
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting não quer negociar Hidemasa Morita com o Besiktas. Os turcos enviaram um representante a Lisboa, para tentar contratar o médio japonês e Orkun Kokçu, jogador do Benfica, mas os leões têm planos para renovar com o 'camisola 5' de Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, apesar do interesse do emblema de Istambul, o Sporting não quer negociar e, aceitando uma eventual saída de Morita, seria sempre por valores semelhantes ou superiores a 8 milhões de euros, pese embora o contrato estar a terminar.
O vínculo do nipónico com o Clube de Alvalade termina no final da próxima temporada desportiva, podendo deixar o Sporting a custo zero. Ainda assim, Frederico Varandas mantém elevadas as exigências pelo jogador, com a renovação a ser discutida.
O Sporting e Morita há muito que discutem um novo contrato, sendo que, numa primeira instância, o médio recusou renovar com os leões, uma vez que tem como objetivo experimentar outros campeonatos, nomeadamente a Premier League. No entanto, avanços recentes colocam ambas as partes mais próximas de um acordo.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 13 milhões de euros - contabilizou 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.020 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Defesa do Panathinaikos é o principal desejo dos leões para a posição de lateral-direito, mas gregos voltam a dificultar a vida ao Clube de Alvalade
|
O Sporting voltou às negociações por Georgios Vagiannidis. Após ter colocado o lateral em standby, para resolver a questão de Viktor Gyokeres, a Direção do Sporting regressa às conversações pelo grego e está disposta a subir a parada para 10 milhões de euros.
As complicações em Alvalade, bem como a intransigência do Panathinaikos em libertar o defesa, levaram a que os responsáveis do Sporting deixassem a contratação de Vagiannidis em 'banho-maria'. No entanto, segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os leões voltaram à carga.
Um dos grandes entraves era o facto de o Panathinaikos não ser detentor de 100% do passe do atleta, situação que ficou resolvida nos últimos dias. Assim, os helénicos já recebem a totalidade de uma eventual transferência, com o Sporting a colocar a fasquia nos 10 milhões de euros.
Ao montante oferecido pelos leões ainda poderão acrescer mais 2M de bónus, valor que vem sendo falado desde que foi conhecido interesse em Vagiannidis. Ainda assim, o emblema orientado por Rui Vitória acredita que o jogador saíra por uma quantia superior.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Frederico Varandas e restante estrutura dos leões não ficaram satisfeitos com desempenho do jogador, que se despede após vários anos em Alvalade
|
Rodrigo Marquês vai ser reforço do Torreense. Tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, o avançado deixa o Sporting a custo zero, ao fim de 14 anos de ligação ao Clube de Alvalade, uma vez que não entra nas contas de Rui Borges, apesar de já ter 22 anos.
Segundo informação avançada pelo Zerozero, Marquês já se despediu do Sporting e será apresentado brevemente no emblema de Torres Vedras, nesta que irá ser a sua primeira experiência no futebol profissional, após ter estado ao serviço da equipa B dos leões nas últimas três temporadas.
O jogador acabou por não ter a margem de progressão que era esperada pelos responsáveis verdes e brancos. Apesar dos vários anos que passou na Academia Cristiano Ronaldo, Rodrigo Marquês não conseguiu atingir o potencial que lhe era perspetivado.
O extremo não chegou a ser equacionado por Rui Borges para dar o salto à equipa principal, contrariamente a vários outros jovens da formação verde e branca, pelo que Frederico Varandas e a Direção do Sporting deixaram sair o avançado, de forma a que o jogador procurasse o seu espaço.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Rodrigo Marquês fez um total de 16 partidas pela equipa B. Nos 591 em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o jogador não fez qualquer golo ou assistência, sendo uma época bastante aquém do pretendido.
Antes de partir para o Algarve, plantel orientado por Rui Borges é posto à prova com o terceiro encontro de cariz particular da pré-temporada
|
O Sporting vai jogar frente ao Nacional na próxima sexta-feira. O encontro de cariz particular está agendado para a parte da tarde de dia 11 de julho e será disputado na Academia Cristiano Ronaldo, à semelhança da vitória dos comandados de Rui Borges sobre a equipa B, por 5-2.
Nos momentos iniciais da sessão, o Sporting tem agendado um duelo com o Torreense, com o pontapé de saída a ser dado pelas 10h30. O encontro diante da formação da Liga 2 será anterior à partida com o Nacional, adversário dos leões na Liga Portugal Betclic.
No sábado, toda a comitiva do Sporting irá rumar ao Algarve para o habitual estágio de pré-época. Os leões ficarão, à semelhança de anos anteriores, no Cascade Wellness Resort, em Lagos, tendo já encontros marcados diante do Celtic (Escócia) e do Sunderland (Inglaterra).
Vale recordar que, até, lá, Rui Borges irá receber todos os jogadores em falta. Franco Israel, Maxi Araújo, Rui Silva, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Morten Hjulmand foram as novidades da sessão de trabalhos da última segunda-feira.
Por outro lado, Geovany Quenda e Conrad Harder participaram no Europeu de sub-21 e têm ordem para regressar apenas dia 11. Daniel Bragança, Nuno Santos e Giorgi Kochorashvili ainda não treinaram no relvado, uma vez que estão a recuperar de lesão.