Futebol
Exclusivo Leonino - Sporting vai 'despachar' defesa para o 4.º classificado da Liga
20 Jul 2026 | 13:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mai 2024 | 08:51 |
Com uma temporada avassaladora, o plantel do Sporting valorizou 107 milhões de euros desde o início da temporada. Os craques verdes e brancos foram mostrando uma qualidade inegável que aumentou o valor de mercado dos futebolistas, o que pode gerar um grande encaixe financeiro, visto com bons olhos por Frederico Varandas.
O grande destaque da época vai para Viktor Gyokeres, goleador leonino, que chegou oriundo do Coventry avaliado em 13 milhões de euros. 41 golos e 14 assistências depois, o sueco vale agora 55 milhões de euros. Em segundo lugar estão Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande - centrais que foram titulares em grande parte dos jogos - e estima-se que valham 4o milhões de euros.
O top-5 é fechado com Pedro Gonçalves e Morten Hjulmand, ambos na casa dos 35 milhões de euros. Pote vem sendo um dos jogadores mais confiáveis desde a chegada de Rúben Amorim a Alvalade e o dinamarquês teve a difícil tarefa de ser o pilar do meio-campo, depois de épocas fenomenais de João Palhinha e Manuel Ugarte - papel que desempenhou com muito sucesso.
Apesar das subidas que valorizam (e muito) o plantel verde e branco, é objetivo da Direção liderada por Frederico Varandas manter os principais ativos dos leões. Há já um plano em marcha para segurar Gyokeres por mais uma temporada (saiba mais AQUI) e, em caso de saída, espera-se apenas a venda de um dos centrais, sendo que Inácio e Diomande têm muito mercado na Premier League.
O Sporting, já campeão nacional, volta a entrar em campo diante do Estoril. O jogo frente ao emblema da Linha está agendado para o próximo sábado, às 18h00, no Estádio António Coimbra da Mota. Apesar de já terem vencido a Liga Portugal Betclic, os comandados de Rúben Amorim ainda estão na luta pelo recorde de pontos do Clube de Alvalade, que pertence a Jorge Jesus na temporada 2015/16, com 86. Para tal, os verdes e brancos têm de vencer os canarinhos e bater o Chaves, na última jornada.
Clube de Alvalade tinha o jogador como alvo prioritário para a equipa de Rui Borges desde o verão de 2025, mas negociações nunca avançaram
21 Jul 2026 | 10:01 |
O Sporting desistiu de vez da contratação de Yeremay Hernández. Após alguns avanços e recuos no interesse dos leões no extremo do Deportivo, foram noticiados rumores recentes sobre uma reabertura de diálogo junto do jogador, agentes e próprio clube espanhol, mas tal não sortiu qualquer efeito.
De acordo com o jornal Record, fruto de novas conversas sem avanços, a SAD verde e branca tomou a decisão de abandonar este dossiê, que tem vindo a ser um dos principais alvos dos leões desde o mercado de transferências do verão de 2025.
Agora, o foco do Sporting está totalmente em Nestory Irankunda, que se encontra ao serviço do Watford. O internacional australiano chamou à atenção da estrutura leonina por ser um alvo mais em conta, tanto no que a uma possível transferência diz respeito, como ao salário.
Para já, de acordo com a mesma fonte, apenas uma grande reviravolta de mercado faria com que o Sporting voltasse a colocar Yeremay Hernández na mira. Os leões não pretendem continuar com esta novela e querem garantir a contratação de mais uma peça para a frente de ataque com alguma brevidade.
Na temporada desportiva de 2025/26, o extremo de 23 anos foi uma das grandes figuras da equipa, somando 39 partidas, 11 golos e 10 assistências, números que despertaram o interesse do Sporting e de outros clubes atentos ao seu desempenho.
