Futebol
Treinador do 7.º classificado passa a perna a Rui Borges no Sporting, mas não só
11 Fev 2026 | 15:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Ago 2024 | 12:54 |
A equipa B do Sporting venceu, este sábado, dia 3 de agosto, o Covilhã, por 3-2, na primeira jornada da Liga 3. Com golos de Gabriel Silva (x2) e João Simões, os leões sofreram para bater o emblema da Beira Interior, especialmente depois de ficarem reduzidos a dez, por expulsão de Diogo Travassos.
A jogar fora de portas, os jovens verdes e brancos abriram o marcador logo aos 5 minutos do encontro. Gabigol aproveitou um passe na área e, como já habituou os adeptos, não perdoou, atirando para o primeiro do encontro e da sua conta pessoal ao serviço dos B's, nesta que foi a sua estreia. O emblema beirão acabaria por empatar, mas o internacional jovem português voltou a marcar, fixando o resultado em 2-1 aquando do apito do árbitro para intervalo.
Os jovens leões entraram na segunda parte de forma menos simpática, com o Covilhã a repor a igualdade aos 49'. Os verdes e brancos não desistiram e continuaram a tentar procurar o golo que permitisse voltar para a frente do placard. João Simões foi autor do 3-2 final, aos 58 minutos. Aos 85', Diogo Travassos viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, mas os jovens seguraram o triunfo.
Com esta vitória - a primeira da temporada oficial - os comandados de João Pereira (que assumiu o cargo de Filipe Çelikkaya) ocupam, de momento, o primeiro lugar da Liga 3, em igualdade pontual (três) com o Belenenses. O Sporting volta a entrar em campo no próximo dia 11 de agosto (segunda-feira), na Academia Cristiano Ronaldo. A receção ao Oliveira do Hospital está agendada para as 11h00.
Onze apresentado pelo Clube de Alvalade: Diogo Pinto (GR), Diogo Travassos, Miguel Alves, Lucas Taibo, Leonardo Barroso, Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Gabriel Silva e Luís Gomes.
Confira o golo que abriu o marcador:
Clube de Alvalade acabou por ser derrotado em partida válida para a primeira mão da eliminatória da competição europeia nesta quarta-feira
11 Fev 2026 | 21:38 |
A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Hammarby, por 1-0, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro. Em partida relativa à primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, a turma verde e branca cedeu em casa e terá de dar a volta no próximo encontro, na Suécia.
Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, as leoas acabaram por ir mostrando algumas dificuldades no decorrer dos primeiros 45 minutos, sobretudo devido ao poderio físico da equipa sueca. No entanto, a melhor oportunidade foi mesmo da turma leonina, num remate já em queda de Flor Bonsegundo, que passou a poucos centímetros do poste.
Depois do descanso, o Hammarby começou a apertar e o primeiro e único tento do encontro chegou aos 69 minutos, por Emilie Joramo. Cruzamento rasteiro e atrasado de Lennartsson para a internacional norueguesa que, sem marcação e praticamente na cara de Anna Wellmann, acabou por não desperdiçar.
Com esta derrota - a quarta em 24 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira seguem em desvantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, prova equivalente à Liga Europa.
A partida decisiva, no entanto, está já aí à porta. O Sporting defronta novamente o Hammarby já na próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro. A partida disputa-se no reduto adversário, na Suécia, com o apito inicial para o derradeiro encontro a estar marcado para as 18h00.
Atleta do Clube surge como alternativa para o ataque e entra nas contas para a receção aos famalicenses, numa fase em que o plantel apresenta limitações
11 Fev 2026 | 17:37 |
Rafael Nel viveu dias intensos no Sporting, num curto espaço de tempo que o colocou entre a equipa principal e os 'bês'. Na noite de segunda-feira, o avançado de 20 anos integrou a convocatória de Rui Borges para o clássico no Estádio do Dragão, tendo realizado exercícios de aquecimento e acompanhado o encontro a partir do banco, numa experiência marcante apesar de não ter sido utilizado.
Concluído o jogo, Nel - que fez parte da sua formação no Benfica - não regressou a Lisboa com o restante plantel e seguiu para Paços de Ferreira, onde se encontrava concentrada a equipa B. Elegível por não ter somado minutos no plantel principal, o jovem foi titular no encontro da 21.ª jornada da Liga Portugal 2 e teve influência direta no resultado, ao marcar o primeiro golo e ao conquistar o penálti que deu origem ao terceiro.
Depois desse contributo, o ponta de lança voltou a subir ao grupo principal e iniciou, esta quinta-feira, os trabalhos de preparação para a receção ao Famalicão. O contexto abre-lhe espaço: Luis Suárez está suspenso e Ioannidis continua a recuperar de lesão, restando poucas opções mais naturais para a frente de ataque.
"Estou sempre pronto"
Confrontado com a possibilidade de ser opção, Nel reagiu com naturalidade. "Estou sempre pronto (risos). É opção do míster, não me compete. A única coisa que me compete é o trabalho que demonstro durante a semana. É isso que controlo e é nisso que me vou focar", afirmou, em declarações à Sport TV, após receber o prémio de melhor em campo no jogo frente ao Paços de Ferreira.
O cenário ganha contornos curiosos quando se olha para o passado recente. A única utilização de Rafael Nel na equipa principal aconteceu a 15 de fevereiro de 2024, num jogo europeu lançado por Ruben Amorim - que está no radar do Tottenham. Dois anos depois, no mesmo dia, o avançado volta a estar à porta de uma oportunidade, agora sob o comando de Rui Borges.
Depois de ter sido dispensado pelo Clube mesmo antes do Clássico, defesa brasileiro recebe novas informações respeitantes à sua integração no emblema russo
11 Fev 2026 | 16:30 |
Após ter sido dispensado pelo Sporting, no início da tarde desta segunda-feira, 9 de fevereiro, mesmo antes do encontro frente ao Porto, Matheus Reis cumpriu recentemente com sucesso a bateria de exames médicos a que foi submetido nos últimos dias, com vista à assinatura de contrato com o CSKA Moscovo, noticiou a imprensa russa.
Ao ter sido autorizado a viajar até à Rússia, o defesa de 30 anos está assim muito perto de ser oficializado como reforço dos moscovitas. Tal como em Alvalade, no seu novo clube, Matheus Reis ficará com a camisola 2. É expectável que seja integrado nos treinos este fim de semana por ocasião do estágio que o CSKA realiza nos Emirados Árabes Unidos.
Como o nosso jornal adiantara, Matheus Reis vai auferir um salário anual de 3,5 M€ por ano num contrato válido por três épocas e meia, mais uma de opção. O vínculo no Sporting, emblema que representava desde o início de 2021, estaria prestes a expirar, pelo que deixa o Clube de Alvalade a custo zero.
Recorde-se que, numa fase inicial, um dos principais entraves à concretização do negócio prendeu-se com as dificuldades sentidas por muitos jogadores estrangeiros - sobretudo oriundos da União Europeia - em transferir verbas para fora da Rússia, devido ao embargo financeiro imposto pela UE.
Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis realizou 222 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. Ao longo desse período, o defesa contribuiu para a conquista de três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça de Portugal.
Treinador do 7.º classificado passa a perna a Rui Borges no Sporting, mas não só
11 Fev 2026 | 15:49
Thomas Frank despedido do Tottenham: Há dois ex Sporting na mira dos londrinos
11 Fev 2026 | 13:02
Queixa do Porto contra Hjulmand: Capitão do Sporting pode ter suspensão pesada
11 Fev 2026 | 13:19