Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting quer agarrar promessa de Rui Borges com cláusula e aumento

Direção do Clube de Alvalade já está em negociações avançadas para fechar o novo contrato do jogador, que muito tem impressionado

Sporting está a tratar da renovação de Salvador Blopa, jovem promessa que marcou um bis na sua estreia pela equipa principal dos leões
Sporting está a tratar da renovação de Salvador Blopa, jovem promessa que marcou um bis na sua estreia pela equipa principal dos leões

30 Out 2025 | 13:47 |

Icon Comentário0

O Sporting está em processo de renovação com Salvador Blopa. A estrutura leonina pretende agarrar o jovem de 18 anos e tem estado em conversas com os seus agentes nas últimas semanas, algo que deverá significar um natural aumento salarial e, ainda, uma grande cláusula de rescisão.


No que toca a detalhes, o internacional português sub-19 deverá assinar um contrato por mais cinco temporadas, ou seja, até 2030 - uma vez que, neste momento, termina contrato no final desta época. De resto, também o seu vencimento e cláusula de rescisão são pontos em discussão, revela o jornal Record. Ainda assim, o este debate de últimos detalhes entre as partes não deverá colocar em causa a chegada a um acordo num futuro bastante próximo.


Vale lembrar, ainda, que as conversas para esta renovação surgem apenas um ano e meio depois de Blopa ter assinado o seu primeiro contrato profissional com o Sporting - na altura válido válido por três anos, com opção de mais dois.


Salvador Blopa, relembre-se, apontou o segundo golo do Sporting, na partida frente ao Alverca. O jovem, que começou a titular na ala esquerda dos leões, aproveitou um grande trabalho de Fotis Ioannidis aos 30 minutos de jogo para atirar a vantagem verde e branca para 2-0.

Já na segunda parte, aos 70 minutos, o jovem voltou a brilhar. Desta feita foi Geovany Quenda a servir Salvador Blopa, que atirou a contar para fazer o 4-0 a favor do Sporting. O jovem jogador cumpriu, assim, o bis, no jogo de estreia pela equipa principal verde e branca, logo no Estádio de Alvalade.



Futebol

João Gião é despedido do Nacional e novo técnico pode ser um ex capitão do Sporting

Treinador deixa madeirenses na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado à saída

João Gião é despedido do Nacional; Novo técnico dos madeirenses pode ser Custódio Castro, um ex capitão do Sporting
João Gião é despedido do Nacional; Novo técnico dos madeirenses pode ser Custódio Castro, um ex capitão do Sporting

31 Ago 2026 | 17:51 |

Icon Comentário0

O Nacional decidiu avançar para uma mudança no comando técnico após apenas quatro jornadas da Liga. João Gião deixa o cargo de treinador na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado a administração liderada por Rui Alves a tomar a decisão.


A saída do técnico, que orientou a equipa B do Sporting, acontece numa fase ainda muito precoce da temporada, com o Nacional a procurar uma reação imediata aos resultados obtidos neste arranque. Gião deixa assim o clube madeirense depois de apenas quatro jogos oficiais no campeonato.


Para o substituir, o nome de Custódio Castro surge como o principal candidato. O antigo jogador dos leões está livre depois de, na época passada, ter orientado o Alverca, estando agora bem posicionado para assumir o comando da equipa madeirense, segundo o jornal 'Record'.


A mudança acontece precisamente antes da visita da receção do Sporting ao Nacional, uma vez que os leões têm encontro marcado com os insulares na próxima jornada. Rui Borges e companhia poderão, assim, encontrar uma equipa com novo treinador no banco.

De recordar que Custódio representou a equipa principal do Sporting durante cinco temporadas e meia, entre 2001/02 e 2006/07. Pelo Clube de Alvalade, disputou um total de 122 jogos com a Listada verde e branca, apontando oito golos, que contribuíram para a conquista de um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, além de ter chega a envergar braçadeira de capitão.



Futebol

Novas funções de Issa Doumbia no Sporting dão que falar

Rui Borges parece ter encontrado, pelo menos para já, fórmula para tirar maior rendimento do médio italiano de 22 anos de idade

Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia ao lado de Sergi Altimira, recuando ligeiramente o médio do Sporting e aproximando-o do espanhol.
Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia ao lado de Sergi Altimira, recuando ligeiramente o médio do Sporting e aproximando-o do espanhol.

