Tondela, às 18h00, em Alcochete.
O onze inicial do emblema verde e branco foi composto por: Francisco Silva (Guarda-redes), Salvador Blopa, Kauã Oliveira, Lucas Taibo, Rodrigo Dias, Mateo Tanlongo, Samuel Justo, Mauro Couto, Rodrigo Rodrigues, Paulo Cardoso e Rafael Nel.
Especialista considerou acertada a decisão da equipa de arbitragem, embora tenha entendido que jogador poderia ter sido advertido
31 Out 2026 | 16:07 | Por Redação
O lance protagonizado por Benjamin Pauwels e Sergi Altimira, aos 46 minutos do Casa Pia - Sporting, motivou a análise dos especialistas em arbitragem. Apesar dos protestos da equipa da casa, Miguel Fonseca mandou seguir e o VAR, liderado por Manuel Mota, não interveio.
J. Coroado: "Exibir cartão amarelo a Pauwels, por simulação, seria a decisão mais acertada"
Jorge Coroado considerou acertada a decisão da equipa de arbitragem, embora tenha entendido que Pauwels poderia ter sido advertido por simulação: "Exibir cartão amarelo a Pauwels, por simulação, seria a decisão mais acertada, porém a indiferença dos árbitros neste item das regras é confrangedora", escreveu no jornal 'O Jogo'.
Também Fortunato Azevedo concordou com a decisão de Miguel Fonseca, defendendo que não existiram motivos para assinalar grande penalidade: "Lance perfeitamente legal, sem motivo para penálti. Houve sim uma tentativa de cavar o mesmo. Altimira estica a perna e joga a bola de forma legal", sustentou.
Desta forma, os dois especialistas citados consideraram que o árbitro ajuizou corretamente o lance, afastando a existência de uma infração passível de castigo máximo a favor da equipa da casa. O encontro terminou com vitória dos leões por 2-0.
O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, frente ao Shakhtar Donetsk. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma ucraniana, jogar-se-á às 17h45, em Stamford Bridge.
Registo ganha particular importância numa fase em que leões procuram manter consistência exibicional e recuperar terreno na luta pela Liga
31 Out 2026 | 15:03 | Por Redação
Iván Fresneda está a atravessar uma fase positiva ao serviço do Sporting e alcançou um registo inédito na carreira. O lateral direito espanhol foi decisivo na vitória por 2-0 frente ao Casa Pia, ao servir os autores dos dois golos, e passou a somar quatro assistências na temporada 2026/27.
Aos 22 anos, o defesa já superou o melhor registo que tinha conseguido numa só época. Em 2025/26, o ala tinha terminado a campanha com dois passes para golo, marca que duplicou ainda antes de novembro, confirmando a influência crescente no processo ofensivo da equipa orientada por Rui Borges.
O desempenho diante do Casa Pia também prolongou uma sequência positiva a nível individual. Este foi o segundo encontro consecutivo na Liga em que o espanhol participou diretamente num golo dos leões, depois de ter assistido Luis Suárez na partida anterior, frente ao Académico de Viseu, apesar do desaire.
A outra assistência da época tinha surgido no empate diante do Arouca. Desde então, Fresneda continuou a ganhar protagonismo e voltou a demonstrar capacidade para contribuir no último terço, desta vez com dois passes decisivos no mesmo encontro.
O registo ganha particular importância numa fase em que o Sporting procura manter a consistência exibicional e recuperar terreno na luta pelo campeonato. Com quatro assistências, Iván Fresneda não só estabeleceu um novo máximo pessoal, como reforçou o lugar de intocável no onze.