Internacional uruguaio foi um dos cinco reforços a fazerem o gosto ao pé na goleada dos leões diante do Estrasburgo, em partida de pré-época
21 Jul 2026 | 09:33 |
Rodrigo Zalazar estreou-se pela equipa do Sporting na goleada dos leões ao Estrasburgo, por 7-0, na última segunda-feira. Na verdade, foi mesmo entrar e marcar para o reforço de Rui Borges - converteu uma grande penalidade e ainda fez uma assistência para Geny Catamo. No final do encontro, voltou a comentar a escolha de rumar a Alvalade.
Zalazar: "Foi uma estreia de sonho"
"Estou muito contente com a forma como a equipa está a jogar. É muito bom ter estas dinâmicas como falta pouco para começar a competição. Foi uma estreia de sonho", começou por dizer, fazendo um balanço destes primeiros momentos de integração: "E um grupo muito humano que me fez sentir muito cómodo em 2 ou 3 dias....sinto que estou aqui há muito tempo. E certo que entraram muito jogadores que vão tentar fazer a equipa a avançar, mas o Sporting é sempre forte".
Zalazar: Sporting ou Benfica? "Foi uma decisão fácil"
De seguida, Zalazar voltou a explicar os motivos que o fizeram escolher o Sporting e não o Benfica para esta temporada: "Foi uma decisão fácil. Quando soube que existia a oportunidade de ir para o Sporting disse logo que sim, que era para onde queria vir pois passaram-me sempre muita confiança".
O internacional uruguaio foi ainda o reforço mais caro da história do Sporting, mas admite que a pressão não é essa: "É um clube gigante! Sei que é uma transferência importante e tento levar a situação com a maior tranquilidade. Quando vestes a camisola do Sporting não pensas nos 30 M€".
A terminar, Rodrigo Zalazar justificou o facto de ter escolhido ficar com a 'camisola 17' que pertencia a Francisco Trincão e comentou a sua amizade com Maxi Araújo: "Quando jogava contra ele passava mal, é um jogador bom para ter ao nosso lado. É uma honra ter ficado com a camisola 17", vincou, passando ao outro uruguaio do plantel: "É uma pessoa muito especial para mim pois são muitos anos de amizade. Espero que sejamos muito felizes juntos. O Maxi é um capitão sem braçadeira".
Verdes e brancos têm referenciado o jovem de extremo de 20 anos que pertence ao Watford e querem trazê-lo para Alvalade já neste verão
21 Jul 2026 | 09:08 |
O Sporting já fez os primeiros contactos para perceber as condições por Nestory Irankunda e pretende dar tudo por tudo para garantir a contratação do extremo de 20 anos que pertence ao Watford ainda neste mercado de transferências. Para já, o clube da Championship pede 15 milhões de euros pelo jogador.
A informação foi inicialmente revelada por Pedro Sousa, na CM Rádio, e agora confirmada pelo jornal Record, que dá conta das movimentações da estrutura verde e branca pelo jogador. Segundo a mesma fonte, a SAD leonina já deu início às diligências pelo internacional australiano - que marcou um golo no Mundial, frente à Turquia.
Tendo em conta as qualidades de Nestory Irankunda e seu o preço, o Sporting acredita que pode garantir este ativo não apenas para valorizar no futuro, mas também para se tornar o jogador que Rui Borges necessita no plantel: uma peça que consiga atuar nos dois corredores, além de a 10 ou como segundo avançado.
Fruto da saída de Francisco Trincão e da também provável transferência de Pedro Gonçalves igualmente para a Arábia Saudita neste mercado de verão, os leões veem-se quase 'obrigados' a reforçar o ataque e olham para Irankunda como uma das fortes possibilidades.
Na temporada 2025/26, naquela que foi a sua época de estreia ao serviço do Watford, Nestory Irankunda - avaliado em 8 milhões de euros -, contabilizou o total de 42 jogos. Nos 2.211 minutos em que esteve em campo, o extremo que tem contrato até 2030 marcou quatro golos e fez quatro assistências.