Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“TEM DE SER ELE MESMO”; ANTIGO TREINADOR DO SPORTING DÁ ‘AVISO’ A DIOGO PINTO EM VÉSPERAS DE ESTREIA

Ex-elemento de equipa técnica do Clube de Alvalade debruçou-se diante de jovem verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Mai 2024 | 11:39 |

Icon Comentário0

Nélson Pereira, antigo treinador de guarda-redes do Sporting, esteve esta quarta-feira, em entrevista ao ‘Notícias ao Minuto’, tendo colocado o seu olhar sobre Diogo Pinto, jovem guardião do Clube de Alvalade, que se prepara para se estrear na equipa principal dos leões, para render as ausências de Franco Israel e Antonio Adán, que se encontram lesionados.


"É tudo um processo. O Diogo Pinto está há algum tempo no clube, está perfeitamente identificado. Está na equipa principal há algum tempo e poderá ter uma oportunidade para mostrar o seu valor, que é tudo aquilo que um jogador quer. Nesta fase em que o Sporting já é campeão nacional há menos pressão, há todas as condições para o Diogo enfrentar o desafio com tranquilidade, estar numa equipa que lhe dá segurança", começou por dizer.


E prosseguiu revelando um desejo que tem em torno da jovem promessa dos postes verdes e brancos: “Espero que o Diogo mostre toda a qualidade que tem porque, com a humildade e capacidade de trabalho que sempre apresentou, tem de ter um resultado positivo”.


“Até lá, há algum tempo. Tem dois jogos com o Estoril e com o Chaves para se estabilizar em termos de equipa. E, depois, os Clássicos são os melhores jogos para jogar. Sabemos que é um jogo muito mediático, mas que o pode catapultar para outro patamar. Tem de ser esse o pensamento. Estar desinibido, acreditar nas próprias capacidades, na equipa que tem à sua frente, e ser igual a ele próprio. É o melhor conselho que se pode dar ao Diogo Pinto", concluiu.

Esta temporada, ao serviço da equipa B do Sporting, Diogo Pinto leva oito encontros realizados contabilizando um total de 720 minutos e 10 golos sofridos. O jovem guardião de 19 anos tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2024.



Futebol

Chelsea 'avisa' Sporting sobre condição de Geovany Quenda

Jovem internacional encontra-se a recuperar de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito

Chelsea já avisou o Sporting que não pretende, de todo, acelerar a recuperação de lesão de Geovany Quenda nesta fase
Chelsea já avisou o Sporting que não pretende, de todo, acelerar a recuperação de lesão de Geovany Quenda nesta fase

07 Fev 2026 | 11:13 |

Icon Comentário0

Geovany Quenda continua a seguir o plano de recuperação em Inglaterra, mais concretamente nas instalações do Chelsea, clube que tem acompanhado de forma próxima todo o processo clínico do jovem extremo do Sporting. O internacional português sub-21 deverá manter-se em Londres nas próximas semanas, não estando ainda definido um prazo para o regresso a Portugal, numa gestão articulada entre as equipas técnicas e médicas envolvidas.


De acordo com o jornal A Bola, no Chelsea não existe qualquer intenção de acelerar o processo ou antecipar etapas. A prioridade passa por assegurar que o jogador apenas regressa à competição quando estiver totalmente recuperado, evitando riscos que possam comprometer o futuro imediato ou a próxima temporada, precisamente aquela em que Quenda pretende afirmar-se em definitivo no clube inglês.


Apesar das cautelas transmitidas aos responsáveis do Sporting, a vontade do atleta é clara. Aos 18 anos, Quenda mostra-se ansioso por voltar aos relvados, ajudar a equipa e melhorar os registos da presente época. Ainda assim, o extremo demonstra consciência de que não pode colocar a carreira em causa, adotando uma postura responsável e alinhada com a estratégia definida pelo Chelsea.


O jovem internacional recupera de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão que o afastou da competição desde 5 de dezembro de 2025. Nesse encontro, frente ao Benfica, no dérbi de Lisboa, foi suplente utilizado pelo Sporting, acabando por sair pouco depois devido a problemas físicos.

A evolução tem sido considerada positiva e o próprio jogador tem dado conta dos progressos através das redes sociais. Numa das publicações recentes, Quenda surge a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios com menor impacto nas articulações e músculos, recurso cada vez mais utilizado em processos de reabilitação de atletas de alto rendimento.


Segundo a mesma fonte, o regresso aos relvados está apontado para a primeira ou segunda semana de março. Até lá, tudo indica que o extremo continuará a trabalhar em Inglaterra, sob vigilância apertada do departamento médico do Chelsea, num processo conduzido com prudência e foco no futuro.