31 Ago 2026 | 16:49 |

Icon Comentário0

Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia, recuando ligeiramente o médio e aproximando-o de Sergi Altimira. A solução surgiu depois das dificuldades sentidas nos primeiros jogos da época e tem permitido distribuir melhor as responsabilidades defensivas, ao mesmo tempo que liberta o camisola 77 para aparecer mais vezes em zonas ofensivas.


O internacional sub-21 por Itália chegou ao Sporting com a missão de dar maior capacidade física e explosividade ao meio-campo. Os dois médios começaram a ser trabalhados em conjunto ainda durante a pré-temporada. A aposta manteve-se na estreia oficial frente ao Estrela da Amadora, mas a dupla revelou dificuldades para controlar o ritmo do encontro depois de uma entrada forte dos leões.


Os números desse encontro ajudam a explicar o desgaste de Altimira. O espanhol assumiu praticamente sozinho grande parte das tarefas defensivas, sendo o único dos dois a recorrer aos tackles, com uma eficácia de 85%. Também terminou com quase o dobro dos passes certos de Doumbia, 64 contra 34, e apresentou uma eficácia muito superior nos duelos, com 73,3% contra apenas 18,1 do italiano. Perante o Vitória de Guimarães, Doumbia melhorou defensivamente e até superou o companheiro nos duelos, 61 contra 53 por cento, e nos tackles, 61,5 contra 53%.


Foi precisamente depois desse encontro que Rui Borges introduziu a alteração que viria a produzir melhores resultados. Frente ao Alverca, Doumbia baixou ligeiramente no terreno e aproximou-se de Altimira, permitindo que os dois repartissem as missões defensivas. Com mais liberdade à frente do espanhol, o italiano passou a ter espaço para transportar a bola e procurar a baliza.

A estratégia voltou a ser utilizada diante do Rio Ave (4-0) e os efeitos foram novamente positivos. Doumbia apresentou uma prestação equilibrada e ainda assistiu Flávio Gonçalves para o primeiro golo. O técnico parece ter encontrado, pelo menos para já, a fórmula para tirar maior rendimento do médio de 22 anos.



Futebol

Craque que admitiu querer jogar no Sporting faz assistência na vitória sobre o Marselha (2-0)

Mónaco venceu no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês

Mónaco venceu o Marselha por 2-0; Eric Dier, defesa que admitiu querer jogar no Sporting, fez uma assistência.
Mónaco venceu o Marselha por 2-0; Eric Dier, defesa que admitiu querer jogar no Sporting, fez uma assistência.

31 Ago 2026 | 16:25 |

Icon Comentário0

O Mónaco venceu o Marselha por 2-0, no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês, com seis pontos conquistados em dois jogos. Eric Dier, defesa que admitiu querer voltar ao Sporting, fez uma assistência.


Paris Brunner foi a grande figura do encontro, ao apontar os dois golos da formação orientada por Filipe Luís. O avançado alemão abriu o marcador aos 13 minutos, ao ganhar nas alturas dentro da área e desviar de cabeça um cruzamento de Aleksandr Golovin.


Na segunda parte, Brunner voltou a fazer a diferença com um grande momento individual. Após receber um passe longo de Eric Dier, o dianteiro conduziu da direita para o centro, deixou Geoffrey Kondogbia e Egan-Riley para trás e rematou cruzado para o canto inferior esquerdo, sem hipóteses para Jeffrey de Lange.


Flávio Nazinho também esteve em destaque, tendo cumprido os 90 minutos pelos monegascos. O lateral-esquerdo português, formado no Sporting, parece estar a ganhar espaço nas opções e a afirmar-se como dono da posição neste arranque de temporada.

Com este triunfo, o Mónaco chega aos seis pontos e fica no topo da Ligue 1. Na próxima jornada, a equipa do principado terá um teste de exigência máxima, ao deslocar-se ao terreno do Paris Saint-Germain. Já o Marseille, com três pontos, ocupa o oitavo lugar e recebe o Paris FC na ronda seguinte.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"
Futebol

Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"

31 Ago 2026 | 15:58

Icon Comentário0
Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"
Futebol

Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"

31 Ago 2026 | 15:36

Icon Comentário0
Sporting gastou milhões em reforço, mas ainda não o pode usar: Detalhe está a complicar tudo
Futebol

Sporting gastou milhões em reforço, mas ainda não o pode usar: Detalhe está a complicar tudo

31 Ago 2026 | 13:46

Icon Comentário0