Futebol

Com renovação em suspenso no Sporting, Geny Catamo aumenta interesse em 5 ligas

Internacional moçambicano encontra-se a viver um grande momento de forma em Alvalade e decidiu a passagem dos leões às meias da Taça de Portugal

Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou a Alvalade e cobiça internacional sobe de tom. Fotografia de Sporting
Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou a Alvalade e cobiça internacional sobe de tom. Fotografia de Sporting

07 Fev 2026 | 10:30 |

Icon Comentário0

Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou ao Sporting e destaca-se, a par de Luis Suárez, como um dos jogadores em maior evidência no plantel. O rendimento apresentado despertou a atenção de clubes das cinco principais ligas europeias, numa altura em que o processo de renovação deverá voltar a ser discutido no final da temporada.


Somando os números pelo Sporting aos jogos realizados pela seleção nesta época, entre encontros particulares, qualificação para o Campeonato do Mundo e CAN, Geny Catamo apresenta um total de dez golos e seis assistências em 36 partidas. Este rendimento reforçou o interesse de clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.


No último verão, o Aston Villa avançou pelo jogador, enquanto o Fenerbahçe apresentou uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros. O Sporting, contudo, apontava para valores entre os 25 e os 30 milhões e o extremo acabou por permanecer em Alvalade. Atualmente, existe abertura para negociar no próximo defeso por montantes ligeiramente acima dos 20 milhões, embora a evolução da temporada possa levar a uma valorização desse patamar.


Apesar dessa disponibilidade, tanto da parte do jogador como da administração leonina, a renovação contratual já foi abordada, mas encontra-se em suspenso, ficando remetida para o final da época, salvo a chegada de uma proposta formal considerada convincente.

Recorde-se que, em julho passado, o Sporting investiu 2,25 milhões de euros para passar a deter 90% do passe do extremo. O Amora, primeiro clube de Catamo em Portugal, conservava então 75% dos direitos económicos, enquanto o Black Bulls, de Moçambique, mantinha 85%.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 26 partidas. Nos 1.537 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.


Futebol

Rui Borges tem convocatória muito esperada para o Porto - Sporting

Verdes e brancos disputam a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão

Nuno Santos fará parte da convocatória de Rui Borges para o Porto - Sporting, uma vez que passou no teste físico da Taça de Portugal
Nuno Santos fará parte da convocatória de Rui Borges para o Porto - Sporting, uma vez que passou no teste físico da Taça de Portugal

07 Fev 2026 | 10:13 |

Icon Comentário0

Nuno Santos superou com distinção o teste físico no encontro frente ao AFS e demonstrou a Rui Borges que já reúne condições para integrar a convocatória para o clássico com o Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.


O 'camisola 11' viveu um longo período de recuperação após a lesão ligamentar no joelho direito sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, que obrigou a nova intervenção cirúrgica. Depois de cerca de 15 meses de trabalho intenso, o ala regressou à competição no passado domingo, ao serviço da equipa B, frente à Oliveirense, num encontro acompanhado de perto por Rui Borges, presente na bancada do Estádio Aurélio Pereira.


As indicações positivas deixadas nesse jogo levaram o treinador leonino a incluí-lo na convocatória para o duelo com o AFS, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, encontro em que o Sporting garantiu o apuramento para as meias-finais. Admirador assumido das qualidades desportivas e humanas de Nuno Santos, Rui Borges não hesitou na decisão.


A receção dos adeptos em Alvalade foi particularmente calorosa. Ainda durante o aquecimento, o jogador foi aplaudido de forma expressiva e, já na segunda parte, quando entrou em campo ao minuto 77 para o lugar de Francisco Trincão, a sua entrada foi celebrada como um golo, deixando o esquerdino visivelmente emocionado.

De forma inesperada, o Sporting foi obrigado a disputar prolongamento e Nuno Santos acabou por somar perto de 45 minutos em campo, quando o plano inicial apontava para uma utilização bastante mais curta. No final da partida, Rui Borges procurou saber o estado físico do jogador, que, segundo revela o jornal o Record, garantiu não sentir qualquer queixa e mostrou-se disponível para o Clássico da próxima segunda-feira.


O regresso do 'camisola 11' amplia as opções táticas ao dispor do treinador, uma vez que o jogador é capaz de cumprir todo o corredor esquerdo. Esta versatilidade permite uma maior gestão de Maxi Araújo e Ricardo Mangas, além de abrir espaço para a utilização de Pedro Gonçalves e Luís Guilherme noutras zonas do terreno. Refira-se que, na Taça de Portugal, o extremo brasileiro iniciou a partida no corredor direito, a sua posição de origem, assinando a melhor exibição desde que chegou ao Sporting no último mercado de inverno.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting apresenta novidades na lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões
Futebol

Sporting apresenta novidades na lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões

07 Fev 2026 | 09:48

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Luis Suárez gera preocupação na estrutura
Futebol

Atenção, Sporting! Luis Suárez gera preocupação na estrutura

07 Fev 2026 | 09:22

Icon Comentário0
Com Porto - Sporting à espreita, Matheus Reis já tem data para deixar Alvalade
Futebol

Com Porto - Sporting à espreita, Matheus Reis já tem data para deixar Alvalade

07 Fev 2026 | 09:12

Icon Comentário0